5 dicas infalíveis para organizar um churrasco - com vinho!

Embora o churrasco seja um evento gastronômico praticado em todas as regiões do mundo, a versão brasileira é internacionalmente conhecida pelos seus cortes de carne especiais e acompanhamentos deliciosos. Na matéria de hoje, separamos um passo a passo de como organizar um churrasco para seus amigos e familiares do início ao fim: como calcular as quantidades de carne, quais acompanhamentos não podem faltar, qual a ordem de preparo dos alimentos no fogo e como harmonizar seu churrasco com as bebidas certas.

Vamos lá?

1. Começando a organizar o seu churrasco: qual quantidade de carne comprar?

Todo organizador de um churrasco tem medo de errar na quantidade de carne. Se sobrar, é possível que sua geladeira fique abarrotada e que sua família acabe não conseguindo consumir toda a carne. Se faltar, alguém vai ter que sair correndo no meio do evento com a missão de encontrar um supermercado aberto.

Nossa indicação é de 300 g de carne por pessoa, uma boa média. Alguns convidados poderão comer mais, mas mulheres e crianças em geral comem quantidades menores.

Para preparar sua lista de compras fizemos uma simulação das quantidades de carne para um churrasco para o qual foram convidados quatro mulheres, quatro homens e duas crianças, totalizando 10 pessoas.

Lista de compra de carnes para o seu churrasco

  • 1,2 kg de linguiça (calabresa, toscana, de frango)
  • 0,5 kg de coraçãozinho de frango
  • 0,5 kg de bife ancho
  • 0,5 kg de fraldinha
  • 0,5 kg de maminha
  • 0,5 kg de picanha
  • 0,5 kg de coxinha de frango

2. Acerte em cheio nos acompanhamentos

Não é só com carne que se faz um bom churrasco! Os acompanhamentos são essenciais, e uma mão na roda para quem segue uma dieta restritiva, como os vegetarianos, e para os adeptos de uma alimentação mais saudável.

Os acompanhamentos tradicionais do churrasco são: pão de alho, queijo coalho, vinagrete, pão francês e farofa.

  • 6 unidades de pão de alho
  • 2 pacotes de queijo coalho
  • 500 g de vinagrete
  • 15 unidades de pão francês
  • 500 g de farofa

É possível montar uma lista mais completa de acompanhamentos para o churrasco dependendo do gosto dos seus convidados! Outras opções menos ortodoxas são as rodelas de abobrinha e berinjela grelhadas com sal, pimenta do reino e azeite, e batatas e cebolas assadas na brasa, envoltas em papel alumínio.

3. Preparando seu churrasco

O fogo deve ser aceso com 30 minutos de antecedência. Primeiro coloque as peças mais pesadas, que demoram mais para assar e precisam de diferentes alturas da brasa, dependendo do seu ponto ideal de cozimento.

Os petiscos, como pão de alho, queijo coalho, legumes, linguiças e os coraçõezinhos, costumam ser as entradas do churrasco, mas também podem sair em menor quantidade, durante todo o evento. Não se esqueça que os legumes não devem ficar tão próximos do fogo, para não ressecarem demais.

Se você for fazer as batatas na brasa, lembre-se que elas demoram em torno de uma hora para ficarem prontas, mas vire-as na metade do tempo. As cebolas costumam chegar no ponto certo um pouco antes. Para ter certeza que estão prontas, corte uma ao meio e veja se estão macias. Em caso positivo, pode retirar todas.

4. Como escolher a bebida ideal para harmonizar com o seu churrasco

Você sabe por que os argentinos bebem vinho quando comem carne vermelha? Porque, por incrível que pareça, os vinhos tintos harmonizam esplendidamente com os cortes mais deliciosos de carne assada.

As carnes são intensas em sabores, contém gordura e são alimentos mais pesados. As cervejas mais populares no Brasil são as do tipo Pilsen, mais leves e com menos intensidade do que seria necessário para acompanhar carnes pesadas, saborosas e suculentas.

Sendo assim, as carnes precisam de vinhos com estrutura tânica e com bom peso de boca

Nós indicamos um rótulo argentinos– claro – de Malbec, ideal para harmonizar com o bife de ancho e os outros cortes: o Cobos Felino Malbec.

5. Calculando a quantidade ideal de garrafas para o seu churrasco

Quantas garrafas de vinho você precisa comprar? O cálculo é simples: meia garrafa de vinho por pessoa. Logo, para um churrasco com 10 convidados, mas apenas oito adultos, a quantidade ideal é de quatro a cinco garrafas de vinho no total.

Esta matéria fala sobre: Carne bovina

Matérias relacionadas:

Carne vermelha e vinho tinto: aprenda a harmonizar cada tipo de corte de carne

Continue lendo

Como a Malbec se tornou a uva mais importante da Argentina

Continue lendo

A história do vinho na Argentina

Continue lendo