Bacalhau e vinho português: aprenda 5 harmonizações tradicionais de Páscoa

É difícil fugir do bacalhau e do vinho português na Páscoa, né? Aprenda a combinar o prato típico de Portugal com os vinhos ideais (e saiba que o tinto nem sempre é a melhor opção)

Quem já foi para Portugal, se sentou em um de seus mais tradicionais restaurantes e pediu ao sommelier um vinho para harmonizar com o bacalhau muito provavelmente recebeu uma taça de tinto.

É verdade que bacalhau com um belo vinho tinto português está entre as as harmonizações regionais mais lembradas, mas do ponto de vista técnico nem sempre os tintos são a melhor opção. Vou ter que discordar dos portugueses, que muitas vezes dizem bacalhau não é peixe nem carne, é bacalhau (é peixe, sim!).

Em contato com os taninos do vinho, o peixe pode acabar ganhando sabor metalizado no paladar (sim, o bacalhau pode ser um grande desafio de harmonização, principalmente para os tintos).

Confira as dicas dos nossos sommeliers e saiba como harmonizar perfeitamente o bacalhau nessa Páscoa.

1) Bacalhau à moda portuguesa

Harmoniza com vinho tinto de corpo médio para leve do Douro

O mais tradicional dos preparos, a receita de bacalhau à moda portuguesa é feita com o peixe seco dessalgado ao forno, acompanhado com batatas, cebola, alho, ovo e azeitona – claro, tudo isso regado a muito azeite. Mesmo que dessalgado, o bacalhau acaba mantendo o seu sabor intenso e o seu caráter levemente salgado, e é justamente por isso que  o ideal é procurar por um vinho tinto de corpo médio e poucos taninos. Para manter a tradição e ficar dentro das fronteiras do Douro, a mais prestigiada região vitivinícola de Portugal, vai ser difícil encontrar um melhor custo-benefício do que o Meio Queijo Douro Tinto 2014.

Meio Queijo Douro Tinto 2014

2) Bacalhau confit

Harmoniza com vinho tinto do Alentejo

Se a receita à moda portuguesa já leva bastante azeite em seu preparo, imagine o bacalhau confit. Em primeiro lugar, é passado em farinha e confitado no azeite temperado com sal e cebola em fogo baixa (de modo que não frite o peixe, mas o cozinhe lentamente). Se ainda não fosse azeite suficiente, depois de ser cozido e temperado, o bacalhau confit é mergulhado em uma forma repleta de azeite, onde fica descansando por 30 minutos. O processo resulta em um bacalhau mais macio e suculento, não à toa escolhemos viajar para o Alentejo com uma taça do Van Zellers Alentejano Tinto 2015.

Van Zellers Alentejano Tinto 2015

3) Bacalhau à lagareiro

Harmoniza com Vinho Verde

A receita de bacalhau à lagareira, que teria se originado do preparo do peixe empanado com restos de pão duro e frito em lagares de azeite, hoje é sinônimo de bacalhau empanado acompanhado de batatas assadas esmurradas com cebola, alho e muito azeite. A crosta crocante do bacalhau e o azeite usado para regar o prato se complementam perfeitamente bem na acidez acentuada e nas borbulhas frescas do muito bem feito Adega Guimarães Vinho Verde.

Adega Guimarães Vinho Verde

4) Bacalhau às natas

Harmoniza com vinho branco do Douro

O mais cremoso dos preparos de bacalhau, a receita de bacalhau às natas é feita a partir do peixe dessalgado com batatas cortadas em pequenos cubos e fritas, cebola e ervas frescas e finalizada no molho bechamel, natas, farinha de pão e queijo ralado. Já está salivando? Imagine depois de um gole do Van Zellers Douro Branco 2015. Com acidez vibrante, sabores frutados e mais estrutura do que os brancos frescos que estamos mais acostumados, é o par perfeito para a receita.

Van Zellers Douro Branco 2015

5) Bacalhau à brás

Harmoniza com vinho branco do Douro

Depois de cozinhar e refogar o bacalhau em azeite, alho e ervas frescas, a receita de bacalhau à brás é finalizada com ovos cremosos e batata palha. Seja pelo sabor intenso do ovo ou pela batata, que empresta mordida crocante ao prato, o preparo precisa de um branco intenso como o Churchill’s Estate Douro Branco 2016. Este tem sabor cítrico e mineral, além de um pouco mais estrutura – a combinação perfeita!

Churchill’s Estate Douro Branco 2016

Por Gustavo Jazra

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

9 receitas de Bacalhau para a Páscoa, com dicas de harmonização!

Continue lendo

3 receitas típicas portuguesas harmonizadas com vinhos, por Bru Calderon

Continue lendo

O charme do Vinho Verde, por Didú Russo

Continue lendo

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

O melhor da gastronomia portuguesa no Rio de Janeiro, por Paola Perroti

Continue lendo

Os 5 piores erros de harmonização de vinho com comida que você não sabe que está fazendo, por Amandine Castillon

Continue lendo