Viña Leyda: conheça a história dessa vinícola costeira e a linha de vinhos Single Vineyard

Com vinhedos a apenas quatro quilômetros do mar, a Viña Leyda é pioneira no plantio de uvas de clima frio no Chile. Conheça a história dessa inovadora vinícola!

Origem do nome e logo da vinícola

Antiga estação de trem na linha de Santiago para a costa, o prédio azul de Leyda era um ponto de passagem histórica para o Oceano Pacífico. Tornou-se tanto um marco quanto um ditado, em espanhol, “la ida al mar” (caminho para o mar), com o tempo, Leyda. Em 1983, o edifício da estação foi queimado por um incêndio acidental. Apesar disso, as casas azuis foram homenageadas e estão presentes no logo da vinícola Viña Leyda e nos rótulos de seus vinhos.

História da vinícola

A Viña Leyda foi fundada em 1998, no Vale do Leyda, local hoje reconhecido como a última grande inovação da viticultura chilena. Tradicionalmente, o vale de Leyda tem sido uma área de pastagens naturais e cultivos básicos, como trigo e cevada.

Depois de avaliar as condições potenciais da área, foi feito um investimento crucial que permitiu que a água fosse trazida do rio Maipo por um gasoduto de oito quilômetros. Na verdade, a Leyda plantou vinhas para um total de 230 hectares.

A Viña Leyda foi pioneira na produção de vinhos neste vale costeiro do Chile, criando uma nova Denominação de Origem, a D.O. Vale de Leyda, em maio de 2001.

Seus vinhos são produzidos em vinhedos costeiros, a quatro quilômetros da costa do Oceano Pacífico, e em solos graníticos, de onde nascem uvas com características de frescor e mineralidade únicas.

Viviana Navarrete

Viviana Navarrete, enóloga chefe da Leyda, foi escolhida pela Wine Enthusiast como uma das 10 mulheres líderes na indústria do vinho do mundo, responsável pela produção dos melhores vinhos de climas frios do Chile. “Quando comecei na Leyda, apenas algumas mulheres trabalhavam como enólogas em vinícolas chilenas. Mas o tempo mostrou que somos tão boas quanto os homens no trabalho “, disse a enóloga de destaque.

Linha Single Vineyard

Os vinhos da linha Single Vineyard da Leyda são os melhores expoentes do terroir do Vale. Cada rótulo é produzido em apenas um lote do vinhedo, especialmente selecionado para esse fim. Por isso esses vinhos elegantes e bastante complexos levam no rótulo o nome do vinhedo onde nascem.

Leyda Single Vineyard Syrah Canelo

Este Syrah de clima frio traz para a boca muito tempero, com pimenta preta, notas florais de violetas e frutas vermelhas como framboesas. Um Syrah único e provocante! Harmonize com picanha suína, comida chinesa, polpetone, atum em crosta de especiarias e carnes assadas.

Vinho Tinto Leyda Single Vineyard Syrah Canleo 2014 750 mL

Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc Garuma

O Single Vineyard Garuma é um Sauvignon Blanc deslubrante. Um vinho que encanta com seu caráter marinho e grande intensidade. Harmonize com massas com molho pesto ou vôngole, peito de frango recheado, camarões ao alho e óleo, queijo de cabra, peixe defumado, tartar de peixe, comida oriental, saladas.

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Sauvignon Blanc Garuma 2017 750 mL

Leyda Single Vineyard Carménère Talhuen

Com muitas frutas pretas e especiarias, este sedutor Carménère é um exemplo elegante desta variedade. Ideal com costela suína com molho barbecue, risotos, lagarto assado e recheado e frango com polenta.

Vinho Tinto Leyda Single Vineyard Carménère Talhuen 2013 750 mL

Leyda Single Vineyard Chardonnay Falaris Hill

Leyda Single Vineyard Falaris Hill Chardonnay 2016 passou 10 meses em barricas de carvalho usadas e assim preservou a identidade da Chardonnay cultivada em clima frio e solo granítico. Em boca é extremamente fresco, cremoso e mineral, com uma elegância admirável que só os vinhos de Leyda tem. Harmonize com massas com molhos brancos, risotos de frutos do mar, carnes brancas e vegetais assados.

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Chardonnay Falaris Hill 2016 750 mL

Leyda Single Vineyard Pinot Noir Las Brisas

Este é um vinho extremamente fresco,com aromas de cerejas vermelhas, framboesas e uma nota erva selvagem sutil. As uvas que deram origem a este vinho são provenientes de um vinhedo especial. As plantas são beneficiadas pela brisa do Oceano Pacífico, que as mantêm saudáveis e preserva a acidez natural das uvas, agregando mineralidade. harmonize com carnes assadas na brasa, lasanha e pizzas variadas.

Vinho Tinto Leyda Single Vineyard Pinot Noir Las Brisas 2015 750 mL

Leyda Single Vineyard Riesling Neblina

O que mais surpreende neste vinho são os aromas minerais. Se você é apaixonado por esta uva, não deixe de provar este exemplar, certamente se surpreenderá. Se ainda não conhece, está é a oportunidade perfeita, até por que encontrar vinhos desta uva com esta qualidade  é raro.

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Riesling Neblina 2013 750 mL

Vinho Branco Leyda Single Vineyard Riesling Neblina 2013 750 mL

Leyda Single Vineyard Cabernet Sauvignon Belloto

O vinho Single Vineyard Belloto é um grande e completo expoente da uva Cabernet Sauvignon. Um vinho que está pronto para beber e harmonizar com pernil de cordeiro e purê de mandioquinha, risoto de linguiça e carnes vermelhas assadas.

Vinho Tinto Leyda Single Vineyard Cabernet Sauvingnon Belloto 2016 750 mL

Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Vale do Leyda, região vinícola na costa do Chile

Continue lendo

A história da uva Carménère no Chile

Continue lendo

11 pontos turísticos para conhecer em Santiago, no Chile

Continue lendo