Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Embora não seja um hábito comum entre os brasileiros, os vinhos servidos gelados podem ser a companhia ideal para uma tarda à beira d’água, já que refrescam e não estufam como a cerveja. Em dias quentes, os vinhos rosés, brancos e espumantes podem ser bebericados sem pressa, além de permitirem harmonizações fantásticas com aperitivos, frutos do mar e até mesmo com queijos.

O segredo para uma tarde de sucesso é saber escolher os rótulos perfeitos para o momento. Entenda:

Como escolher o vinho ideal para beber na praia ou na piscina

O primeiro passo é escolher vinhos refrescantes, de preferência os que devem ser servidos gelados, como os vinhos rosés, os vinhos brancos e os espumantes.

Para escolher os rótulos perfeitos você deve procurar por vinhos gastronômicos e vinhos aperitivos.

Os vinhos aperitivo são aqueles que podem ser bebidos sozinhos, sem necessariamente estarem acompanhados de comida. São leves e refrescantes, com uma acidez bem equilibrada, a ponto dela não se sobressair aos outros elementos do vinho. Como a acidez do vinho é o que faz a nossa boca salivar, tomar um vinho ácido sem um complemento pode não ser uma experiência tão completa.

Já os vinhos gastronômicos são aqueles que harmonizam muito bem com uma boa variedade de alimentos diversos, como frituras, queijos, carnes e frutos do mar. Por ter muita acidez, e as vezes até um toque de amargor no final da boca, ele limpa o paladar entre os aperitivos ou entre uma garfada e outra.

Dicas de vinhos aperitivo para uma tarde de calor

Nossas indicações de vinhos aperitivo incluem um italiano da Sicília feito da uva da moda, o Pinot Grigio Barone Montalto, e mesmo o Corte Giara Pinot Grigio delle Venezie DOC

Vinho Branco Barone Montalto Acquerello Pinot Grigio 2015 750 mL

Dicas de vinhos gastronômicos

Entre os vinhos gastronômicos temos a indicação de um espumante argentino, o Nocturno Brut, que vai bem com aperitivos, frutos do mar, canapés e uma bela tábua de frios.

Espumante Nocturno Brut 750 mL

Está com medo de errar?

Então aposte nos vinhos curingas, como o vinho M de Morandé Pinot Noir, um rosé chileno que é perfeito para ser bebido à beira d’água!

Que tipo de aperitivo combina com vinho?

Com as combinações certas, você pode preparar uma série de aperitivos para levar para a piscina que combinam perfeitamente bem com vinho: temakis de salmão com cream chesse, porção de pastel de carne seca, lula à dorê, amendoim, e até mesmo cachorro quente!

Qual a temperatura correta para beber os vinhos na praia ou piscina?

Cada tipo de vinho possui uma temperatura de serviço ideal. Os vinhos brancos e rosés devem ser servidos entre 8º a 12ºC. Já os espumantes e vinhos brancos leves, entre 6º e 8ºC. O ideal é deixá-los gelando pelo tempo necessário antes de servir e, depois, mantê-los em baldes com gelo ou em wine bags.

temperatura-servico-vinho-branco-rose-tinto-porto-espumante

Como faço para gelar rapidamente os meus vinhos?

Caso você tenha se esquecido de colocar seus vinhos para gelar, uma ótima saída é resfriá-los em baldes de gelo. Para acelerar o processo, além do gelo completo o balde com água, e adicione nela sal grosso e álcool.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Conheça os diferentes espumantes produzidos pelo mundo

Continue lendo

10 acessórios para vinhos que você precisa ter em casa

Continue lendo

"Cooling things" (ou a temperatura de serviço ideal), por Daniella Romano

Continue lendo