Entre a taça de vinho e a xícara de café - parte II, por Mariana Vieira

 Tudo é ritual na apreciação dessas bebidas seculares! Saiba mais como aproveitar taças de vinhos e de café

Mariana Vieira

Não adianta. Se me chamar para um café ou vinho a fim de conversar sobre qualquer assunto, podemos papear felizes conversando e degustando. Mas  garanto que não vai render tanto quanto falar sobre os próprios café e vinho!

Depois de discorrer um pouco sobre as semelhanças e diferenças entre essas duas bebidas seculares, me peguei pensando sobre um aspecto muito bonito: os rituais.

Ritual remete aos costumes, gestos e ações muitas vezes simbólicos que envolvem alguma atividade. Para vinho e café, o primeiro passo é a escolha; torra clara e um rosé, ou torra média e um Tempranillo sem madeira, ou torra escura e um potente Malbec? Sempre ao gosto do freguês.

É nesse ponto que a bifurcação entre as duas bebidas aumenta. Para o café, depois de escolhido grão e torra, é necessário escolher o método de preparo. São muitos mas, de forma geral, eles estão separados entre métodos com presença de filtro, como é o caso de coadores de pano e papel, HarioV60, Chemex e Aeropress, ou métodos sem filtro, como é o caso do café espresso ( extraído sob pressão), prensa francesa e as populares cápsulas.

Cada escolha, uma sentença, pois cada método vai ressaltar determinadas características, além de exigir uma moagem mais ou menos grossa. O mais bacana é experimentar ao máximo, para descobrir preferências pessoais e mesmo estilos de café que mais se adequam a cada momento do dia.

Quando se escolhe o estilo de um vinho, é preciso se atentar à dois fatores principais: temperatura de serviço e tipo de taça. A temperatura é fundamental para que a percepção dos aromas seja a melhor possível, tornando a experiência de degustação completa.

As taças, por sua vez, são antes de tudo um instrumento tecnológico. Sim, pois diferentes taças e materiais, como vidro e cristal, favorecem a chamada dinâmica dos fluídos, que estuda e esclarece a movimentação substâncias. O modo como percebemos e interagimos com a bebida muda de acordo com o recipiente, e a melhor forma de comprovar isso é beber o mesmo vinho em duas taças completamente diferentes. Faça em casa!

Aliás, para encerrar, é bacana contar que  hoje existe até taça específica para apreciar…cafés! Nos últimos anos, à pedido da Nespresso, o famoso fabricante de taças de vinho Riedel desenvolveu uma linha especializada com três opções para degustação de espressos de diferentes intensidades. Não disse que café e vinho tem tudo a ver?

Santé!

 

Mariana Vieira é uma jornalista brasiliense que mora em São Paulo. É apaixonada por Gastronomia em todas as suas frentes e decidiu empreender uma jornada de aprendizado no maravilhoso mundo do vinho. Acompanhe as descobertas na coluna Diário da taça no blog da Grand Cru.

Esta matéria fala sobre: Diário de Taça

Matérias relacionadas:

Entre a taça de vinho e a xícara de café - parte I, por Mariana Vieira

Continue lendo

Diário de bordo da taça - aventuras de uma novata no mundo dos vinhos, por Mariana Vieira

Continue lendo

Qual é a diferença entre Confraria e Clube de Vinho?, por Mariana Vieira

Continue lendo

10 vinhos de até R$70 com excelente custo-benefício

Continue lendo

4 documentários sobre vinhos do Netflix para assistir no final de semana

Continue lendo

3 restaurantes no interior de SP para aproveitar nesse feriado, por Paola Perroti

Continue lendo