Outono: 9 vinhos perfeitos para encarar a meia estação

O outono chegou. A meia estação pede alguns cuidados especiais na escolha dos vinhos, que devem ter um pouco mais de estrutura para harmonizar com os pratos dessa época do ano, mas leveza e frescor para encarar os dias ainda quentes!

Dante Robino Bonarda 2016 – Argentina

Bonarda é provavelmente aquela uva que você ainda não ouviu falar. A segunda cepa tinta mais plantada na Argentina tem ganhando grande investimento no país – principalmente em Mendoza – e aos poucos ganha seu merecido reconhecimento internacional. O motivo para escolhê-la: suas notas de azeitonas pretas harmonizam perfeitamente bem com uma ótima pizza! Além disso, a Bonarda é uma uva que produz vinhos de médio corpo, perfeitos para encarar os dias ainda um pouco quentes, mas dando conta das temperaturas mais baixas das noites de outono.

Harmonize com: massas com molho de tomate ou recheadas, pizzas diversas, carnes grelhada e risotos cremosos.

Vinho Tinto Dante Robino Bonarda 2016 750 mL

Leyda Single Vineyard Riesling Neblina – Chile

A uva Riesling é extremamente versátil, o que é perfeito para harmonizações. Imagine degustar esse vinho com pratos considerados desafiadores, mas que ele encara muito bem: comida asiática frita, como tempurás, comida baiana, carne suína, foundue de queijo e escondidinho de carne seca.

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Riesling Neblina 2013 750 mL

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Riesling Neblina 2013 750 mL

Heartland Spice Trader Shiraz-Cabernet Sauvignon – Austrália

Já provou um vinho da Austrália?

As duas maiores uvas do país, a Shiraz e a Cabernet Sauvignon, combinaram-se perfeitamente bem no Spice Trader.  Um vinho intenso, com bastante corpo, taninos e acidez, mas tudo muito bem equilibrado e redondo. É difícil encontrar uma expressão australiana tão boa quanto essa por esse preço, fazendo deste rótulo a melhor porta de entrada aos vinhos da Austrália!

Harmonize com: costela suína ao molho barbecue, hambúrguer com queijo cheddar e bacon ou lasanha de berinjela.

Vinho Tinto Heartland Spice Trader Shiraz-Cabernet Sauvignon 2014 750 mL

Moulin d’Issan Bordeaux Supérieur 2014 – França

Não poderíamos deixar de indicar um vinho de Bordeaux para a seleção especial de outono! Feito de um corte de 90% Merlot e 10% Cabernet Sauvignon, o Moulin d’Issan é nossa indicação para esse outono: a safra de 2014 está pronto para beber, mesmo com a sua pouca idade. Com boa complexidade, o vinho surpreende pela faixa de preço, e pede um prato tão suculento quanto ele para acompanhar, como um tornedor de filé mignon.

Vinho Tinto Moulin d’Issan Bordeaux Supérieur 2014

Van Zellers Alentejo – Portugal

O Van Zellers é capaz de expressar muito bem as características do terroir do Alentejo, a maior região vinícola de Portugal. Um vinho bem equilibrado, e levemente picante, perfeito para ter sempre na adega e acompanhar pratos tradicionais da culinária portuguesa, como uma costela suína assada com farofa de laranja, um ensopado de cordeiro e a clássica rabada.

Vinho Tinto Van Zellers Alentejo Tinto 2015 750 mL

Milluna Rosso Puglia IGP – Itália

O Miluna Rosso é um rótulo de entrada aos deliciosos vinhos produzido na região da Puglia, no sul da Itália,  da Puglia na Itália. Ele é produzido com corte de duas uvas típicas da região, a Malvasia Nera e a Negroamaro, com a uva mais emblemática da Toscana, a Sangiovese.

Harmonize com: salames, risotos e carnes leves.

Vinho Tinto Miluna Rosso Puglia IGP 2016 750 mL

Rafael Cambra Soplo Garnacha Valência DO – Espanha

Rafael Cambra é o produtor que nos traz o vinho “Soplo” ou sopro, em tradução para o português. O nome do vinho se deve ao som do vento que passa pelos vinhedos, trazendo frescor surpreendente a este 100% Garnacha. Um vinho tinto para consumo imediato, perfeito para a meia estação!

Harmonize com: Pan Tumaca com presunto cru, magret de pato ou queijo gruyère.

Vinho Tinto Rafael Cambra Soplo Garnacha Valência DO 2013 750 mL

San Marzano Il Pumo Negroamaro Salento IGP – Itália

O Il Pumo Negroamaro é vinho encorpado, suave e equilibrado. Fácil de beber! Feito 100% com a Negroamaro, uma uva autóctone da região da Puglia, na Itália, apresenta notas de ameixa, figo, chocolate, café espresso que harmonizam perfeitamente bem com a meia estação. Deguste esse vinho acompanhando de carnes vermelhas, carnes de caça e queijos maduros.

Vinho Tinto San Marzano Il Pumo Negroamaro Salento IGP 2015

Villa Medoro Fontecorvo Montepulciano d’Abruzzo DOC

A segunda uva mais cultivada da Itália, a Montepulciano, está entre as favoritas dos italianos para acompanhar os pratos típicos da gastronomia do país. Aproveite o clima mais frio para preparar seus pratos de massas e carnes favoritos acompanhados desse rótulo.

Harmonize com: lombo suíno com batatas cozidas e especiarias, espaguete ao sugo com almôndegas ou uma tábua de embutidos.

Vinho Tinto Villa Medoro Fontecorvo Montepulciano d’Abruzzo DOC 2013 750 mL

 

Esta matéria fala sobre: