Como saber se um vinho deve ou não ser decantado?, por Daniel Perches

Você comprou ou ganhou um decanter e nunca usou por não saber quando fazê-lo? Aprenda com o nosso colunista Daniel Perches!

Por Daniel Perches

A palavra decantar é amplamente usada no mundo do vinho. Com frequência, podemos encontrar publicações e até mesmo fichas técnicas dizendo o tempo de decantação de um vinho. E por ser uma dúvida comum, trouxemos para cá a resposta, para ajudar você a tirar melhor proveito do seu vinho.

O que é decantar um vinho? Por que decantar um vinho?

Primeiramente vamos entender o que é a decantação. Ela é uma técnica utilizada para separar os resíduos sólidos do líquido. Esses resíduos podem ser cristais que vão se formando ao longo do tempo e que não fazem nenhum mal (só não são muito agradáveis) ou até pequenos pedaços de rolha, que pode se desfazer ao abrir o vinho, por exemplo.

Para isso, usa-se o decanter, que nada mais é do que um jarro para despejar o vinho e fazer essa separação. O decanter tem também a função de aerar o vinho, ou seja, fazer com que ele tenha maior contato com o oxigênio, liberando seus aromas e o evoluindo um pouquinho mais rápido, para que possa ficar mais prazeroso.

Sendo assim, os vinhos que precisam de decantação são esses que possuem os tais resíduos, e você consegue ver facilmente ele embaixo da garrafa, se coloca-la contra a luz antes de abrir. Ah, e fica uma dica: se você for decantar, o melhor é deixar a garrafa em pé por algumas horas antes de abrir. Assim todos os resíduos descem para o fundo e você conseguirá fazer a separação mais facilmente.

E para terminar, saiba que quando for decantar, você vai ter que deixar um pouquinho de vinho na garrafa, pois não vai conseguir tirar todo o líquido sem que venha alguma parte sólida. Infelizmente, esse é o “ônus” do negócio.

Um abraço e até a próxima dica!

Daniel Perches

Foi ao atender a conta de uma vinícola na agência em que trabalhava que o publicitário Daniel Perches descobriu sua paixão por vinho. Foi aí que sentiu a necessidade de escrever sobre o tema (e estudar também!). Deixou a carreira de 10 anos de lado e passou a se dedicar exclusivamente a seu blog vinhosdecorte.com.br e outras publicações. Seu objetivo? Que o vinho faça parte cada vez mais do cotidiano das pessoas. Aqui, assina a coluna Pergunte ao Daniel.

Esta matéria fala sobre: Pergunte ao Daniel

Matérias relacionadas:

10 acessórios para vinhos que você precisa ter em casa

Continue lendo

Aprenda a lavar corretamente suas taças e decantadores de vinho!

Continue lendo

O serviço completo do vinho: como guardar, como decantar e como servir

Continue lendo

"Como guardar uma garrafa de vinho depois de aberta?", por Daniel Perches

Continue lendo

Como escolher um vinho para presentear?, por Daniel Perches

Continue lendo

Os diferentes tipos de taça, por Daniel Perches

Continue lendo