Receita: Alheira de Mirandela, receita típica de Portugal
O prato típico português foi criado por cristãos novos que mantinham em segredo o judaísmo. A alheira parece ser feita de porco quando, na verdade, era de galinha, o que era suficiente para enganar a inquisição cristã. A versão moderna do prato, a alheira de Mirandela, no entanto, é feita com porco, frango e alho.
Nível de dificuldade: Médio | Rendimento: 8 porções | Tempo de preparo: 60 min
Ingredientes
- 1 kg de carne de porco
- 1 kg de carne de frango em pedacinhos
- 4 dentes de alho
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sobremesa de pimenta do reino moída
- 1 colher de sopa de colorau
- 1 colher de sopa de páprica picante
- 2 colheres de sopa de salsa picada (de preferência desidratada, para não alterar o gosto)
- 1 colher de sobremesa de cura (salitre ou nitrato de sódio)
Modo de preparo
Faça uma boneca de gaze com uma colher de sobremesa de pimenta do reino em grãos (triturar levemente com um martelo de carne). Coloque os ingredientes em uma panela de água e cozinhe por duas horas. Coe, reserve o caldo, corte o frango em pedacinhos e moa a carne de porco. Retire a casca de um pão italiano amanhecido, de cerca de 500g, e corte em fatias. Coloque em uma vasilha e jogue por cima o caldo em quantidade suficiente para amolecer. Junte as carnes e reserve.
Misture todos esses temperos e reserve. Coloque em uma panela 5 colheres de sopa de azeite, e esquente o fogo junto a 6 dentes de alho. Frite o suficiente para dourar e jogue sobre a mistura dos temperos. Junte as carnes e o pão amolecido e misture. Embuta as tripas de boi compradas secas e pré hidratadas (deixe de molho em agua por 20 minutos). Faça as linguiças mais compridas, de forma que seja possível dobrar em ferradura. Para manter nessa posição, amarre as duas pontas uma próxima da outra com barbante. Pendure para secar (na sombra, num lugar ventilado) e leve ao forno com a porta aberta para desidratar, durante 30 minutos.