Tempranillo: a principal uva da Espanha

Caiu no gosto dos brasileiros e faz sucesso por onde passa. É ela, a Tempranillo. Espanhola inegável, geralmente chega marcada em taninos, pouco álcool e frutas, além de apresentar, em boca, excelente maciez e elegância.

Continue lendo

Espanha: como o Priorato tornou-se tão popular

É curioso pensar que os vinhos mais caros da Espanha vem de uma região que praticamente não existia há 15 anos e que ainda hoje é quase desconhecida fora da Espanha, o Priorato. Quem disse isso foi ninguém menos do que a Master of Wine Jancis Robinson.

Continue lendo

As principais regiões vinícolas da Espanha

Dona da maior área de vinhedos do mundo, a Espanha é hoje o terceiro maior produtor, ocupando boa parte da Península Ibérica.

Continue lendo

Tudo sobre os vinhos da Argentina

A Argentina é hoje um dos principais países produtores de vinho do mundo. A imagem que tínhamos sobre os vinhos argentinos também mudou - e a rica história vitivinícola do país está cada vez mais presente em conversas ao redor de uma garrafa de vinho. Reunimos aqui tudo o que você precisa saber sobre os vinhos da Argentina!

Continue lendo

Receita: Risoto de camarão

O risoto é um prato tipicamente italiano que ganhou versões com os mais diferentes ingredientes. Confira abaixo a receita do risoto de camarão, perfeita para um dia de verão.

Continue lendo

Escolhendo o vinho certo: safras históricas da última década

Quanto mais velho o vinho, melhor? É aí que você se engana… Essa regra vale para apenas 5% de todos os vinhos produzidos por safra (acredite, 95% deles devem ser consumidos no ano seguinte à colheita!). E é justamente sobre isso que vamos falar hoje: como identificar vinhos destinados a longa guarda e colecioná-los por décadas na adega

Continue lendo