7 vinhos para impressionar seus anfitriões nessa Páscoa

Foi convidado para o almoço de Páscoa, mas está em dúvida sobre o que levar? Um prato, a sobremesa…? Por que não o vinho?! Confira as sugestões dos sommeliers da Grand Cru para impressionar os seus anfitriões nessa Páscoa!

Você vai no almoço de Páscoa na casa de um parente não tão próximo e não quer perguntar se precisa levar algo, pois já espera a clássica negativa “não precisa se preocupar”. Mesmo assim, não quer chegar de mãos vazias – seja para impressionar os seus anfitriões, seja para retribuir à altura o convite para o almoço.

Suponha que você decidiu preparar um bacalhau em 5 minutos. O fato é… Eles já pensaram no prato principal e a sua investida na cozinha vai apenas criar uma espécie de competição pela atenção de todos os outros convidados.

Se o prato deles estiver melhor do que o seu (o que seria muito provável se fosse o caso de eu ter ido para a cozinha, por exemplo), pode ser que a sua comida acabe sobrando na mesa, e você vai passar o resto do dia com a sensação de ter perdido tempo. Se o seu prato estiver melhor do que o deles, vai parecer que quis chamar a atenção.

A sobremesa pode ser uma boa alternativa. Mais elegante do que levar éo principal sem aviso prévio, mas ainda, sim, trabalhoso. Quer algo simples, fácil de levar e que vai agradar sempre?

Leve vinho.

Vinho é o tipo de presente que você pode levar para agradar os seus anfitriões e que nunca vai ser demais. Na pior das hipóteses, se a garrafa não for aberta, vai para a adega e, de repente, ate se torna desculpa para mais uma reunião. Já pensou nisso?

Confira a lista de sugestões que os sommeliers da Grand Cru prepararam para você levar na Páscoa e impressionar os seus anfitriões (e saiba onde encontrar a loja da Grand Cru mais próxima de você ou um dos mercados que com as melhores prateleiras de vinhos).

Adega Guimarães Vinho Verde DOC

Páscoa é sinônimo de bacalhau, que é sinônimo de Vinho Verde. Além de ser um vinho (branco, não confunda) leve, descontraído e refrescante, este Vinho Verde tem acidez e mineralidade perfeitas para harmonizar com bacalhau – e é muito mais complexo e refinado do que os rótulos mais conhecidos da região portuguesa que você encontra pelo mesmo preço.

Adega Guimarães Vinho Verde DOC

Leyda Single Vineyard Chardonnay Falaris Hill 2016

Na lista de sugestões do Paladar para harmonizar com bacalhau, este chileno foi descrito como um “Chardonnay com equilíbrio de fruta e madeira, por isso versátil à mesa”. Se você não sabe exatamente o que vai ser servido à mesa, pode apostar nele. A combinação será ótima independentemente do prato!

Leyda Single Vineyard Chardonnay Falaris Hill 2016

Churchill’s Estate Douro Branco 2016

Você faz questão de levar um branco português, mas procura um rótulo com ainda mais complexidade e sofisticação? Então deve mirar o Douro. A região, mais conhecida por seus tintos de guarda ou pelos Portos, é cada vez mais referência para a produção de grandes vinhos brancos. Este branco do Douro é cítrico e mineral e também vai muito bem ao lado de praticamente qualquer preparo de bacalhau.

Churchill’s Estate Douro Branco 2016

Romance Côtes de Provence 2016

Os rosés são uma nova obsessão no mundo do vinho. Levar algumas garrafas deste rosé Provence, a melhor região para a produção de vinhos rosé no mundo, é garantia de sucesso com seus anfitriões. Além da linda garrafa lacrada com uma tampa de vidro, que pode ser usada para colocar água depois de vazia, é um vinho delicado e muito equilibrado. Ótimo parceiro da boa mesa, principalmente para se a pedida for peixe ou frutos do mar.

Romance Côtes de Provence 2016

San Marzano Talò Primitivo di Manduria 2015

Estava sentindo falta dos tintos na lista? Eles estão aqui embaixo por não serem os mais indicados para harmonizar com bacalhau, a principal estrela da Páscoa (afinal, não podemos nos esquecer que bacalhau é um peixe). Este italiano, feito com a uva da moda, a Primitivo, vai encerrar a refeição com chave de ouro ou, se a tradição à mesa permitir um delicioso e suculento cordeiro, acompanhará perfeitamente bem o almoço.

Vinho Tinto San Marzano Talò Primitivo di Manduria 2013 750 mL

San Marzano Talò Primitivo di Manduria 2015

Churchill’s Estate Douro Tinto 2012

Se você já foi para Portugal, sentou em um restaurante e pediu ao sommelier uma dica de vinho para harmonizar o delicioso bacalhau que está para chegar, provavelmente teve que escolher entre uma lista de tintos. A tradição portuguesa pede um tinto para o bacalhau. Mais tradicional do que este tinto do Douro, vai ser difícil encontrar.

Churchill’s Estate Douro Tinto 2012

Van Zellers Porto Tawny

Quer levar a sobremesa E o vinho? Aproveite para impressionar ainda mais os seus anfitriões e os convidados deles apostando na harmonização deste Porto Tawny com chocolate amargo!

Van Zellers Porto Tawny

Por Gustavo Jazra

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

34 restaurantes para almoçar na Páscoa e ganhar uma taça de vinho da Grand Cru

Continue lendo

9 receitas de Bacalhau para a Páscoa, com dicas de harmonização!

Continue lendo

Bacalhau e vinho português: aprenda 5 harmonizações tradicionais de Páscoa

Continue lendo

3 receitas típicas portuguesas harmonizadas com vinhos, por Bru Calderon

Continue lendo

Receita: Bacalhau em 5 minutos para Páscoa

Continue lendo

Chocolate amargo, ao leite e branco: que vinho harmonizar com cada tipo de chocolate?

Continue lendo