Como escolher um vinho para presentear?, por Daniel Perches

Se está pensando em presentear alguém com vinho, precisa conferir as dicas do nosso colunista Daniel Perches – é mais simples do que parece

Por Daniel Perches

Presentear com vinhos é sempre uma opção elegante e simpática, desde que, é claro, a pessoa goste de vinhos. Certifique-se disto antes, afinal de contas, ganhar algo que não vai usar ou beber, não é mesmo? Mas depois de decidido que o presente é vinho, a dúvida sobre algo que vá agradar alguém que não conhecemos é sempre grande.

Vamos dividir então em duas partes.

Se você conhece o paladar gastronômico da pessoa

Essa opção vale para aquelas pessoas com quem você conversa e sabe que frequenta um determinado tipo de restaurantes, ou que você sabe que gosta de fazer churrasco em casa no final de semana, ou até mesmo vê fotos de comida na timeline das redes sociais dela. Neste caso, pense num prato que vai harmonizar com o vinho que vai dar. Por exemplo, um Malbec argentino para um bom churrasco tradicional, ou um Chardonnay ou Riesling para acompanhar pratos feitos com peixes assados com legumes. Dá até para comentar isso no cartão, caso tenha um, explicando a sua escolha.

Se você não sabe nada sobre a pessoa

Aqui fica mais difícil e aí teremos que ser bem mais genéricos. Existem vinhos que são notadamente bons, seja por consumidores ou por especialistas, que publicam suas notas em guias. As lojas de vinhos certamente possuem exemplares que você poderá pesquisar e adequar o seu orçamento a um vinho que tenha uma alta pontuação, ajudando assim na escolha. Você vai “emprestar o conhecimento” do crítico para dizer para o seu presenteado que ele tem um vinho bom nas mãos.

Gostou dessa dica? Então mande sua pergunta para atendimento@grandcru.com.br com [Grand Cru Responde] no assunto que responderemos aqui duas vezes por mês.

Foi ao atender a conta de uma vinícola na agência em que trabalhava que o publicitário Daniel Perches descobriu sua paixão por vinho. Foi aí que sentiu a necessidade de escrever sobre o tema (e estudar também!). Deixou a carreira de 10 anos de lado e passou a se dedicar exclusivamente a seu blog vinhosdecorte.com.br e outras publicações. Seu objetivo? Que o vinho faça parte cada vez mais do cotidiano das pessoas. Aqui, assina a coluna Grand Cru Responde.

Esta matéria fala sobre: Pergunte ao Daniel

Matérias relacionadas:

Experimente um rosé e se surpreenda, por Didú Russo

Continue lendo

5 dicas para comprar vinhos com desconto e garimpar ótimas oportunidades!, por Amandine Castillon

Continue lendo

10 livros para quem ama o mundo dos vinhos

Continue lendo