Harmonizações de pratos típicos do Vale de Aosta, nos Alpes da Itália

O Vale do Aosta (em italiano, Valle D’Aosta), é a menor região italiana. Incrustada no meio dos Alpes e rodeada das maiores montanhas européias. O Vale tem clima alpino e culinária típica das montanhas. Conheça três pratos regionais: a fonduta, a polenta concia e o carbonada.

Os três pratos valdostanos são perfeitos para os dias mais frios do ano. O queijo regional, o La Fontina, é parte essencial de muitas receitas locais, obrigatório para quem vai visitar essa região medieval!

1. Fonduta 

A Fonduta é uma versão regional do fondue de queijo suíço. Mas no Vale do Aosta o prato é feito com o La Fontina, o queijo da montanha típico da região. Para harmonizar, indicamos o vinho Cantina Del Dolcetto Di Dogliani DOCG. Feito da uva Dolcetto, esse rótulo é um típico vinho da variedade, muito frutado, com acidez e taninos moderados.

Aprenda a preparar a Fonduta italiana.

#fonduta as instructed by the maestri I'm teaching with this week #Valdosta #valdostana #Champoluc

A post shared by helliwood (@helliwood) on

2. Polenta concia alla valdostana

A polenta em sua versão Valdostana é feita com o queijo La Fontina e recebe pedaços de toucinho para finalizar. Seus sabores fortes de queijo e do defumado do porco são os desafios de harmonização. Nossa indicação é o vinho tinto Poderi Nal Nespoli Fico Grande Romagna DOC, que também combina bem com sanduíche de pernil suíno, galeto de frango com farofa e batatas assadas ou tábua de queijos e embutidos.

Veja aqui como é fácil preparar a polenta com queijo La Fontina em casa.

3. Carbonada valdostana

A carbonada é um cozido de carne bovina feita com cebola e vinho tinto. Para harmonizar um clássico vinho italiano, o Ricossa Barbera D’Asti DOCG. Da região de Asti, no Piemonte, esse vinho é feito 100% com a uva Barbera e é perfeito para acompanhar cozidos de carne.

Veja como preparar esse cozido aqui.

La #carbonata #valdostana .

A post shared by Alberto Biraghi (@alberto.biraghi) on

Esta matéria fala sobre: Carne bovina Queijos

Matérias relacionadas:

A vinícola San Marzano e a região da Puglia: conheça o sul da Itália

Continue lendo

4 lugares imperdíveis para beber vinho em Buenos Aires, por Renata Serrano

Continue lendo

5 destinos de vinho imperdíveis que você precisa conhecer

Continue lendo