7 motivos para você amar o inverno (com vinho!), por Vinho do Bom

É oficial: estamos no inverno. Isso é uma ótima notícia, porque nós daqui, do Vinho do Bom, temos certeza que vinho e inverno formam uma parceria perfeita! Nos acompanha?

Por Vinho do Bom

De todas as estações do ano, o mundo inteiro parece concordar que o inverno é a que mais nos inspira a tomar vinho. Talvez seja a ideia de frio, que nos remete a tempos ancestrais, quando a gente ficava em cavernas, com todo mundo protegido e aquecido em torno do fogo, desfrutando do bem-estar de permanecer em grupo. Nessa atmosfera de aconchego, é só fechar os olhos para imaginar algumas garrafas de vinho como parte do cenário.

Num país de dimensões continentais, como o Brasil, a gente pode trafegar entre as possibilidades de verões caribenhos e paisagens clássicas do frio encasacado na mesma época. Enquanto no Sul o pessoal usa cachecol e luvas, no Nordeste dá para ir à praia. Mesmo com temperaturas tão diferentes, você vai ver como vinho e inverno simplesmente combinam, juntos são tudo de bom.  Não importa em que parte do país você esteja, relaxe, a gente encontrou motivos para todo mundo entrar no clima do vinho nessa estação.

1. Viver novas “enoexperiências”

Os dias mais frios são a desculpa perfeita para você provar sabores novos. Chame os amigos para uma sessão de “enoexperiências” e abra aquelas garrafas de vinhos escuros, mais intensos e encorpados que você ainda não experimentou.

Se você quer uma dica para começar, aqui vai: Os Malbecs argentinos encorpados, os Barolos (região do Piemonte, na Itália) e os tintos do alentejo são boas pedidas.

2. Ter uma vida com mais romance

A gente sabe que vinho é uma bebida super sedutora, mas dizem por aí que ela é afrodisíaca. Pelo menos no que diz respeito às mulheres…

Uma pesquisa da Universidade de Florença publicada no Journal of Sexual Medicine revelou que as mulheres que bebem duas taças de vinho diariamente têm uma vida sexual melhor do que as tomam menos do que isso e das que não incluem nenhuma quantidade de vinho em sua rotina.

Vamos abrir uma garrafa agora ou daqui a pouco?

3. Ser um explorador

Os dias mais longos do inverno convidam a gente a deixar o relógio de lado e explorar a combinação de vinhos com pratos preferidos. É um mundo de descobertas!

Se você estiver em São Paulo, o Vino! é um lugar perfeito para a prática da harmonização. Além de restaurante, é uma adega com vinhos dos quatro cantos do mundo, de todas as idades e intensidades. Fora isso, eles fazem degustações harmonizadas em dias especiais.

Serviço
Restaurante Vino!
Endereço: Rua Professor Tamandaré de Toledo 51 – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3078-6442
www.restaurantevino.com.br

4. Viver um cenário de revista

Que tal uma lareira acesa, um sofá aconchegante e um bom vinho ou uma praia, o por-do-sol e taças de cristal? Dê asas à sua imaginação e viva um momento deliciosamente sofisticado. Só não esqueça de compartilhar as fotos depois!

Se não tiver lareira em sua casa, não perca a foto! Aqui vau a dica de três lugares com lareira:

Era Uma Vez Um Chalezinho…
Fondue é a sua especialidade!
Endereço: Rua Itapimirum, 11 – Morumbi- São Paulo, SP
Tel.: (11) 3501-9322
www.chalezinho.com

Cantaloup
Culinária contemporânea
Endereço: Rua Manuel Guedes, 474 – Itaim Bibi – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3078-3445 / (11) 3078-9884
www.cantaloup.com.br

Bráz Quintal
Pizzaria
Endereço: Rua Gandavo, 447 – Vila Clementino – São Paulo, SP
Tel.: (11) 5082-3800
www.brazpizzaria.com.br

5. Dar um tempo na dieta (Ufa!)

Já que o corpo não fica tão exposto nessa época do ano, por que não ser mais flexível na dieta e curtir os prazeres do paladar?

