Itália, a acidez do solo e os melhores tomates!

Já imaginou o que seria da gastronomia italiana sem um de seus ingredientes principais, o tomate? Confira abaixo três receitas clássicas de molho de tomate que harmonizam perfeitamente com vinho.

A culinária italiana é uma das mais antigas e mais prestigiadas do mundo, e nos deu o privilegio de desfrutar de receitas que já fazem parte do nosso dia a dia. Afinal, comer uma simples massa com azeite e molho de tomate é sempre especial – sobretudo quando utilizamos os ingredientes italianos de primeira qualidade.

A gastronomia da Itália, além de excepcional, é ótima para harmonizar com vinho, que faz parte da cultura do país. Uma dica para acertar na harmonização é combinar a região na qual o vinho foi produzido com a origem da receita, por exemplo. Se o prato é da Puglia, escolha um rótulo pugliese também.

Você costuma preparar o seu próprio molho? se ainda não adquiriu esse hábito, selecionamos três receitas simples, mas indiscutivelmente maravilhosas, para você revolucionar o seu molho de tomate. Experimente preparar na sua casa e compartilhe a sua experiência aqui com a gente!

1.Receita de molho de tomate tradicional

Uma receita típica da Itália para o dia a dia. O molho de tomate nunca sai de moda e é muito relevante na hora de escolher um vinho para harmonizar com a comida. Confira como fazer o tradicional molho de tomate.

Receita completa aqui.

Para harmonizar, indicamos o Garofoli Monte Reale Sangiovese Marche. Sangiovese, a principal uva italiana produz vinhos diferentes de acordo com a região em que é cultivada. Em Marche, por exemplo, o vinho é muito aromático, encorpado e com taninos delicados.

receita-molho-tomate-italiano-ingrediente-harmoniza-vinho-italia

2. Receita de molho suga all’amatriciana

Normalmente servido por cima de espaguete, especula-se que este molho foi criado na região do Lázio, em uma pequena cidade chamada Amatrice. Feito à base de tomates  e bacon cortado em cubinhos, o molho é mais um clássico da gastronomia italiana.

Receita completa aqui.

Para harmonizar, escolha o vinho tinto San Pancrazio Villa Masti Chianti. Aromas de frutas, ervas e madeira, com taninos finos e sabores frutados, um rótulo que combina muito com massas e molho sugo.

receita-molho-tomate-sugo-alla-matriciana-harmoniza-vinho-italiano

3.Receita de molho de tomate e manjericão

O tomate é um alimento rico em vitaminas A e B e, quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes na fruta. Além de saudável, é um dos principais ingredientes da gastronomia italiana, que harmoniza perfeitamente com vinho. Que tal uma receita de molho de tomate com um toque gourmet?

Veja a receita completa aqui.

O Vinho Tinto Cantina Del Dolcetto Di Dogliani é perfeito para acompanhar esse tipo de molho. Um vinho italiano da região do Piemonte feito 100% da uva Dolcetto.

receita-molho-tomate-manjericao-spaghetti-italiano-harmoniza-vinho-tinto

Esta matéria fala sobre: Massas Vegetais

Matérias relacionadas:

A vinícola San Marzano e a região da Puglia: conheça o sul da Itália

Continue lendo

Harmonizações de pratos típicos da Puglia, região do sul da Itália

Continue lendo

Três receitas para preparar um banquete italiano na sua casa

Continue lendo