Qual a temperatura certa para servir cada tipo de vinho?

Publicado em 07/05/2015

Não fique na dúvida na hora de servir seu vinho. Aprenda com a Grand Cru qual a temperatura correta para cada tipo de vinho – do espumante ao tinto, e até o de sobremesa!

Muitos acabam deixando a temperatura de serviço do vinho de lado, principalmente quando se resolve, de última hora, abrir uma garrafa em casa. Apesar disso, a temperatura é fator fundamental na hora de degustar um vinho e influencia diretamente na experiência de degustação.

Quando o vinho está abaixo da temperatura indicada, seus sabores e aromas se inibem. Por outro lado, quando está acima da temperatura, seus defeitos se sobressaem, o álcool se torna muito perceptível ou, no caso dos espumantes, suas bolhas se dissipam rapidamente.

Existem termômetros adaptados para a garrafa de vinho, facilitando a medição da temperatura. Mas, se você não tem um em casa, siga uma regrinha básica: deixe o vinho na geladeira de quarenta minutos (tintos encorpados) a duas horas e meia (vinhos de sobremesa, espumantes e brancos leves) e sirva em seguida!

temperatura-servico-vinho-branco-rose-tinto-porto-espumante

Qual a temperatura correta de serviço dos vinhos?

Vinhos tintos comuns e vinhos do Porto

Temperatura adequada de serviço dos vinhos tintos e dos vinhos do Porto é entre 14º a 16º. Considerados aqui os vinhos tintos comuns os que possuem corpo de leve à médio, e os vinhos do Porto são os vinhos fortificados.

Nossa indicação de vinho tinto nessa categoria é o vinho tinto Vistamar Sepia Pinot Noir Reserva, que tem taninos leves e acidez média, e harmoniza com atum selado, salmão, carpaccio de carne, magret de pato!

Vinho Tinto Vistamar Sepia Pinot Noir Reserva 2015 750 mL

Vinhos Grand Cru e encorpados

Para esses vinhos mais encorpados e estruturados, o ideal é uma temperatura de serviço um pouco mais alta do que a dos vinhos anteriores, algo entre de 16º a 18º.

Os vinhos encorpados deve combinar estrutura, densidade e equilíbrio, como o Cobos Felino Malbec, feito pelas mãos de um dos maiores enólogos da atualidade: Paul Hobbs.

Vinho Tinto Cobos Felino Malbec 2015 750 mL

Vinho Tinto Cobos Felino Malbec 2015 750 mL

Vinhos brancos, rosés e de sobremesa

Sempre sirva os brancos, rosés e vinhos de sobremesa gelados, de preferencialmente entre 8º e 12ºC.

Nossa indicação de vinho para uma tarde de calor é o Vinho Rosé Berne Esprit di Mediterranée, um rosé francês com frutos do mar ou ser degustado sozinho.

Vinho Rose Berne Esprit di Mediterranée IGP 2015 750 mL

Vinho Rose Berne Esprit di Mediterranée IGP 2015 750 mL

Espumantes e vinhos brancos leves

A temperatura ideal é de 6º a 8ºC. Como exemplo de espumantes temos os franceses Champagnes, os italianos Proseccos e os espanhóis Cavas.

A Dante Robino é a vinícola responsável pelos mais famosos espumantes argentinos e o Nocturno é um excelente custo-benefício!

Espumante Nocturno Brut 750 mL

Espumante Nocturno Brut 750 mL

Dica do Sommelier para servir vinhos

Vai decantar o vinho e quer deixa-lo resfriado na temperatura de serviço correta? Lembre-se que, à temperatura ambiente, o vinho ganha cerca de 2°C por hora. Sendo assim, a cada hora que o vinho vai passar no decanter, deverá resfria-lo 2°C a menos.

Nunca decantou um vinho antes? Confira nosso guia contando como e por que decantar aqui.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Continue lendo

O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

Continue lendo

Por que e como decantar um vinho?

Continue lendo