7 receitas para cozinhar para o seu pai nesse Dia dos Pais

Que tal dar um presente diferente nesse Dia dos Pais e preparar um almoço de domingo com os ingredientes preferidos do seu pai? Escolhemos 7 receitas que agradam todos os estilos de famílias: de peixes sofisticados ao churrasco de domingo, do risotos com trufas e cogumelos ao noque ao molho pomodoro!

1. O tradicional churrasco

O churrasco é a refeição preferida dos brasileiros para confraternizações especiais. E, embora cada região do país tenha suas preferências, os cortes das carnes e os acompanhamentos são típicos em todo o Brasil.

Confira as nossas 5 dicas infalíveis para organizar um churrasco – com vinho! Com orientações de como montar uma lista de compras perfeita e as quantidades de cada tipo de carne.

Harmonização com vinho: a uva mais emblemática da Argentina, a Malbec, dá origem a vinhos perfumados e muito estruturados – que harmonizam perfeitamente bem com carnes na brasa.

2. Risoto de cogumelos e azeite de trufas

Para um almoço de Dia dos Pais mais elegante, o nosso Sommelier sugeriu um risoto de cogumelos finalizado com azeite trufado. Para harmonizar, um tinto refinado como o Marquis de Bordeaux. Très bon!

Confira aqui a receita do risoto com cogumelos e não esqueça de finalizar com um queijo fatiado na hora!

Risoto de cogumelos com queijo ralado na hora.

3. Bife de chorizo com chimichurri

Foi o corte na horizontal do contrafilé que consagrou o churrasco argentino. O molho chimichurri, uma briga entre Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul para decidir quem, de fato, o inventou, é tão comum nessas regiões quanto o vinagrete paulistano. Para harmonizar, um Malbec bem diferente assinado pelos irmãos Michelini, o Zorzal Prófugos Malbec.

Aqui ensinamos o passo a passo de como preparar o bife de chorizo!

4. Atum

Uma receita fácil, leve, saudável e muito boa para impressionar: atum selado em crosta de gergelim com shimeji e molho oriental. Um prato tão sofisticado quanto o atum selado em crosta de gergelim pede um vinho à altura. E foi por isso que o nosso Sommelier sugeriu um vinho rosé francês para acompanhar.

Aprenda a fazer uma das nossas receitas de maior sucesso!

5. Noque

Não há quem não goste de nhoque! No frio então… Além das massas já serem um bom aconchego, um molho vermelho bem preparado faz o casamento perfeito.  Os pais mais clássicos, principalmente os de ascendência italiana, vão adorar a tradicional combinação – nhoque ao pomodoro ao lado de um vinho Chianti Classico feito pela família Mazzei, há 25 gerações produzindo vinhos na Toscana.

Aprenda a fazer!

6. Polpetone

O Polpetone é um prato criado na Itália no século XIV. Por ser um prato muito tradicional, cada região italiana fez uma releitura da receita ao longo do tempo. O prato é uma ótima opção para o Dia dos Pais – e pede por um vinho frutado, suculento, macio e com ótima acidez, como o Barbera d’Asti.

Aqui trazemos a versão tradicional, assinada pelo restaurante Fasano!

7. Arroz de pato

Popular entre os portugueses e espanhóis, o arroz de pato tem sabor intenso e toque rústico característico da ave de caça. Neste Dia dos Pais, a receita é perfeita para acompanhar um vinho saboroso e estruturado tinto do Douro.

Veja a receita completa.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

Três receitas para preparar um banquete italiano na sua casa

Continue lendo