O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

O serviço completo do vinho inclui desde o armazenamento das garrafas em casa de forma adequada até a temperatura correta em que devem ser servidos cada tipo de vinho, até a etiqueta de como servir corretamente em taça.

Como armazenar seus vinhos em casa?

Os vinhos tranquilos devem ser armazenados em posição vertical, em local de temperatura amena, livre de interferência solar e de trepidação. Já os espumantes devem ser mantidos sempre de pé. Uma adega climatizada seria o local ideal (e o mais fácil também!) para armazenar vinhos em casa – sempre na faixa dos 12 a 16°C. Caso não tenha uma, você pode usar a criatividade e guardá-los num local que tenha as condições ideais de armazenamento, como em um armário ou debaixo da escada.

Para escolher o local ideal da sua casa, fique atento às seguintes orientações:

  • O local de armazenamento deve ser frio;
  • O local deve possibilitar que as garrafas fiquem deitadas (a não ser as de espumantes, que devem ser guardadas em pé), para evitar que a rolha seque e quebre na hora de abrir a garrafa;
  • O local escolhido não deve receber luz do sol direta.

adega-guardar-vinho-armazenar

Qual a temperatura correta para servir os vinhos?

De maneira geral, vinhos brancos devem ser servidos a 11°C e os tintos a 16°C. Para deixa-los na temperatura ideal, leve os brancos à geladeira por duas horas e meia e os tintos por 40 minutos.  A Grand Cru preparou um gif para você nunca mais esquecer as temperaturas corretas de cada tipo de vinho. Mas, se você quer saber detalhadamente sobre as temperaturas de serviço, também pode conferir nossa matéria especial sobre o assunto aqui.

temperatura-servico-vinho-branco-rose-tinto-porto-espumante

Como abrir uma garrafa de vinho?

Existem muitos tipos de saca-rolhas – e eles vão desde os mais simples e populares, como o modelo borboleta, até os mais sofisticados, como os automáticos. Recomendamos que procure pelo modelo “garçom”, usado pelos profissionais de serviço do vinho. Nesse infográfico aqui ensinando o passo a passo completo ilustrado.

Como decantar o vinho?

Depois de aberta a garrafa, verta o seu conteúdo – com calma -, de forma contínua e regular, dentro do decanter. Coloque o utensílio em superfície horizontal e deixe o vinho respirar no tempo necessário. Se ainda não sabe que vinhos levar ao decanter, precisa passar por aqui.

decantacao-vinho-decanter

Como servir o vinho à taça

Algumas das perguntas mais comuns sobre o serviço do vinho são qual dos convidados deve ser servido primeiro e como evitar que o vinho escorra, manchando a toalha de mesa ou até mesmo sujando alguém. A seguir vamos tirar todas as dúvidas sobre a etiqueta que envolve o vinho, confira!

Quem deve ser servido primeiro?

Se você é o anfitrião, é você mesmo quem prova a dose de degustação para conferir se o sabor do vinho está adequado. Sirva cerca de 30 mL e experimente antes dos convidados. Já se você estiver servindo mas não for o anfitrião ou a pessoa que pediu o vinho, então sirva a dose de degustação para ela.

Em seguida, as mulheres devem ser servidas, da mais velha para a mais nova, seguidas dos homens, também dos mais velhos para os mais novos. E, por fim, a pessoa que degustou o vinho, que pode ser você ou quem fez o pedido.

Quanto servir de vinho para cada pessoa?

Com exceção da dose de degustação, cada taça deverá receber em torno de 80 mL de vinho, se for um tinto, ou 40 mL, se for um vinho branco branco. Os vinhos brancos devem ser servidos em menor quantidade para que estejam sempre na temperatura ideal. Uma forma prática para medir é encher a taça até o momento em que ela não é mais arredondada e passa a ser reta, ou seja, no final no bojo. Utilizando as taças corretas, este método sempre funciona. Por fim, se o vinho for um espumante, metade da taça é o suficiente.

Você sabia que existem taças especiais para cada tipo de vinho? Falamos sobre cada uma delas aqui.

Como fazer para não que o vinho não escorra pela garrafa ou pingue na mesa?

O primeiro truque dos sommelier para impedir que isso aconteça é dar aquela giradinha na garrafa assim que terminar de servir a taça. O segundo segredo é apoiar um guardanapo de pano embaixo da boca da garrafa. O guardanapo pode ser usado para enxugar alguma gota que escorra, além de evitar que a sua mão esquente um pouco a garrafa. A terceira e última dica é utilizar um corta-gotas, ou drop stop. O corta gotas é um circulo produzido em material flexível que é enrolado até formar um cone e colocado na boca da garrafa.

corta-gotas-drop-stop-servir-vinho

Como limpar as taças e os decantadores de vinho?

Chegou ao final do evento e está com várias taças sujas e decantadores para lavar? É muito importante aprendermos a lavar, higienizar e lustrar nossas taças e decantadores corretamente para que durem mais, não risquem e nem manchem, e não percam seu brilho.

Aprenda a lavar corretamente suas taças e decantores de vinho nessa matéria especial.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Aprenda a abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha com o nosso infográfico

Continue lendo

Aprenda a lavar corretamente suas taças e decantadores de vinho!

Continue lendo

Por que e como decantar um vinho?

Continue lendo