Segundo um trabalho da diretora do Instituto Australiano de Pesquisas sobre o Vinho, Creina Stockley, o vinho representa mais ou menos 6% de calorias na dieta de quem bebe vinho moderadamente. Ou seja, 94% das calorias vêm de outras fontes.

Mesmo que os vinhos contenham açúcar – sete calorias por grama – e uma taça de vinho tenha a energia equivalente a uma barra de chocolate, a nossa bebida preferida não tem gordura.

Dê uma olhada na tabela, abra sem culpa novos rótulos e seja feliz.

Champanhe e outros tipos de espumante (taça de 150 mL) – 125 calorias

Vinho tinto (taça de 150 mL) – 120 calorias

Vinho branco (taça de 150 mL – uvas como a Riesling ou a Chardonnay) – 127 calorias

Vinho do Porto (55 mL) – 86 calorias

6. Investir na saúde

Todo mundo diz: saúde em primeiro lugar. A gente pesquisou e descobriu que o vinho traz muitos benefícios à saúde, alguns que a gente nem imaginava. Por isso, recomendamos: deguste diariamente, mas com moderação.

– Segundo estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia, uma taça de vinho tinto por dia diminui o risco de infecções;

– Cientistas dinamarqueses publicaram no Diário de Endocrinologia Clínica e Metabolismo da Sociedade de Endocrinologia que duas taças de vinho tinto por dia ajudam a prevenir a osteoporose;

– Já estudos de universidades americanas e suecas indicam que duas taças de vinho tinto diariamente podem prevenir o surgimento de varizes;

– Consumido desde a juventude, o vinho adia a deterioração natural da retina, diz estudo realizado pelo Departamento de Medicina Interna do Howard University Hospital, nos Estados Unidos;

– A pesquisa da escola de medicina da Universidade de Boston, seu efeito calmante, ajuda a ter uma melhor qualidade de vida.

7. (Re)Lembrar que amizade é tudo de bom

Inverno combina com intimidade. Então, promova encontros com as pessoas que fazem a sua vida ser especial e abra os melhores vinhos para brindar com os amigos que fazem parte da sua jornada no nosso planeta.

Viu quantas experiências bacanas podem acontecer no inverno?

Foi pensando nisso que preparamos uma seleção especial de rótulos. Porque o bom da estação não é a temperatura que faz do lado de fora, é a atmosfera que acontece do lado de dentro – dentro da gente. Seja usando cachecol e luvas no sul, ou na brisa da praia no nordeste, o que todos têm em comum é a porção de afeto e ser humano que fazem o calor do inverno ser uma delícia.

Agora é só aproveitar! Inverno e um bom vinho, quem resiste?

Algo de bom está no ar. Tim tim!

Alessandra e Ranimiro Lotufo são os nomes que estão por trás do Vinho do Bom, blog de vinho com ambiente descontraído e bem humorado. E é exatamente por isso que estão aqui, na Revista Digital da Grand Cru, compartilhando a experiência com os pequenos prazeres ao redor de uma taça de vinho. Acompanhe e divirta-se!

Esta matéria fala sobre: Vinho do Bom

Matérias relacionadas:

O primeiro vinho com 100 pontos do Chile, por Didú Russo

Continue lendo

A escolha do vinho certo no restaurante, por Daniella Romano

Continue lendo

3 lugares para comer (e se aquecer) no inverno em São Paulo, por Paola Perroti

Continue lendo

5 hotéis com lareira para aproveitar o inverno no Brasil, por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

Como escolher um vinho para presentear?, por Daniel Perches

Continue lendo

6 receitas para o inverno - com dicas incríveis de harmonização com vinho!

Continue lendo