9 receitas de Bacalhau para a Páscoa, com dicas de harmonização!

Nove receitas para você preparar o tradicional bacalhau português! Qual é o prato mais tradicional da Páscoa da sua família?

1. Bacalhau à moda portuguesa tradicional, do chef Edu Guedes

A mais tradicional das receitas de bacalhau, em uma versão assinada pelo chef Edu Guedes, leva batata, ovos cozidos, azeitonas pretas e brócolis. Confira!

Bacalhau à moda portuguesa tradicional.

2. Bacalhau confit com galette de batatas

A personal chef Miau Caldas, preparou uma receita deliciosa e sofisticada de bacalhau confitado para o blog Na Minha Panela. Veja como é fácil de fazer:

Bacalhau confit com galette de batatas.

3. Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro

A receita do bacalhau à lagareiro é originária  da região de Beira Litoral, que fica entre a capital do país, Lisboa, e a cidade do Porto. É uma região muito importante de Portugal, onde ficam cidades importantes, como Coimbra.

Lagareiro é o nome que se dá ao proprietário da propriedade produtora de azeite ou vinho. O lagar é o local onde as uvas ou as azeitonas são pisadas, para obtenção do mosto, ou o azeite. Não à toa essa receita leva o bacalhau frito no azeite, um prato tradicional da época da colheita das oliveiras e motivo de festa! Confira a receita completa.

Bacalhau à Lagareiro com batatas ao murro.

4. Bacalhau à moda antiga (no leite)

Dizemos à moda antiga, pois o bacalhau tradicional português era cozido no leite após a salga. Aqui, compartilhamos a receita da Cozinha da Matilde com um passo a passo com fotos.

Bacalhau à moda antiga (no leite)

5. Bacalhau à Natas

Embora as natas sejam pouco comum na gastronomia brasileira, essa receita pede esse ingrediente como principal. Veja como é fácil fazer em casa:

Bacalhau à Natas.

6. Bacalhau à Gomes de Sá

Essa receita foi criada pelo português negociante de bacalhau José Luís Gomes de Sá Júnior. O modo de preparo pede que o bacalhau seja desfiado e amaciado em leite por até duas horas, e depois cozinhado com azeite, alho, cebola, azeitonas pretas, salsa e ovos cozidos.

Bacalhau à Gomes de Sá.

7. Bacalhau à Bras

O prato Bacalhau à Bras exige um ingrediente principal: a batata palha. Como a receita tradicional pede batata palha caseira, a receita escolhida ensina como fazer essa iguaria em casa. Confira!

Bacalhau à Bras.

8. Bacalhau ao Zé do Pipo

Zé do Pipo é outro personagem folclórico da gastronomia portuguesa, José Valentim, o bacalhau é coberto por purê de batata e levado ao forno até gratinar! Uma delícia super fácil de fazer.

Bacalhau ao Zé do Pipo.

9. Bolinhos de Bacalhau

Uma das iguarias preferidas dos brasileiros. Embora não sejam um prato tradicional de Páscoa, fica a dica para aproveitar o resto do peixe salgado. Aprenda a fazer!

Bolinhos de Bacalhau.

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

Aprenda a abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha com o nosso infográfico

Continue lendo

Você sabia que o Vinho Verde pode ser branco, tinto ou rosé?

Continue lendo