5 Wine Bars imperdíveis para conhecer no Rio de Janeiro, por Renata Serrano

Nunca pensou no Rio de Janeiro como um destino de vinho? Uma pena, pois a cidade é cheia de enotecas que guardam adegas incríveis. Aproveite as dicas da nossa colunista de turismo Renata Serrano!

Por Renata Serrano

Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil. Cidade Maravilhosa, coração do meu barril (ops!). A cidade é, sim, maravilhosa e cheia de lugares lindos pra visitar. Viajar para o Rio de Janeiro ainda é sonho de muitos brasileiros e de diversos turistas do mundo todo. Conhecer as belas paisagens, a vida noturna, o samba, a praia… E tenho certeza que você não vai resistir a essas dicas de lugares pra degustar vinhos no Rio.

Primeiro vamos falar dos pontos turísticos que você não pode deixar de visitar quando estiver na capital carioca.

  • É claro que o Corcovado não pode faltar durante aos marinheiros de primeira viagem. O Cartão postal da cidade – e agora uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno – é simplesmente indescritível.
  • Outro cartão postal da cidade é o Pão de Açúcar, que tem uma vista de 360° da cidade, de onde é possível contemplar diversas praias e até a cidade vizinha Niterói. O caminho, de bondinho, é feito em duas etapas: primeiro até o Morro da Urca, depois até o Pão de Açúcar. Sensacional!
  • O Museu do Amanhã é um museu de ciências dedicado a explorar as possibilidades de construção do futuro. Cinco perguntas norteiam seu percurso narrativo: De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos conviver nos próximos 50 anos? O conceito fundamental é que o Amanhã não é uma data no calendário: ele é uma construção, e começa hoje. Também costumamos fazer essas perguntas depois de algumas taças de vinho (risos).
  • O Jardim Botânico é um refúgio no meio da cidade, onde se escuta o som de pássaros e de água corrente. Local bacana pra dar aquela relaxada!
  • Que tal uma espiadinha na Vista Chinesa? Tenho certeza que vai gostar.
  • Beber mate gelado e comer biscoito de polvilho… Ah, isso é um clássico carioca!
  • Gosta de se aventurar? Então vá saltar de Asa Delta na Pedra Bonita (e depois me conte o que achou!).
  • A maior floresta urbana do Rio de Janeiro está no Parque Nacional da Tijuca, que abriga espécies da fauna e da flora brasileira vistos apenas na Mata Atlântica. São várias atrações como Cascatinha Taunay, Capela Mayrink, Mirante Excelsior, Barracão, Gruta de Paulo e Virgínia, Lago das Fadas, Vista Chinesa e o Açude da Solidão. Só visitando mesmo pra conferir.
  • Tomar um chá da tarde na Confeitaria Colombo, uma das mais tradicionais do Brasil e símbolo da belle époque. Inaugurada em 1894, a parada lá é obrigatória.
  • Ver aquele por do sol inesquecível na Pedra do Arpoador também deve estar na lista de quem vai visitar o Rio.
  • E, para encerrar, virar a noite na Lapa. O bairro mais boêmio do Rio de Janeiro é historicamente ligado ao samba, mas há opções para todos os gostos. Com muitos bares e casas de show, que cabem em diferentes orçamentos, a Lapa é um passeio imperdível.

Agora que você já conhece os principais pontos do Rio, vamos ao que interessa. Confira os 5 bares que indico para quem quer degustar bons vinhos.

Bottega Del Vino

Em um dos bairros mais nobres da cidade, o Leblon, você vai encontrar esta charmosa Enoteca com três adegas e quatro máquinas Enomatic. Para acompanhar a sua taça não vão faltar opções (divinas!) no cardápio.

Serviço
Endereço: Rua Dias Ferreira, 78 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2512-6526
bottegadelvino.com.br

Porto di Vino

É no bairro da Gávea que fica este bar, uma mistura de loja e wine bar. Você pode levar os vinhos para casa ou degustar ali mesmo. Consulte pelo site que algumas vezes eles até fazem degustações especiais!

Serviço
Endereço: Praça Santos Dumont, 140, Loja A – Gávea – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2137-4154
portodivino.com.br

Wine House

Da parceria de um inglês com um brasileiro, nasceu o Wine House. Localizado em Botafogo, o bar oferece uma variedade de vinhos a preços acessíveis, combinando com o estilo carioca. Sem preconceito e sem frescura. Somente bons rótulos e um ambiente acolhedor. Vale a visita.

Serviço
Endereço: Rua Paulo Barreto, 25 – Loja E – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3264-4101
winehouserio.com.br

Simon Boccanegra

Você encontra este elegante bar e bistrô em Copacabana. Sua adega impressiona – a maioria dos rótulos são italianos, e prepare o bolso… Mas é um daqueles lugares que vale muito a pena conhecer!

Serviço
Endereço: Rua Aires Saldanha, 98B – Copacabana – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3269-4366
boccanegra.com.br

Oscar Bistrô Bar

Tipicamente parisiense, e localizado no bairro do Leblon, este wine bar vai te remeter aos mais deliciosos locais da França. Está difícil ir para a França? Então vá ao Rio mesmo e aproveite!

Serviço
Endereço: Rua Dias Ferreira, 64 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 3269-1888
oscarbistrobar.com

Se gostou das dicas, agora é só aproveitar e curtir uma bela viagem para a Cidade Maravilhosa. Consulte os roteiros da Barbarela Turismo especialmente elaborados para os apaixonados por vinho.

 

Renata Serrano é proprietária da agência Barbarela Turismo, localizada em Vinhedo, no interior de São Paulo. A empresária assina a coluna Na Rota dos Vinhos, da Agenda In, e apresenta o programa Fazendo as Malas, no canal VV8 TV. Além de ser coordenadora da Confraria VIP, na qual reúne amigos para aprender mais sobre vinhos e harmonização. É sócia na empresa 50 Tons de Vinho que elabora cursos, eventos e workshops de vinhos.

De 2004 para cá, a Barbarela Turismofoi aos poucos se especializando em enoturismo, que hoje se tornou o principal foco da agência. Quem participa dos roteiros como foco em vinho, totalmente personalizados, acaba aprendendo um pouco mais sobre o ciclo da videira, processo de produção dos vinhos, além de aproveitar excelentes degustações.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

O melhor da gastronomia portuguesa no Rio de Janeiro, por Paola Perroti

Continue lendo

5 bares de hotel para tomar um drinque (ou dois!), por Paola Perroti

Continue lendo

5 lugares que servem brunch em SP e no RJ, por Paola Perroti

Continue lendo

4 lugares imperdíveis para beber vinho em Buenos Aires, por Renata Serrano

Continue lendo

7 passeios imperdíveis na Serra Gaúcha, por Renata Serrano

Continue lendo

Conhecendo a Pizzorno Wines, por Renata Serrano

Continue lendo