10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Publicado em 26/08/2016

Uma série especial de matérias com receitas tradicionais de Portugal e dicas de harmonização para cada uma delas. Confira!

1. Alheira

O prato típico português foi criado por cristãos novos que mantinham em segredo o judaísmo. A alheira parece ser feita de porco quando, na verdade, era de galinha, o que era suficiente para enganar a inquisição cristã. A versão moderna da alheira, no entanto, é feita com porco, frango e alho.

Receita completa aqui.

alheira

2. Cozido à portuguesa

Um dos pratos mais conhecidos de Portugal também tem versões espanholas e italianas. O prato é considerado riquíssimo na culinária portuguesa, pela fartura de carnes, bovina, perdiz, coelho e porco.

Receita completa aqui.

cozido_a_portuguesa

3. Salame de chocolate

Sobremesa fácil de fazer que vai muito bem com vinho fortificado do Porto. Acredita-se que o Salame de Chocolate tenha sido criado na Itália, como uma variação da Palha Italiana.

Receita completa aqui.

Salame de Chocolate

4. Rabanada portuguesa tradicional

Receita tradicional da rabanada portuguesa da Chef do restaurante Bella Sintra. A rabanada é um pão embebido em vinho e frito, finalizado com açúcar e canela.

Receita completa  aqui.

Rabanada

5. Pastel de nata

No séculos XIX, era muito comum em Portugal a utilização de clara de ovo para engomar roupas, o que criou a necessidade de aproveitar as gemas, como nessa receita maravilhosa de pastel de nata.

Receita completa aqui.

Pastel de nata

6. Fettuccine à portuguesa

Receita originalmente portuguesa, aprimorada pelo chefe Reginaldo Soares, do restaurante “A Esperança’’ no Itaim. A massa característica deste prato é o fettuccine e acompanha ingredientes típicos da gastronomia ibérica como atum, ovos e azeitonas.

Receita completa aqui.

fettuccini à portuguesa

7. Bolinho de Bacalhau, do restaurante Tasca do Zé e da Maria

Esse é o petisco português mais conhecido em todo o mundo.

Receita completa aqui.

bolinho_de-bacalhau_português

8. Rabada com agrião

Prato típico da culinária europeia, a rabada (guisado de carne de rabo de boi à qual se adiciona legumes) ganhou versões de diferentes nacionalidades – inclusive a brasileira. A rabada com agrião é tradicional da culinária portuguesa e harmoniza muito bem com os vinhos tintos do Alentejo e do Douro, por terem boa estrutura tânica e acidez elevada, que ajudam a equilibrar a gordura do prato.

Receita completa aqui.

receita-tipica-portugal-rabada-agriao-harmoniza-vinho

9. Arroz de pato

O arroz de pato é uma receita típica da gastronomia portuguesa, que surgiu da necessidade popular de aproveitar restos de cozido. Também é um prato popular na Espanha, onde, segundo algumas lendas, era feito por mulheres em busca de um marido. O segredo do encantamento era misturar o coração do pato no arroz.

Experimente a versão da Chef Carlucia, receita completa aqui.

10. Francesinha

A Francesinha é um prato típico da gastronomia portuguesa, originário da cidade do Porto. Consiste basicamente em um sanduíche com presunto, linguiça e mortadela, coberto por um ovo frito.

Receita completa aqui.

Francesinha Portuguesa

Esta matéria fala sobre: