10 acessórios para vinhos que você precisa ter em casa

Saca-rolhas, decantadores, tampas dosadoras, coolers… Para a melhor experiência de degustação, um kit completo com os acessórios de vinho que você precisa ter em casa!

1. Saca-Rolhas Modelo Garçom

O saca-rolhas modelo garçom é o mais utilizado por profissionais de bar e serviço, por isso o seu nome. Aqui na Grand Cru, esse acessório é o favorito de nossa equipe de Sommeliers. O motivo? Em apenas alguns segundos e sem muito esforço, você consegue cortar a cápsula metálica e desarrolhas a garrafa sem quebrar a rolha!

Aqui você confere nosso infográfico que ensina como usar o saca-rolhas modelo garçom para abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha!

Saca-Rolhas Le Creuset Modelo Garçom

Saca-Rolhas Le Creuset Modelo Garçom

2. Saca-rolhas

Acha o saca-rolhas modelo garçom difícil de usar ou prefere um outro modelo que não exija técnica ou experiência? Então o saca-rolhas do tipo borboleta é a escolha certa para você: basta girar a hélice superior que o espiral puxará a rolha para fora da garrafa gentilmente.

Saca-Rolhas Tasty Colours Cinza

Saca-Rolhas Tasty Colours Cinza

3. Taça Salute Cristal Champagne

falamos anteriormente sobre a importância de ter a taça certa para degustar um bom vinho. No entanto, há quem prefira manter em casa um conjunto curinga de taças de vinhos, que sirvam tanto para tintos quanto para brancos.

Os espumantes, por sua vez, pedem uma taça especial, a chamada taça flute. Ela não é ideal apenas para Champagne, mas para beber todos os tipos de espumantes do mundo, como Cava, Franciacorta, Prosecco, Sekt e Espumosos.

Taça Salute Crystal Champagne

4. Decanter

A decantação é um procedimento muito importante, principalmente quando vamos abrir um vinho com certa idade, que pode conter muitos sedimentos, ou quando vamos abrir um vinho de guarda que ainda não está na idade ideal e que, portanto, precisa de um tempo para respirar e evoluir.

Aprenda por que e como decantar um vinho!

Decanter Maxwell & Williams Diamante (2L)

Decanter Maxwell & Williams Diamante (2L)

5. Aerador de vinho

Se você costumava usar um decanter para aerar o se vinho, agora conseguirá fazer isso com muito mais praticidade. O aerador de vinho permite que a bebida seja aerada enquanto é servida na taça. Basta acoplar o acessório na boca da garrafa e servir o vinho normalmente.

Aerador de Vinho Rabbit Zinco (14 cm)

Aerador de Vinho Rabbit Zinco (14 cm)

6. Tampa dosadora

Este acessório é um híbrido de dois em um: um aerador de vinho e uma tampa dosadora em um só produto. Após remover a rolha, encaixe a tampa na boca da garrafa vedando completamente a passagem de ar. A alavanca libera o fluxo do vinho ou encerra-o, permitindo que você controle a dose a ser servida.

Sobrou vinho na garra? Não se preocupe! Basta fechar a alavanca que o vinho ficará conservado até a próxima degustação!

Tampa Dosadora Kenya Wine Collection

Tampa Dosadora Kenya Wine Collection

7. Sacola Térmica

A sacola térmica é um acessório indispensável nas épocas das temperaturas elevadas no país, ainda mais quando pensamos em levar um vinho para degustar na praia ou na beira da piscina.

Você pode tanto utilizar a sacola para gelar uma garrafa, adicionando gelo dentro dela, quanto para manter o vinho gelado por muito mais tempo.

Descubra qual a temperatura ideal de serviço para cada tipo de vinho!

Sacola Térmica Maxwell & Williams Azul

Sacola Térmica Maxwell & Williams Azul

8. Marcadores de taça

Já reparou como é fácil perder sua taça de vinho no meio de um evento social ou jantar? Basta tirar o olho da sua bebida que ela acaba se perdendo no meio das taças dos outros convidados!

Uma solução simples  e fácil de evitar que isso aconteça é utilizando os marcadores de taça. Com formato divertido e produzidos em silicone, eles se fixam facilmente na superfície do vidro ou do cristal, sem deixar marcas!

Marcador de Taças Kenya Bigode (Caixa com 6 peças)

Marcador de Taças Kenya Bigode (Caixa com 6 peças)

9. Spray removedor de mancha de vinho

Manchas de vinho em tecido são uma das mais difíceis de tirar! Por isso, o tratamento da mancha no momento do acidente é a forma mais eficaz de evitar que o tecido seja danificado permanentemente.

Basta borrifar algumas vezes o spray removedor diretamente na mancha, deixar agir por cerca de cinco minutos e esfregar gentilmente com um pano limpo!

Removedor de Vinho em Spray

Removedor de Vinho em Spray

10. Cooler de garrafa

Os vinhos brancos, rosés e espumantes são os seus preferidos? Então o cooler é um acessório mais que essencial para ter na sua casa! Basta adicionar gelo e água, e o cooler resfria e mantém a temperatura baixa da garrafa por horas.

O modelo abaixo é produzido em cristal soprado à boca pela empresa austríaca Riedel.

Cooler Riedel Black Tie Azul

Cooler Riedel Black Tie Azul

Qual acessório você tem em casa que acha essencial para um kit completo para vinhos? Compartilhe conosco nos comentários!

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Por que e como decantar um vinho?

Continue lendo

Aprenda a abrir uma garrafa de vinho sem quebrar a rolha com o nosso infográfico

Continue lendo

O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

Continue lendo