6 filmes que são uma delícia para assistir tomando vinho

Tem programa mais gostoso do que fazer uma sessão de cinema em casa? Para ajudar você a programar suas noites de final de semana, a Grand Cru preparou uma lista com filmes sobre vinho para você assistir com uma taça na mão. Confira nossa seleção!

1. Sideways – Entre umas e outras (2004)

Fonte: IMDB.

Dirigido por Alexander Payne, este é um dos filmes favoritos dos amantes de vinho. A história é sobre dois homens de meia idade que embarcam numa “road trip” para uma despedida de solteiro pelas vinícolas da Califórnia. O mais interessante do filme é que o nome em portugês “entre umas e outras” refere-se à Merlot e Pinot Noir, numa briga constante durante a viagem.

Sideways é o primeiro da nossa lista porque, além de muito engraçado e filmado em paisagens estonteantes de Napa Valley, ressalta a beleza e elegância da casta Pinot Noir, a uva vinífera favorita do protagonista estrelado por Paul Giamatti. O que impactou que esse filme gerou mercado de vinhos dos Estados Unidos foi tão grande: hoje a casta é a mais cultivada da região.

Para assistir o filme Sideways, a Grand Cru não poderia indica outro rótulo senão o vinho tinto Vinho Tinto Redtree Pinot Noir, um típico californiano!

Vinho Tinto Redtree Pinot Noir 2013 750 mL

Vinho Tinto Redtree Pinot Noir 2013 750 mL

2. O Julgamento de Paris (2008)

o-julgamento-de-paris-filme-vinho

Fonte: IMDB.

Este filme retrata a histórica prova de degustação às cegas conduzida por Steven Spurrier em Paris no ano de 1976. O objetivo de Spurrier era mostrar aos colegas sommeliérs o que estava acontecendo no mundo dos vinhos californianos, por isso propôs a degustação com rótulos de Bordeaux e, em segredo, da Califórnia.

A degustação foi um desastre, foram pouquíssimas pessoas (menos de 20, incluindo os garçons) que compareceram e o evento teve que terminar mais cedo para liberar o salão, que seria arrumado para uma festa de casamento.

Dentre inúmeros vinhos degustados às cegas, os colegas de Steven Spurrier elogiaram os rótulos californianos como se a safra de “Bordeaux” tivesse sido excepcional. Foi aí que descobriram que, na verdade, tinham acabado de degustar exemplares da Califórnia.

Esta degustação ficou conhecida mundialmente porque à época os vinhos franceses eram tidos como os melhores do mundo.

Estrelado por Alan Rickman, Bill Pullman e Chris Pine, O Julgamento de Paris é dirigido por Randall Miller e está disponível na Netflix.

Assistir um filme desses dá muita vontade de tomar um vinho californiano. Por isso, indicamos Redtree Petite Sirah para acompanhar a sessão.

Para entrar no clima, indicamos o vinho tinto francês Vinho Tinto Marquis de Bordeaux Rouge 2012.

Vinho Tinto Marquis de Bordeaux Rouge 2012 750 mL

Vinho Tinto Marquis de Bordeaux Rouge 2012 750 mL

3. Um Bom Ano (2006)

Fonte: IMDB.

Fonte: IMDB.

Russell Crow representa um ambicioso financista inglês que recebe como herança um château em Provença. Enquanto tenta reformar a propriedade para que ela seja vendida, o personagem descobre um estilo de vida muito diferente do que estava acostumado.

O diretor Ridely Scot conseguiu mostrar neste filme muito bem como é o dia a dia de quem vive rodeado por vinícolas.

Assista Um Bom Ano com um vinho de Provença nas mãos, como o Vinho Rosé Berne les Oliviers Côtes de Provence.

 Vinho Rose Berne Les Oliviers Cotes de Provence 2015 750 mL


Vinho Rose Berne Les Oliviers Cotes de Provence 2015 750 mL

4. Caminhando nas Nuvens (1995)

Fonte: IMDB.

Fonte: IMDB.

Keanu Reeves atua como um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que finge ser o marido de uma jovem grávida para que ela não tenha problemas com a fúria do pai. A família da moça é proprietária de vinhedos e por isso filme se passa em uma vinícola californiana.

Para acompanhar o filme, a Grand Cru indica o vinho tinto californiano Round Hill Merlot.

Vinho Tinto Round Hill Merlot 2014 750 mL

5. O Segredo de Santa Vitória (1969)

Fonte: IMDB.

Fonte: IMDB.

Mais um filme histórico em que o enredo se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Mussolini foi deposto e agora a cidade de Santa Vitória ganha um novo prefeito, o bêbado da cidade, interpretado por Anthony Quinn. Com este acontecimento, os habitantes da pequena cidade passam a esconder seu melhor produto dos nazistas, o vinho.

Que tal assistir ao filme com uma taça do vinho italiano da região? Experimente o Vinho Branco Garofoli Anfora Verdicchio dei Castelli 2015.

Vinho Branco Garofoli Anfora Verdicchio dei Castelli 2015 750 mL

6. Conto de Outono (1998)

Fonte: IMDB.

Fonte: IMDB.

Divertida comédia romântica sobre uma mulher produtora de vinhos no sul da França. Isabelle, a melhor amiga da francesa Magali, decide encontrar um marido para a colega e coloca um anúncio no jornal. Magali encontra o homem do anúncio logo depois de conhecer outro homem e se encontra em um triângulo amoroso.

Quer entrar no clima dos terroirs desse filme? Assista com o acompanhamento de um tinto francês, como o
Vinho Tinto Domaine Galaman Rouge 2013.

Vinho Tinto Domaine Galaman Rouge 2013 750 mL

Vinho Tinto Domaine Galaman Rouge 2013 750 mL

Tem algum filme para adicionar na nossa lista? Compartilhe sua sugestão conosco nos comentários!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

4 documentários sobre vinhos do Netflix para assistir no final de semana

Continue lendo

9 Wine Bars em São Paulo que você precisa conhecer

Continue lendo