Como escolher um vinho para agradar o seu paladar

Quem nunca se viu diante de uma prateleira de vinhos sem saber que rótulo escolher? Essa é uma situação corriqueira para quem entende muito de beber vinho, mas ainda não sabe ao certo por onde começar a escolher. O segredo é descobrir qual o seu estilo de vinho favorito e depois se orientar por dicas fáceis que damos aqui. Nos acompanha nessa série especial?

Dica 1: Velho Mundo ou Novo Mundo?

Entenda quais são as diferenças entre os vinhos do Velho Mundo e do Novo Mundo (e quais os seus principais países!).

Dica 2: Uvas para saber de cor

Existem milhares de variedades de uvas viníferas diferentes. E é praticamente impossível conhecer todas elas, mas existem algumas características das principais cepas que são imprescindíveis na hora de escolher um vinho para agradar o seu paladar!

Dica 3: Harmonizando vinho e comida

Vinho tinto com carne vermelha e vinho branco com peixe. Esse tipo de regra que nem sempre funciona quando falamos em harmonização, mas pode ser um ótimo começo para escolher um vinho que agrade o seu paladar!

Dica 4: Escolhendo a safra

Quanto mais velho o vinho, melhor? É aí que você se engana… Essa regra vale para apenas 5% de todos os vinhos produzidos por safra (acredite, 95% deles devem ser consumidos no ano seguinte à colheita!). E é justamente sobre isso que vamos falar hoje: como identificar vinhos destinados a longa guarda e colecioná-los por décadas na adega.

Dica 5: Palavras que você precisa saber para descrever um vinho

Você prefere um vinho encorpado, tânico e austero ou um vinho leve, fresco e aromático? Esses adjetivos são importantes para ajudar a descrever um vinho (e identificar quais características agradam ou não o seu paladar!).

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

5 vinhos a partir de R$48 para quem quer conhecer o Velho Mundo, por Moisés Lacerda

Continue lendo

9 Malbecs com ótimo custo-benefício para todas as ocasiões

Continue lendo

Como escolher um vinho para presentear?, por Daniel Perches

Continue lendo