Qual a temperatura certa para servir cada tipo de vinho?

Não fique na dúvida na hora de servir seu vinho. Aprenda com a Grand Cru qual a temperatura correta para cada tipo de vinho – do espumante ao tinto, e até o de sobremesa!

Muitos acabam deixando a temperatura de serviço do vinho de lado, principalmente quando se resolve, de última hora, abrir uma garrafa em casa. Apesar disso, a temperatura é fator fundamental na hora de degustar um vinho e influencia diretamente na experiência de degustação.

Quando o vinho está abaixo da temperatura indicada, seus sabores e aromas se inibem. Por outro lado, quando está acima da temperatura, seus defeitos se sobressaem, o álcool se torna muito perceptível ou, no caso dos espumantes, suas bolhas se dissipam rapidamente.

Existem termômetros adaptados para a garrafa de vinho, facilitando a medição da temperatura. Mas, se você não tem um em casa, siga uma regrinha básica: deixe o vinho na geladeira de quarenta minutos (tintos encorpados) a duas horas e meia (vinhos de sobremesa, espumantes e brancos leves) e sirva em seguida!

 

Qual a temperatura ideal para o serviço dos vinhos?

Vinhos tintos comuns e vinhos do Porto

Temperatura adequada de serviço dos vinhos tintos e dos vinhos do Porto é entre 13º a 20º. Considerados aqui os vinhos tintos comuns os que possuem corpo de leve à médio, e os vinhos do Porto são os vinhos fortificados.

Nossa indicação de vinho tinto nessa categoria é o vinho tinto Morandé Reserva Pinot Noir, com notas de frutas vermelhas, tomilho, alecrim e especiarias, tudo muito integrado e elegante.

Vinhos Grand Cru e encorpados

Para esses vinhos mais encorpados e estruturados, o ideal é uma temperatura de serviço um pouco mais alta do que a dos vinhos anteriores, algo entre de 16º a 20º.

Os vinhos encorpados deve combinar estrutura, densidade e equilíbrio, como o Dante Robino Malbec, com paladar frutado, repleto de cerejas, ameixas, incenso e chocolate, com uma pitadinha de noz-moscada. Os taninos são firmes e o final é longo e persistente.

Vinhos brancos, rosés e de sobremesa

Sempre sirva os brancos, rosés e vinhos de sobremesa gelados, de preferencialmente entre 7º e 13ºC.

Nossa indicação de vinho para uma tarde de calor é o Ribera Del Segura Rosé, um rosé refrescante, com aromas de flores e frutas frescas, acidez média, equilíbrio e boa persistência, com notas de frutas maduras.

Espumantes e vinhos brancos leves

A temperatura ideal é de 6º a 8ºC. Como exemplo de espumantes temos os franceses Champagnes, os italianos Proseccos e os espanhóis Cavas.

Indicamos o Espumante Saracco Moscato D’Asti DOCG, um vinho festivo, vibrante e complexo, com aromas intensos de flor de laranjeira, pêssego e tomilho. Ele foi considerado por Robert Parker como o melhor Moscato D’Asti do Piemonte.

Dica do Sommelier para servir vinhos

Vai decantar o vinho e quer deixa-lo resfriado na temperatura de serviço correta? Lembre-se que, à temperatura ambiente, o vinho ganha cerca de 2°C por hora. Sendo assim, a cada hora que o vinho vai passar no decanter, deverá resfria-lo 2°C a menos.

Nunca decantou um vinho antes? Confira nosso guia contando como e por que decantar aqui.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Continue lendo

O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

Continue lendo

Por que e como decantar um vinho?

Continue lendo