Guia prático de harmonização de Vinho do Porto, por Amandine Castillon

Queijo, castanhas, chocolate ou azeitona? Aprenda como harmonizar vinho do Porto com diferentes tipos de aperitivos e sobremesas.

Por Amandine Castillon

Você prefere começar ou encerrar uma refeição ao lado de um cálice de Vinho do Porto? É bem comum tomar Porto como aperitivo na França, mas dificilmente acompanhamos o fortificado com uma sobremesa, como aqui no Brasil. Devo admitir que fica realmente muito gostoso com doces à base de chocolate… Confira o guia de harmonização do Vinho do Porto que elaborei para você e descubra todos os sabores do Porto!

Vinho do Porto Ruby e LBV (Late Bottled Vintage)

Jovem, com caráter frutado e doçura pronunciada, o Porto Ruby vai perfeitamente bem ao lado de queijos salgados – como os do tipo parmesão e gorgonzola -, mas também tem algumas notas de chocolate que combinam muito bem com doces e sobremesas. Os LBV (Late Bottled Vintage) e Reserva seguem o mesmo princípio de harmonização.

Harmoniza com: queijos salgados e sobremesas à base de chocolate.

Vinho do Porto Van Zellers Ruby 750 mL

Vinho do Porto Tawny

O nome não é em vão: Tawny significa “acastanhado” e indica os Portos que tiveram maior grau de oxidação, por isso a cor ligeiramente castanha. São vinhos do Porto com notas de castanhas e nozes, que combinam muito bem com um mix de nuts, queijos maturados ou sobremesas à base de castanhas.

Harmoniza com: Mix de nuts, queijos maturados e sobremesas à base de castanhas.

Vinho do Porto Tinto Churchill’s Tawny 10 anos 500 mL

 

Vinho Tinto Van Zellers Tawny 750 mL

 

Vinho do Porto Branco

Embora não seja o tipo de Porto mais comum, o branco está, aos poucos, voltando à moda. Mais comum em drinques, como o Porto Tonic, também vai muito bem servido puro, em uma temperatura um pouco mais amena, como aperitivo. Se preferir acompanhar o seu cálice de algum petisco, sugerimos azeitonas ou castanhas.

Harmoniza com: azeitonas ou castanhas.

Vinho do Porto Branco Churchill’s Dry White 10 anos 500 mL

 

Vinho do Porto Vintage

Com um pouco mais de complexidade e estrutura do que os outros tipos de Porto, o Vintage ganha um toque de sofisticação na hora de combinar com comida. Sugerimos que o seu cálice seja acompanhado de frutas secas, como damasco, figo e tâmara, além de queijos azuis e nozes.

Harmoniza com: frutas secas, queijos azuis e nozes.

Vinho do Porto Tinto Churchill’s Vintage 2011 375 mL

 

 

Amandine Castillon é Sommelière e Coordenadora de Produtos na Grand Cru, e está à frente da Grand École, nossa escola de vinhos. Nascida em Tolouse, no sudoeste da França, é especializada em vinhos da região de Bordeaux. Quinzenalmente, ela vai compartilhar dicas de vinhos franceses, harmonizações e enoturismo neste espaço.

Esta matéria fala sobre: Castanhas Queijos Sobremesa

Matérias relacionadas:

Guia de harmonização para uma noite de queijos e vinhos

Continue lendo

Chocolate e vinho: aprenda a combinar!

Continue lendo

Vinhos de Sobremesa: a porta de entrada para o Mundo dos Vinhos

Continue lendo