Tempranillo: a principal uva da Espanha

Caiu no gosto dos brasileiros e faz sucesso por onde passa. É ela, a Tempranillo. Espanhola inegável, geralmente chega marcada em taninos, pouco álcool e frutas, além de apresentar, em boca, excelente maciez e elegância.

A Tempranillo é a cepa mais cultivada da Espanha e, em Rioja, região emblemática para a uva, ela domina cerca de 85% da área de cultivo. Impossível não mencionar Ribera del Duero, beneficiada pela proteção contra o vento, além de boa altitude, onde a casta rende alguns dos melhores exemplares e, assim como em Rioja, compõe grande parte dos cortes produzidos.

Mas nem só de Espanha vive a Tempranillo. Pode ser encontrada em Portugal, onde é conhecida como Aragonês na região do Alentejo (e pode render vinhos encorpados e suculentos devido ao amadurecimento no clima quente da região) e Tinta Roriz, no Douro, onde é muito utilizada na produção de vinho do Porto. Argentina, Austrália e até Estados Unidos também são países onde a Tempranillo é cultivada, além, é claro, de muitas sub-regiões dentro da Espanha.

De muitos nomes e fácil adaptação, não se espante ao degustar exemplares da casta com evidentes diferenças entre uma região e outra: ela rende vinhos únicos e de características particulares em cada região por onde passa, absorvendo muito do terroir. Você poderá encontrar desde rótulos mais simples, com pouca ou nenhuma passagem por madeira, feitos para serem bebido jovens, até vinhos de intensa complexidade e longa guarda.

Como se apresentam fáceis, macios e equilibrados na maioria das vezes, não requerem sempre uma harmonização, podem, tranquilamente, serem bebidos sozinhos, mas se quiser algo no prato, nada como carnes de caça (cordeiro ou javali especialmente), embutidos ou carnes defumadas.

E você, já provou o seu Tempranillo hoje?

Para conhecer mais profundamente os aromas e sabores da Tempranillo, a Grand Cru indica esse rótulo biodinâmico da região espanhola da Aragón, o Vinho Tinto Menguante Tempranillo.

Vinho Tinto Menguante Tempranillo 2014 750 mL

Vinho Tinto Menguante Tempranillo 2014 750 mL


Por Carol Oliveira

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Além da Tempranillo: as outras uvas tintas da Espanha

Continue lendo

As principais regiões vinícolas da Espanha

Continue lendo

Receita: Tortilla espanhola

Continue lendo