5 dicas infalíveis para fazer a macarronada perfeita dos seus domingos

Chegou o dia oficial de fazer aquela macarronada: o domingo! O prato clássico do final de semana da grande maioria dos brasileiros que tem o poder de nos levar de volta para a infância em cada garfada.

Cada família tem o seu segredo bem guardado para a receita perfeita, mas – em geral – os ingredientes e o modo de preparo chegaram ao Brasil pelas mãos da matriarca das famílias, a nonna italiana, que foi passada de geração em geração até os dias de hoje.

Não foi à toa que, quando resolvemos fazer uma matéria especial sobre as macarronadas de domingo, decidimos perguntar para as próprias especialistas!

5 segredos das nonnas italianas para fazer a macarronada perfeita

Na família Macoppi a receita de macarronada já chegou à terceira geração. A nonna Agnese Macoppi foi a responsável por passar adiante os segredos do seu prato que encanta filhos e netos até hoje.

Os Macoppi vieram da província italiana de Cremona, na região de Lombardia, origem da receita que chegou até a cidade catarinense de Rodeio na mala dos imigrantes italianos que desembarcaram por lá. Os segredos de Agnese foram passados para sua filha Eneida Inês Fiamoncini, que junto ao seu nome o sobrenome do pai, também de origem italiana.

1. O al dente perfeito: dê um susto no macarrão cozido com água fria

Essa é a dica número um para quem não consegue acertar o ponto de cozimento da massa. O segredo para um macarrão al dente é tirá-lo um pouco antes do ponto ideal e passá-lo por a água fria corrente. O choque térmico vai fazer com que o macarrão pare o seu cozimento e não passe do ponto, o que pode acontecer se continuar em contato com a água quente, com o vapor ou até mesmo com o molho.

2. Sabores especiais no molho

A bolonhesa tradicional é um molho à base de tomates e carne, com temperos que variam de família para família. Para os Macoppi Fiamoncini utiliza-se louro, alho e cebola. Mas o segredo da família é: dois cravos e um pouco de nata, para um sabor super especial.

Camila Fiamoncini uniu os ensinamentos de sua mãe e sua vó e, sempre que pode, faz questão de preparar a sua versão da macarronada. Além do caldo bem grosso reduzido da carne cozida com tomates, Camila adiciona um pouco de vinho tinto italiano ao molho.

3. O segredo do queijo

Para os colonos de Santa Catarina o queijo perfeito para cobrir a macarrona à bolonhesa é o tradicional queijo feito artesanalmente nas colônias italianas. O queijo é meio curado, e é ideal para ser ralado, além de desmanchar em contato com o calor da massa quente.

4. Massa fresca – sempre!

Silvania Picchetti carrega até hoje a tradição gastronômica do seu pai, Ranieri Picchetti, vindo de Pisa, província italiana que fica na região da Toscana. É isso mesmo! Na história da família Picchetti é o nonno que guardava os segredos da macarronada perfeita.

Silvania acredita que a macarronada italiana tradicional exige que a massa seja feita em casa. A receita, segundo ela, é simples e muito saborosa. Para uma porção individual é necessário apenas uma xícara de farinha e um ovo. Misture bem, abra a massa com o rolo de macarrão até ficar bem fininha, corte em tiras e deixe secar. Depois, basta cozinhar a massa em água já fervente.

5. A carne do molho à bolonhesa é o ingrediente principal

A dica de Silvania para o molho à bolonhesa tradicional é o modo como a carne é preparada: em vez de moída ela precisa ser picada, em pedaços bem pequenos. Além disso, é importante deixar que ela cozinhe em fogo baixo, e adicionar pimenta calabresa, louro, orégano e uma pitada de açúcar, além de sal a gosto.

Para harmonizar com a macarronada à bolonhesa de domingo, separamos dois vinhos tintos especiais.

O primeiro, é o Mazzei Fonterutoli Chianti Classico DOCG. Chianti é, certamente, a harmonização mais clássica para a tradicional macarronada à bolonhesa.

Esta matéria fala sobre: Massas

Matérias relacionadas:

7 rooftops para você curtir o pôr do sol em São Paulo com uma taça de vinho na mão!

Continue lendo

Itália, a acidez do solo e os melhores tomates!

Continue lendo

9 Malbecs com ótimo custo-benefício para todas as ocasiões

Continue lendo