O que significa Reserva no rótulo de um vinho espanhol?

É comum que vinhos do Novo Mundo estampem Reserva ou Reservado em seus rótulos demonstrando que são vinhos superiores (e que, às vezes, passaram por barril de carvalho). Mas o termo Reserva é regulamentado pelo Conselho Regulador na Espanha – e segue uma regra rígida. Entenda Tudo Sobre Vinhos espanhóis com a Grand Cru!

Joven ou Roble

É sempre o primeiro vinho da safra a sair da vinícola, por isso é conhecido como “vinho do ano”. Pode ou não passar por barril de carvalho – mas quando passa é sempre por pouco tempo (de seis a oito meses). A palavra espanhola Roble já entrega – trata-se da primeira categoria a passar por barril (afinal, significa carvalho em espanhol).

Vinho Tinto Monte Hinesta Toro Joven 2011 750 mL

Crianza

São vinhos que precisam envelhecer por, no mínimo, dois anos antes de serem comercializados, sendo seis meses em carvalho. Isso serve para os tintos. Já os brancos e rosés precisam envelhecer um mínimo de 18 meses, mas não há especificação quanto ao período em carvalho.

Vinho Tinto Casajús Splendore 2013 750 mL

Reserva

O autêntico Reserva espanhol passa, no mínimo, três anos na vinícola, sendo um ano em barris de carvalho. Os Reservas brancos e rosés estagiam um mínimo de 18 meses na vinícola, sendo seis meses em carvalho.

Vinho Tinto Heras Cordon Reserva 2011 750 mL

Gran Reserva

Este é o tinto que, depois de pelo menos 18 meses estagiando em carvalho, descansa até completar 60 meses antes de sair da vinícola. Embora raros, os brancos e rosés da categoria Gran Reserva existem. Os períodos mínimos são 48 meses, sendo seis em barril.


Por Gustavo Jazra

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Além da Tempranillo: as outras uvas tintas da Espanha

Continue lendo

6 receitas típicas para organizar um jantar espanhol

Continue lendo

Receita: Pan tumaca com jamón

Continue lendo