As principais uvas tintas do mundo e suas características

Publicado em 13/05/2015

Acha que consegue reconhecer um Cabernet Sauvignon às cegas? E um Merlot? Aprenda as características das principais variedades tintas de uvas do mundo!

Parte das características de um vinho se deve a uva que lhe deu origem (são os ditos aromas primários!). É claro que a bebida pode variar de acordo com a região e com outros fatores, mas a melhor maneira de se orientar na hora de escolher um bom vinho é saber quais são as uvas das quais ele foi feito!

Conheça as principais uvas tintas do mundo e suas características

Cabernet Sauvignon

Com muita intensidade – desde a cor até os aromas e a estrutura do vinho em boca -, a Cabernet Sauvignon traz essa marca registrada em diverso portfólio da uva. Frutas, com destaque às groselhas -, toques vegetais ou herbáceos, de tabaco, café e baunilha são esperados deste vinho encorpado, tânico e superpotente.

Nossa indicação de vinho para você conhecer a Cabernet Sauvignon é o vinho tinto Cobos Felino Cabernet Sauvignon 2015, da premiada Vinã Cobos. Você pode conferir mais informações d cias de harmonização desse rótulo aqui.

vinho-tinto-cobos-felino-cabernet-sauvignon-2014-750-ml

Vinho Tinto Cobos Felino Cabernet Sauvignon 2015 750 mL

Merlot

A característica mais marcante da Merlot – e pela qual a uva é mais conhecida – não é um aroma ou um sabor, mas a maciez com que seus vinhos passeiam pela língua. Frutas negras, violetas e toques terrosos seduzem o nariz, mas finalizam com uma boca tão macia que caracteriza a uva por produzir vinhos fáceis de beber.

Para conhecer melhor a Merlot, o Vinho Tinto Mancura Etnia Merlot pode ser o rótulo que você estava esperando!

vinho-tinto-mancura-etnia-merlot-2015-750-ml

Vinho Tinto Mancura Etnia Merlot 2015 750 mL

Carménère

Com acidez e corpo médios, os vinhos de Carménère (os chilenos que o digam) são marcados pelo caráter herbáceo e vegetal de seus vinhos. Há até alguns exemplares mais frutados, outros com mais caráter da madeira, mas a maioria traz tantas notas de pimentão verde que virou marca registrada da uva.

Apesar de ser produzido em uma vale frio, o Leyda Reserva Carménère preservou os aromas de frutas maduras e trouxe mais elegância ao vinho, além de um frescor incomparável aos outros Carménères produzidos no Chile.

Conheça mais sobre a história da Carménère em nossa matéria especial sobre a uva.

vinho-tinto-leyda-carmenere-reserva-2015-750-ml

Vinho Tinto Leyda Carménère Reserva 2015 750 mL

Malbec

Quase tão intensa quanto a Cabernet, a tipicidade da Malbec também prevê muito corpo e muitos taninos, além de aromas e sabores exuberantes. Ameixas e o frescor de menta estão, na maioria das vezes, associados aos sabores do carvalho, muito utilizado no processo de envelhecimento de seus vinhos.

Para experimentar toda a tipicidade da Malbec, a pedida é o Vinho Tinto Cobos Felino, da argentina Vinã Cobos.

A Malbec também tem um dia especialmente dedicado à ela: O Malbec Day, comemorado dia 17 de abril. Conheça mais sobre a história da uva aqui!

vinho-tinto-cobos-felino-malbec-2015-750-ml

Vinho Tinto Cobos Felino Malbec 2015 750 mL

Pinot Noir

Frutas silvestres representam o início dos aromas de um Pinot Noir, mas a mais sensual das uvas expressa também notas terrosas e herbáceas. A variedade francesa é conhecida por ser a mais leve das castas tintas (algo que se nota pela cor, por vezes, translúcida), consequência de sua casca fina, que passa menos cor, corpo e taninos para o vinho. Em compensação, é bastante aromática.

Aproveite para experimentar esse vinho que foi considerado pelo Guia Descorchados uma de Pinot Noir: Vinho Tinto Terroir Único Pinot Noir.

vinho-tinto-zorzal-terroir-unico-pinot-noir-2013-750-ml

Vinho Tinto Zorzal Terroir Único Pinot Noir 2013 750 mL

Syrah

Conhecida como Shiraz no Novo Mundo, onde se deu tão bem quanto no Velho, a Syrah é outra variedade intensa que exibe aromas de frutas negras, mas com um diferencial: as especiarias. Desde pimenta-do-reino até cravo, canela e alcaçuz.

O espanhol Vinho Tinto Alceño Premium 50 Barricas Syrah 2012 vem da região da Jumilla e é feito com 100% uva Syrah e harmoniza muito bem com carnes assadas na brasa, queijos e embutidos variados, arroz de pato, paella valenciana, perdiz e massas com molho substanciosos.

vinho-tinto-alceno-premium-50-barricas-syrah-2012-750-ml

Vinho Tinto Alceño Premium 50 Barricas Syrah 2012

Grenache

Apesar de a Grenache ser mais conhecida pelos cortes com Syrah e Mourvèdre, típico do Rhône, é uma das uvas que estão se tornando mais populares ultimamente – mas com o nome Garnacha, como é na Espanha, ou Samsó, na Catalunha. Os vinhos de Grenache costumam ser encorados, trazendo notas de frutas vermelhas, especiarias, toffe e café.

A Garnacha é uma uva que aparece mais comumente em cortes. Por isso, para conhecer toda a tipicidade, sabores e aromas que essa uva tem a oferecer, é importante provar um vinho feito 100% com a Garnacha, como o Vinho Tinto Menguante Garnacha 2015.

Você sabia que a Grenache possui um dia só dela? Conheça a história da uva aqui.

vinho-tinto-menguante-garnacha-2015-750-ml

Vinho Tinto Menguante Garnacha 2015

Tempranillo

Na lista das uvas tintas mais com taninos, a Tempranillo é a principal uva da Espanha e marca seus vinhos com sabores de frutas vermelhas, sobretudo morangos. Ela dá paladar levemente adocicado a seus vinhos – impressão gerada pelo amadurecimento das notas frutadas e da transformação dessas frutas em geleia.

Nossa indicação para conhecer a Tempranillo é o Vinho Tinto Algairén Trempanillo, pelo qual você pode conhecer a uva mais famosa da Espanha.

Quer saber mais sobre a casta espanhola? Fizemos um artigo especial sobre ela que você confere aqui!

vinho-tinto-algairen-tempranillo-2015-750-ml

Vinho Tinto Algairén Trempanillo 2016 750 mL

Sangiovese

A mais italiana das uvas traz aromas e sabores que vão das ameixas até tomates, passando por chá e por notas terrosas. Seus vinhos vão de médio corpo a encorpados, mas trazem sempre muitos taninos – característica que lhes garante longa guarda. A acidez, marcante em todo o solo italiano, também é uma das características da Sangiovese.

Prove uma Sangiovese vinda diretamente da região de Toscana, na Itália, com o Vinho Tinto Garofoli Monte Reale Sangiovese Marche IGT.

Vinho Tinto Garofoli Monte Reale Sangiovese Marche IGT 750 mL

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Cabernet Sauvignon: a uva mais cultivada no mundo

Continue lendo

A Syrah pelo mundo: Vale do Rhône, Austrália, África do Sul, Argentina e Chile

Continue lendo

A Pinot Noir pelo mundo

Continue lendo

Como a Malbec se tornou a uva mais importante da Argentina

Continue lendo

Especial Dia da Grenache: conheça uma das uvas mais cultivadas do mundo

Continue lendo