Regiões vinícolas da França: o Vale do Rhône

O Vale do Rhône é uma região muito importante do sul da França para a cultura enológica. É a área de produção de vinhos mais antiga do país, conta com sub-regiões como Chateuneuf-du-Pape, Saint-Joseph, Hermitage, Côtes du Rhône e Vacqueyras. 

Continue lendo

O vinho na Revolução Francesa

Um evento tão importante como a Revolução Francesa mudou não só a história do mundo, como da França e do vinho, principalmente na região da Borgonha e do Rhône.

Continue lendo

Degustação horizontal e degustação vertical

Degustação vertical e horizontal, qual é a diferença? Quando falamos em vinho, muito se ouve a pergunta: mas muda tanto assim de uma safra para a outra? Ou ainda: todos os vinhos de uma determinada uva são iguais?

Continue lendo

Saiba tudo sobre os vinhos da região de Toro, na Espanha

A Espanha possui mais de um milhão de hectares de vinhas, o que a classifica como o país que possui maior área vitícola do mundo. Sendo assim, há uma enorme variedade de regiões vinícolas. Conheça Toro: a geografia, o terroir, as uvas e, é claro, os vinhos.

Continue lendo

Receita: Magret de pato

O prato é um corte de pato que deixa uma camada de gordura com a carne, quase uma picanha de caça. Perfeito para harmonizar com um tinto complexo de Bordeaux.

Continue lendo

6 receitas típicas para organizar um jantar espanhol

A culinária espanhola é inegavelmente rica, a julgar pelos restaurantes lá presentes, que são alguns dos mais antigos do mundo,. Entre gastronomia e vinho, nós optamos por ficar com o melhor dos dois mundos: a harmonização!

Continue lendo