Receita: Fonduta, o fondue dos Alpes italianos

A Fonduta é uma versão italiana do fondue de queijo suíço. Mas, no Vale do Aosta, o prato é feito com o La Fontina, o queijo da montanha típico da região. Descubra como preparar essa delícia!

Receita original: Fontina Vale d’Aaosta.

Ingredientes

  • 400 g de queijo Fontina DOP
  • 250 g de leite integral
  • 30 g de manteiga
  • 4 gemas de ovo
  • sal à gosto
  • pimenta do reino à gosto

Modo de Preparo

Remova a crosta do queijo La Fontina DOP e corte-o em fatias finas. Organize o La Fontina em um recipiente bastante alto e estreito e cubra-o com o leite integral por várias horas, até mesmo por uma noite. Ao preparar a Fonduta, coloque a manteiga, as gemas e o queijo embebido com leite em uma panela e cozinhe juntos, mexendo constantemente com uma colher de pau. O queijo, em princípio, será misturado para formar um creme com consistência mais dura para, depois de diluída gradualmente com o leite e os ovos, se tornar um creme suave e grosso.

É por isso que a fonduta deve ser bem misturada, para que seu sabor fique suave. Antes de adicionar sal, você deve provar, já que o La Fontina já tem sabor salgado. Após o sal, adicione uma pitada de pimenta.

Harmonização: indicamos o vinho Casanova di Neri Rosso di Montalcino. Feito 100% com a uva Sangiovese Rosso, o equilíbrio entre acidez, corpo e taninos fazem com que seja fácil acabar com uma garrafa, ainda mais quando acompanhada de uma fonduta.

Esta matéria fala sobre: Queijos

Matérias relacionadas:

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo

4 documentários sobre vinhos do Netflix para assistir no final de semana

Continue lendo

5 lugares para comer uma boa fondue em SP, por Paola Perroti

Continue lendo