Harmonizações de pratos típicos do Piemonte, norte da Itália

O nome Piemonte vem da expressão aos pés do monte, no caso, aos pés dos Alpes. Nessa região do norte da Itália, temos os pratos tradicionais feitos com vinho Barolo e trufas brancas.

Risotto alla Piemontese

O risoto à moda do piemonte é feito com manteiga, champignons e queijos parmesão. Para o cozimento se utiliza vinho branco de alta qualidade. Aprenda a preparar!

Tagliarin com trufa branca de Alba

Em Alba são colhidas as raras trufas brancas, que influenciam bastante o terroir. As trufas fazem parte da gastronomia local e os pratos feitos com essa iguaria costumam ser servidos acompanhados dos vinhos típicos do Piemonte. Veja aqui a receita do prato típico da região, o Tajarin com trufas brancas, manteiga e cogumelo porcini desidratado.

receita-tagliarin-trufa-branca-alba-harmoniza-vinho

Brasato al Barolo

O brasato, ou braseado – em português -, é um método de cocção onde a carne é primeiro selada e depois cozida no próprio caldo. A carne vai primeiro para o fogo e, depois, cozinha no forno por longo período. O resultado é um cozido extremamente aromático e suculento. Aprenda a fazer esse delicioso prato em casa.

Vitello Tonnato

Essa prato de entrada é um clássico da região do Piemonte feito com vitela magra (ou lagarto de novilho), servido com um molho à base de atum. Essa combinação da maciez da vitela com o sabor do molho de atum é perfeita para os dias quentes de verão. Aprenda a fazer.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

3 receitas de lasanha para todos os gostos

Continue lendo

7 motivos para você amar o inverno (com vinho!), por Vinho do Bom

Continue lendo

Outono: 9 vinhos perfeitos para encarar a meia estação

Continue lendo