Beabá da culinária e vinhos portugueses, Giovanna Ferraz Borges

Publicado em 28/11/2017

Nossa colunista do Aperte os Cintos, Giovanna Ferraz Borges, fez uma lista de pratos típicos de Portugal que você precisa provar e 5 vinhos que precisa degustar. Leve a listinha no bolso!

Por Giovanna Ferraz Borges

Portugal, terra de paisagens lindas e de gastronomia refinada. Quem vai ao país, deve tentar provar cada uma dessas delícias abaixo – em ordem alfabética! A final, é cada prato giro que faz a viagem ficar ainda mais fixe, ora pois!

A

Arroz de Pato

Os ingredientes do prato já são saborosos sozinhos, então imagine todos juntos: carne de pato, bacon defumado, presunto, chouriço e arroz. As carnes são cozidas todas juntas e desfiadas no fim. O arroz vem ao final para juntar tudo. Confira a receita do arroz de pato aqui.

Açorda de Mariscos

Para os fãs de frutos do mar, essa receita é incrível. O prato leva berbigão, amêijoas e camarão, preparados separadamente. A etapa final fica por conta do pão, da calda de peixes, ovos e temperos.

Alheira de Mirandela

A alheia é um enchido em formato cilíndrico que pode ser preparado com vários alimentos, como aves, carne de porco e pães. O sabor mais tradicional é o com carnes de caça ou carne de porco, fritas ou assadas. Confira a receita da Alheira de Mirandela aqui.

B

Bacalhau

O peixe é um dos alimentos mais consumidos no país e é base de diversas receitas, como o Bacalhau com Natas, Bacalhau à Brás, o bolinho de bacalhau e a punheta de bacalhau, uma espécie de ceviche. Usado diariamente e comum em celebrações, o peixe é símbolo de Portugal e reconhecido no mundo todo. Temos 10 receitas de bacalhau para agradar todas as tradições, confira aqui.

Bacalhau à Beira Alta com calabresa defumada e batatas ao murro #grandcrumoema

A post shared by Grand Cru Moema (@grandcru_moema) on

C

Caldo verde

Batatas, caldo, azeite, paio, linguiça, couve e água: esses são os ingredientes do tradicional caldo verde português. O prato é uma sopa, mas parece mais um creme, pois é bem cremoso e suculento. Veja o preparo completo do caldo verde português.

Cozido à portuguesa

Não existe uma forma correta de preparar o cozido à portuguesa, já que a receita varia de região em região. A receita mais tradicional leva vegetais, carnes e enchidos. Para os fãs de sopa, com a água do cozido é possível fazer uma sopa acrescentando pão e arroz. Veja como preparar o cozido à portuguesa.

F

Feijoada Portuguesa

Bem parecida com a feijoada brasileira, a versão portuguesa apenas adiciona outros ingredientes, como tomate, ovos, chouriço de sangue, entre outros. Para o feijão, não há apenas uma versão, diferentemente do nosso prato. Pode-se usar os tipos seco, manteiga, catarino ou encarnado.

Francesinha

A francesinha é uma das comidas mais típicas e um must-eat para quem vai viajar à Portugal. Criado na cidade de Porto, o prato é melhor preparado na região norte do país e consiste em uma mistura de pão, bife, chouriço, queijo, ovo, bacon, fiambre, tomate, pimenta piri-piri e um molho com vinho do Porto.

G

Ginjinha

A bebida é o digestivo mais famoso de Portugal. Para quem gosta de licor, tá aí um shot obrigatório pós-refeição. A Ginjinha é uma mistura de ginja (um fruto parecido com a cereja), açúcar, aguardente, água e canela. E ainda é tradicionalmente servida em copinhos feitos de chocolate, para serem comidos depois!

A bela da ginja ❤ #travel#love#ginjinha#castelodeourem

A post shared by Filipa Almeida (@kikahkiki) on

L

Leitão assado à Bairrada

O prato é típico da região de Bairrada, mais precisamente da Mealhada, e a sua receita mais popular é datada de 1743. O método mais tradicional de assar o leitão é encontrar uma peça entre 6 e 8 quilos, temperar a carne com alho, gordura de porco, pimenta e sal e, em seguida, colocar o leitão no forno à lenha ou na churrasqueira.  O resultado é uma carne suculenta por dentro e crocante por fora.

M

Molotof com caramelo

O prato é um pudim de claras bem tradicional de Portugal. Depois de desenformado, a sobremesa recebe uma cobertura de caramelo que adocica o doce feito com ovos.

Molotof com creme de ovos e nozes #molotof #cremedeovo #bolosdofolheta #povoadevarzim #since2015

A post shared by Bolosdofolheta (@bolosdofolheta) on

P

Pastel de Santa Clara

Conhecido no Brasil como pastel de Belém, o doce é o mais famoso do país e apreciado por todos os locais. A receita do pastel é simples, mas difícil de ser executada: massa folhada recheada com gemas e, em alguns casos, amêndoas, nozes e gotas de limão e açúcar de confeiteiro polvilhado são acrescentados.

Saindo do forno! . . . #ifood #ubereats #pasteldenata #docesportugueses #docesconventuais #blembakery

A post shared by B.LEM Portuguese Bakery (@blembakery) on

O

Ovos moles de Aveiro

Os ovos moles, como o nome diz, são as gemas moles do ovo com açúcar, enroladas em forma de conchas em uma bolacha fina.

