Escolhendo o vinho certo: uvas para saber de cor
Existem milhares de variedades de uvas viníferas diferentes. E é praticamente impossível conhecer todas elas, mas existem algumas características das principais cepas que são imprescindíveis na hora de escolher um vinho para agradar o seu paladar!
Agora que você já deu o primeiro passo na hora de escolher o seu vinho – e sabe se prefere um exemplar do Novo ou do Velho Mundo (se não deu o primeiro passo, clique aqui!) -, pode partir para a escolha da uva. Mas são centenas, senão milhares de variedades de uvas viníferas. Por isso, listamos as mais populares abaixo.
As principais uvas tintas que você precisa conhecer
Cabernet Sauvignon
Intensa em aromas de groselha, notas herbáceas, de tabaco, café e baunilha, é também conhecida por seus vinhos bem estruturados, tânicos e encorpados. No Novo Mundo, os Cabernets têm sabores de frutas maduras e taninos macios, enquanto que os do Velho Mundo são austeros e taninos rugosos.

Características da uva Cabernet sauvignon. Fonte: winefolly.com.
Merlot
Maciez é a característica mais marcante da Merlot – por isso, seus vinhos são tão fáceis de beber. Tem aromas exuberantes de frutas negras e violetas no Novo Mundo e caráter terroso no Velho Mundo.

Características da uva Merlot. Fonte: winefolly.com.
Malbec
São as ameixas maduras, o frescor de menta e o perfume das pétalas de violeta que dão tipicidade à Malbec no Novo Mundo – isso sem falar na estrutura tânica e encorpada da uva. Os poucos exemplares do Velho Mundo são sóbrios e com taninos muito adstringentes.

Características da uva Malbec. Fonte: winefolly.com.
Carménère
As notas vegetais de pimentão verde são marca registrada da Carménère, que também dá origem a exemplares frutados e com notas de madeira. Corpo e acidez médios. É raro encontrar vinhos da variedade fora do Chile.

Os aromas, sabores e a cor do vinho da uva Carménère. Fonte: winefolly.com.
Pinot Noir
Aromas de frutas silvestres dominam o nariz de Pinots mais jovens, que ganham toques terrosos e herbáceos com o passar dos anos. No Novo Mundo, a uva dá origem a tintos mais encorados e com menor acidez, enquanto que no Velho Mundo se apresenta leve e elegante.

Características da uva Pinot Noir. Fonte: winefolly.com.
Syrah ou Shiraz
Frutas negras e suculentas dão estrutura aos aromas da Syrah, mas são as notas de especiarias que caracterizam seus tintos de corpo médio a encorpados. A marca do Novo Mundo são as especiarias doces, como canela e cravo, e as frutas maduras, enquanto que no Velho Mundo vão mais para pimenta-preta e frutas frescas.

Características da uva Syrah. Fonte: winefolly.com.
Tempranillo
Morangos maduros e geleia de frutas vermelhas dão personalidade aos Tempranillos, tintos de corpo médio a encorpado e tânicos.

Características da uva Tempranillo. Fonte: winefolly.com.
Sangiovese
Com aromas mais tímidos, nos mostra notas que vão de ameixas a tomates com toques de ervas para chá e especiarias. Seus vinhos tem corpo médio, alta acidez e muitos taninos.

Características da uva Sangiovese. Fonte: winefolly.com.
As principais uvas brancas que você precisa saber de cor
Chardonnay
No Novo Mundo tem aromas de frutas tropicais, são encorpados e têm baixa acidez; os do Velho Mundo tendem para as frutas cítricas e brancas, e têm maior acidez.

Características do cacho da uva e do vinho feito da Chardonnay. Fonte: winefolly.com.
Sauvignon Blanc
Aromas de frutas amarelas, como maracujá e limão, são mesclados às notas herbáceas. Em boca, apresenta acidez bastante alta e corpo leve.

Características da uva Sauvignon Blanc. Fonte: winefolly.com.
Moscato
Muito aromáticos, apresentam notas de buquê de flores e frutas brancas. Podem ter paladar doce ou seco, mas normalmente têm corpo leve e acidez moderada.
Riesling
Seus aromas vão de limão, damasco e maçã a querosene e mel. Versátil, produz vinhos secos ou doces, encorpados ou leves, mas sempre com boa acidez.

Características do cacho e dos vinhos feitos da uva Riesling. Fonte: winefolly.com.
Torrontés
Muito aromática, é marcada pelo caráter perfumado floral e frutado que assume à taça, mas de acidez e corpo médios.

A cor e as principais notas da uva Torrontés. Fonte: winefolly.com.
Gewürztraminer
Uva de casca rosada e pequenas bolinhas pretas, traz aromas de lichia, rosas, amêndoas e até alguns toques defumados. Muito aromática, tem corpo e acidez médios.

Características da uva Gewürztraminer. Fonte: winefolly.com.
Pinot Grigio
Pouco aromáticos, de corpo leve e acidez alta, a Pinot Grigio produz vinhos sutis, mas agradáveis – com delicadas notas de mel, fumaça e especiarias.

Característica da uva Pinot Grigio (Pinot Gris). Fonte: winefolly.com.
Por Gustavo Jazra