Receita: Risoto à milanesa com ragú de costela, por Mario Woicik

Mario Woicik, do @vinhoxgastronomia, aceitou o Desafio de Harmonização de Inverno Grand Cru e sugeriu um belíssimo risoto à milanesa com ragú de costela bovina para harmonizar com este Carménère da Errazuriz. Aprenda a receita e aproveite o melhor da estação com uma taça de vinho acompanhada de um delicioso prato como este!

Ingredientes

Ingredientes para o ragú:

– 1 kg de costela bovina desossada e sem gordura
– 2 dentes de alho
– 1/2 cebola picada finamente
– 1 cenoura cortada em cubinhos
– 1 e 1/2 copo de vinho branco ou tinto (eu prefiro o branco para não mascarar os sabores)
– 250 mL de caldo de legumes
– 1 colher de sopa de extrato de tomate
– 1 março de ervas frescas de sua preferência
– Azeite de oliva para refogar
– Salsinha picada para finalizar
– Sal e pimenta do reino a gosto

Ingredientes para o risoto:

– 400 g de arroz arbório
– 1 colher de sopa de cebola picada
– 4 colheres de sopa de manteiga
– 1/2 xícara de chá de vinho branco seco
– 1,5 L de caldo de carne ou de legumes em ponto de fervura
– 2 ou 3 envelopes de açafrão dissolvidos num pouco do caldo
– 100 g de queijo tipo parmesão ralado
– Sal e pimenta do reino branca a gosto

Modo de preparo

Modo de preparo para o ragú:

Numa panela, doure bem a carne com os dentes de alho inteiros. Incorpore o vinho, solte o fundo da panela e deixe reduzir um pouco. Retire os alhos e transfira tudo para uma panela de presão, agregando o caldo e o bouquet de ervas. Feche a panela e cozinhe até que a carne fique macia e fácil de desfiar. Espere esfriar e a desfie, retirando qualquer nervo e gordura. Passe o liquido da cocção por uma peneira e retire a camada de gordura que se formou na superfície. Numa panela, refogue a cebola e a cenoura, acrescente a costela desfiada e refogue por mais uns minutos. Adicione o meio copo de vinho restante e deixe reduzir.Acrescente, em seguida , o caldo da cocção e o extrato de tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe reduzir até ficar encorpado.

Modo de preparo para o risoto:

Numa panela de fundo grosso, doure a cebola em metade da manteiga. Acrescente o arroz e refogue por alguns minutos. Coloque o vinho e deixe evaporar. Agregue aos poucos o caldo e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 18 minutos, mexendo de vez em quando. Na metade do tempo, adicione o açafrão diluído. Desligue o fogo, incorpore o restante da manteiga, o queijo ralado e misture bem. Verifique o sal e adicione pimenta branca se preferir.

Finalização do prato:

Disponha o risoto num prato pré-aquecido, colocando por cima, no centro, o ragú e finalize com salsinha picada.

Risoto alla Milanese com Ragú de Costela Bovina harmonizado com Errazuriz Estate Series Carmenere Reserva 2016 Inverno combina com vinho tinto mas, não todos os vinhos tintos combinam com o inverno. Os pratos desta estação são geralmete mais robustos e complexos e exigem vinhos a altura. Eu apostei no Errazuriz Estate Series Carmenere Reserva 2016 da @grandcruvinhos para harmonizar com este prato e ele não decepcionou. Partiu com bela presença em taça com uma brilhante cor púrpura, seu bouquet mostrou boa intensidade com aroma a folhas secas e trufa se abrindo para cerejas maduras e leve baunilha. Em boca se apresentou bem estruturado com bom corpo e o álcool e a acidez correta equilibraram a gordura do ragú, a complexa e equilibrada combinação de frutas vermelhas, couro e café não brigou com os sofisticados sabores do risoto. A uva Carmenere não é facil de trabalhar e se colhida antes de amadurecer totalmente dara vinhos desequilibrados com forte presença de pimentão, neste caso a correta elaboração do vinho faz que os toques vegetais não se destaquem sendo apenas mais um componente a dar complexidade e prazer a degustação. O vinho já pode ser desfrutado agora e tambem guardar algumas garrafas para os próximos anos. . . #jantar #harmonização #vinhochileno @errazurizwines #jantarromantico #risoto #ragu #carmenere #vinhos #errazurizwines #comer #enofilia #tastevin #vinhotinto #instavinho #gastronomia #errazuriz #enogastronomia #cozinhar #comerebeber #cantotorto #inverno #vinhoxgastronomia #vino #amovinho #grandcruvinhos #boavida #loucosporvinho

A post shared by Mario Woicik (@vinhoxgastronomia) on

Esta matéria fala sobre: Carne bovina Massas Refeição

Matérias relacionadas:

Receita: Filet mignon com polenta cremosa à milanesa, por Chef Emmanuel Bassoleil

Continue lendo

Receita: Ossobuco de cordeiro com polenta pelo chef Julio Laudísio

Continue lendo

Receita: Polenta com ragu de cogumelos

Continue lendo

Spaghetti ao Ragu de Pernil Suíno, do Bob

Continue lendo

3 lugares para comer (e se aquecer) no inverno em São Paulo, por Paola Perroti

Continue lendo

Receita: Tortinha de massa folhada com queijo e amêndoas, por Lady in Red

Continue lendo