#instafoodie #ovosmolesdeaveiro #spécialitées #portugal

A post shared by Benoit Sinthon (@benoitsinthon) on

P

Pudim Abade de Priscos

Criado pelo famoso Abade de Priscos, a receita é conhecida por todos os portugueses. A receita é um pudim feito de toucinho, vinho, limão, canela e caramelo.

Polvo à portuguesa

O polvo é um dos alimentos mais nobres de Portugal, servido em ocasiões especiais e casamentos. Normalmente, o molusco é servido frio com cebola, azeite e salsa, mas há receitas que o servem quente, como o Polvo à Lagareiro, que é assado e servido com batatas.

Q

Queijo Serra da Estrela

O queijo é usado em muitas receitas e é conhecido pela sua cremosidade e sabor marcante. Por isso é considerado uma das 7 maravilhas da gastronomia de Portugal.

Queijo de Azeitão

Tradicional da região de Azeitão, no sul do país, o queijo é feito com leite de ovelha e possui denominação de origem protegida.

One more because it's so fucking good! #cheese #queijodeazeitao #fuckthatsdelicious

A post shared by Patrick Hesse (@patdabest) on

R

Rancho à portuguesa

O rancho é basicamente um ensopado de carnes com batata no caldo. É um prato historicamente conhecido que está presente nas refeições diárias portuguesas.

S

Sardinhas assadas

As sardinhas assadas são um clássico de Portugal. A combinação do peixe fresco com o sabor defumado da grelha é um aperitivo bem típico do país. Durante as festas de Santo Antonio, os portugueses comem o prato com broa de milho ou legumes cozidos.

T

Tarte de Amêndoa Algarvia

A torta é para quem ama doces, já que leva amêndoa caramelizada e possui uma consistência crocante e única.

Vinhos portugueses para degustar…

Monte da Raposinha Nós – Alentejo, Portugal

O vinho mistura 4 uvas típicas portuguesas: a Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão, Tinta Barroca e Touriga Franca. Produzido pela vinícola Monte da Raposinha, o Nós tem caráter familiar e possui altíssima qualidade. No paladar, uma mistura de cereja, morango e amora se misturam. Para comprar este rótulo, clique aqui.

Vinho Tinto Monte da Raposinha Tinto 2012 750 mL

Churchill’s Estate Douro Tinto – Douro, Portugal

Fundada em 1981 por John Graham e os seus irmãos Anthony e William, a Churchill’s foi a primeira companhia produtora de vinho do Porto fundada e estabelecida no último meio século. O rótulo de 2013 traz a mistura de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz que harmoniza perfeitamente com rabada com agrião e ravióli de cordeiro. Para comprar este rótulo, clique aqui.

Vinho Tinto Churchill’s Estate Douro Tinto 2012 750 mL

Ruby – Douro, Portugal

A vinícola Van Zellers é uma gigante mundial na produção de vinhos portugueses, criando vinhos que levam personalidade, história, diversão, cultura e prazer à vida das pessoas. O Ruby é um vinho tinto que mistura 6 tipos de uvas (Touriga Franca, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Rufete) e passa 24 meses sendo envelhecido no barril de carvalho. No paladar, calda de ameixa, morango em calda e trufa de chocolate se misturam. Para comprar este rótulo, clique aqui.

Vinho do Porto Van Zellers Ruby 750 mL

Casal Branco Terra de Lobos – Tejo, Portugal

O Terra de Lobos é composto de 70% Castelão e 30% Cabernet Sauvignon, sendo um vinho encorpado e de acidez média. A vinícola Quinta do Casal Branco é pioneira em inovação tecnológica no Ribatejo e é reconhecida por suas produções de alta qualidade. O rótulo possui aroma de frutas vermelhas e flores e, no paladar, nota-se a presença de frutas maduras e especiarias. Para comprar este rótulo, clique aqui.

Vinho Tinto Casal Branco Terra de Lobos 2014 750 mL

Churchill’s Meio Queijo Douro Tinto – Douro, Portugal

O rótulo é da mesma vinícola que o Churchill’s Estate, mas é um vinho branco. Usando as uvas Rabigato, Viosinho e Arinto, o Meio Queijo é um vinho para beber jovem, possui taninos acentuados e acidez média. Ao degustar, sabores de kiwi, casca de laranja e hortelã vem no paladar. Harmoniza bem com lula empanada, frutos do mar na manteiga e queijos suaves. Para comprar este rótulo, clique aqui.

Vinho Tinto Churchills Meio Queijo Douro Tinto 2013 750 mL

 

Apaixonada por viajar, a jornalista Giovanna Ferraz Borges é uma verdadeira colecionadora de carimbos em seu passaporte. Depois de viver em São Paulo, Londres e em Lyon, escolheu Montreal como a sua segunda cidade – mas faz questão de dizer que o mundo é o seu lar. Aqui, na Revista Digital da Grand Cru, assina a coluna Aperte os Cintos, com as melhores dicas de turismo!

Esta matéria fala sobre: Aperte os cintos

Matérias relacionadas:

9 receitas de Bacalhau para a Páscoa, com dicas de harmonização!

Continue lendo

3 receitas típicas portuguesas harmonizadas com vinhos, por Bru Calderon

Continue lendo

Conheça as principais regiões vinícolas de Portugal

Continue lendo