6 filmes que são uma delícia para assistir tomando vinho
Tem programa mais gostoso do que fazer uma sessão de cinema em casa? Para ajudar você a programar suas noites de final de semana, a Grand Cru preparou uma lista com filmes sobre vinho para você assistir com uma taça na mão. Confira nossa seleção!
1. Sideways – Entre umas e outras (2004)

Fonte: IMDB.
Dirigido por Alexander Payne, este é um dos filmes favoritos dos amantes de vinho. A história é sobre dois homens de meia idade que embarcam numa “road trip” para uma despedida de solteiro pelas vinícolas da Califórnia. O mais interessante do filme é que o nome em portugês “entre umas e outras” refere-se à Merlot e Pinot Noir, numa briga constante durante a viagem.
Sideways é o primeiro da nossa lista porque, além de muito engraçado e filmado em paisagens estonteantes de Napa Valley, ressalta a beleza e elegância da casta Pinot Noir, a uva vinífera favorita do protagonista estrelado por Paul Giamatti. O que impactou que esse filme gerou mercado de vinhos dos Estados Unidos foi tão grande: hoje a casta é a mais cultivada da região.
Para assistir o filme Sideways, a Grand Cru não poderia indica outro rótulo senão o vinho tinto Vinho Tinto Redtree Pinot Noir, um típico californiano!
2. O Julgamento de Paris (2008)

Fonte: IMDB.
Este filme retrata a histórica prova de degustação às cegas conduzida por Steven Spurrier em Paris no ano de 1976. O objetivo de Spurrier era mostrar aos colegas sommeliérs o que estava acontecendo no mundo dos vinhos californianos, por isso propôs a degustação com rótulos de Bordeaux e, em segredo, da Califórnia.
A degustação foi um desastre, foram pouquíssimas pessoas (menos de 20, incluindo os garçons) que compareceram e o evento teve que terminar mais cedo para liberar o salão, que seria arrumado para uma festa de casamento.
Dentre inúmeros vinhos degustados às cegas, os colegas de Steven Spurrier elogiaram os rótulos californianos como se a safra de “Bordeaux” tivesse sido excepcional. Foi aí que descobriram que, na verdade, tinham acabado de degustar exemplares da Califórnia.
Esta degustação ficou conhecida mundialmente porque à época os vinhos franceses eram tidos como os melhores do mundo.
Estrelado por Alan Rickman, Bill Pullman e Chris Pine, O Julgamento de Paris é dirigido por Randall Miller e está disponível na Netflix.
Assistir um filme desses dá muita vontade de tomar um vinho californiano. Por isso, indicamos Redtree Petite Sirah para acompanhar a sessão.
Para entrar no clima, indicamos o vinho tinto francês Vinho Tinto Marquis de Bordeaux Rouge 2012.
3. Um Bom Ano (2006)

Fonte: IMDB.
Russell Crow representa um ambicioso financista inglês que recebe como herança um château em Provença. Enquanto tenta reformar a propriedade para que ela seja vendida, o personagem descobre um estilo de vida muito diferente do que estava acostumado.
O diretor Ridely Scot conseguiu mostrar neste filme muito bem como é o dia a dia de quem vive rodeado por vinícolas.
Assista Um Bom Ano com um vinho de Provença nas mãos, como o Vinho Rosé Berne les Oliviers Côtes de Provence.
4. Caminhando nas Nuvens (1995)

Fonte: IMDB.
Keanu Reeves atua como um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial que finge ser o marido de uma jovem grávida para que ela não tenha problemas com a fúria do pai. A família da moça é proprietária de vinhedos e por isso filme se passa em uma vinícola californiana.
Para acompanhar o filme, a Grand Cru indica o vinho tinto californiano Round Hill Merlot.
5. O Segredo de Santa Vitória (1969)

Fonte: IMDB.
Mais um filme histórico em que o enredo se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Mussolini foi deposto e agora a cidade de Santa Vitória ganha um novo prefeito, o bêbado da cidade, interpretado por Anthony Quinn. Com este acontecimento, os habitantes da pequena cidade passam a esconder seu melhor produto dos nazistas, o vinho.
Que tal assistir ao filme com uma taça do vinho italiano da região? Experimente o Vinho Branco Garofoli Anfora Verdicchio dei Castelli 2015.
6. Conto de Outono (1998)

Fonte: IMDB.
Divertida comédia romântica sobre uma mulher produtora de vinhos no sul da França. Isabelle, a melhor amiga da francesa Magali, decide encontrar um marido para a colega e coloca um anúncio no jornal. Magali encontra o homem do anúncio logo depois de conhecer outro homem e se encontra em um triângulo amoroso.
Quer entrar no clima dos terroirs desse filme? Assista com o acompanhamento de um tinto francês, como o
Vinho Tinto Domaine Galaman Rouge 2013.
Tem algum filme para adicionar na nossa lista? Compartilhe sua sugestão conosco nos comentários!