Guia de harmonização: Pinot Noir (a mais versátil das uvas tintas!)

Na dúvida, Pinot Noir! São as características da Pinot que fazem dela um verdadeiro curinga das harmonizações. Aprenda a combinar vinho e comida perfeitamente com a Grand Cru.

Continue lendo

Franciacorta: o Champagne da Itália

Apesar de o Prosecco ser o mais popular, Franciacorta ainda é o espumante italiano de maior renome – é muitas vezes comparado aos grandes Champagnes.

Continue lendo

5 fatos que você não sabia sobre garrafas de vinho

Já se perguntou por que as garrafas de vinho têm como tamanho padrão 750 mL, e não um litro? Ou qual a razão dos diferentes formatos (Bordeaux, Borgonha, Alsácia...)? Entenda essa e outras curiosidades sobre os diferentes tamanhos de garrafas.

Continue lendo

O que significa Reserva no rótulo de um vinho espanhol?

É comum que vinhos do Novo Mundo estampem Reserva ou Reservado em seus rótulos demonstrando que são vinhos superiores (e que, às vezes, passaram por barril de carvalho). Mas o termo Reserva é regulamentado pelo Conselho Regulador na Espanha - e segue uma regra rígida.

Continue lendo

Top 5 vinícolas para visitar em Mendoza

Mendoza, capital do vinho argentina, é um dos principais centros de enoturismo do Novo Mundo. Além de ser próximo de nós, brasileiros, é extremamente acessível (e sedia algumas das vinícolas mais bonitas do mundo!). Mas com mais de 1.200 bodegas… Como começar a montar um roteiro de viagem?! Descubra as nossas 5 vinícolas favoritas para se visitar em Mendoza. Aperte os cintos e aproveite a viagem!

Continue lendo

Receita: Carré de cordeiro

A carne de cordeiro é tradicional da culinária europeia e de alguns países africanos, normalmente associada à situações festivas. Muito rico em nutrientes, o carré de cordeiro é um corte típico francês de costela, normalmente servido mal passado para que seja suculento e macio.

Continue lendo