9 Malbecs com ótimo custo-benefício para todas as ocasiões

Comemorando o Dia Internacional da Malbec no 17 de abril, preparamos uma lista com indicações de vinhos feitos da mais argentina das uvas para todas as ocasiões: da pizza com os amigos ao churrasco, da macarronada de domingo ao jantar a dois, de uma noite de queijos e vinhos ao piquenique ao ar livre.

1. O Malbec para acompanhar churrascos

O programa preferido dos brasileiros inclui um cardápio variado: são petiscos, acompanhamentos, embutidos, diversos cortes de carnes e molhos. Par acompanhar, é preciso um Malbec que seja, ao mesmo tempo, versátil e com estrutura, principalmente para harmonizar com carnes com gordura entremeada e embutidos como a linguiça.

Nossa indicação para acompanhar um churrasco é o Barbarians, um clássico Malbec argentino. E nesta matéria especial, você confere nossas cinco dicas de como organizar um churrasco com vinho!

Vinho Tinto Barbarians Malbec 2014 750 mL

2. O Malbec para assistir um filme no final de semana

O vinho tinto Caldén Malbec é perfeito para acompanhar um bom filme! Simples e descomplicado, o rótulo é versátil, e pode ser bebido sozinho, sem o acompanhamento de comida, ou ser bebericado com aperitivos diversos, o que é garantido por sua boa acidez. Além disso, este rótulo combina com pipoca amanteigada. O Caldén é a pedida certa para o seu paladar – e para o seu bolso!

Agora que já sabemos qual vinho abrir, não deixe de conferir nossa lista com filmes e documentários imperdíveis sobre o mundo do vinho!

Vinho Tinto Caldén Malbec 2015 750 mL

3. O Malbec para um jantar a dois

O caráter extremamente aromático deste vinho não vai te deixar largar a taça! A cada momento uma nova surpresa – violeta, jabuticaba, pimentas, terra molhada – permitindo uma experiência sensorial incrível. O Zorzal Gran Terroir é um Malbec argentino que harmoniza bem com carnes na brasa, massas com molhos estruturados, queijos de massa dura e até mesmo um risoto de ossobuco ou rabada. Perfeito para um jantar a dois!

Para completar, é um vinho que pede alguns minutos de decantação, um ritual elegante por si só.  Apenas não esqueça de deixá-lo decantando antes de servir o jantar! Não sabe como decantar um vinho? Não entre em pânico e confira o nosso tutorial.

Vinho Tinto Zorzal Gran Terroir Malbec 2014 750 mL

4. O Malbec para acompanhar a macarronada de domingo

O La Flor de Pulanta é um típico Malbec. Fresco e jovem, passa por pouco tempo de estágio em carvalho, mantendo ainda frescos seus sabores de fruta, principalmente as notas de frutas vermelhas, que harmonizam muito bem com o frutado do molho de tomate. Além disso, o La Flor tem taninos e estrutura suficientes para acompanhar carnes moídas e preparos à bolonhesa, além de molhos mais substanciosos. Ideal para as massas do dia a dia!

Reunimos cinco dicas das nonnas italianas para fazer uma macarronada perfeita! Confira aqui.

Vinho Tinto La Flor de Pulenta Malbec 2017 750 mL

5. O Malbec para beber com os amigos

Nossa indicação de Malbec para abrir rodeado dos amigos não poderia ser outra: o argentino Prófugos Malbec! O rótulo, além de lúdico, já fala por si: “prófugos”, do espanhol, significa fugitivo. O significado do nome da linha de vinhos argentinos? Este Malbec foge totalmente à tipicidade que se espera da uva, exibindo notas de frutas silvestres frescas e violetas. Um vinho moderno e inovador, perfeito para um clima descontraído – e que ainda harmoniza bem aperitivos do tipo embutidos.

Vinho Tinto Zorzal Prófugos Malbec 2014 750 mL

6. O Malbec para uma noite de queijos e vinhos

Nada mais clássico e elegante do que harmonizar queijos e vinhos, não é mesmo? O principal ponto para escolher o vinho certo para o programa é ficar de olho nos taninos, já que esse elemento – que costuma ser acentuado nos Malbecs – costuma brigar com o sal dos queijos. Pensando nisso, nossa indicação de vinho é o Cobos Felino, um Malbec de taninos macios, ideal para harmonizar com queijos mais salgados e maturados, do tipo parmesão.

Está pensando em organizar uma noite de queijos e vinhos? Não deixe de conferir o nosso Guia Especial de Harmonização de Queijos e Vinhos!

Vinho Tinto Cobos Felino Malbec 2016 750 mL

7. O Malbec para um piquenique ao ar livre

O outono chega com dias ensolarados e temperaturas amenas, clima perfeito para um piquenique ao ar livre! Para acompanhar, que tal um rosé feito de Malbec? O Escorihuela Familia Gascón Malbec Rosé é leve e refrescante, e sua acidez o transforma em um vinho curinga, harmonizando petiscos frios e quentes, tortas, friturinhas e embutidos!

Aqui você confere nossa matéria com dicas de como organizar um piquenique ao ar livre, e uma receita deliciosa de uma quiche de alcachofra para levar!

Confira esses e outros Malbecs com 15% de desconto no site da Grand Cru durante a Malbec Week.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Guia de harmonização para uma noite de queijos e vinhos

Continue lendo

7 rooftops para você curtir o pôr do sol em São Paulo com uma taça de vinho na mão!

Continue lendo

O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

Continue lendo