Sommelier italiano indica vinhos com desconto para comprar na Grand Week

Algumas vezes voltando do trabalho durante um dia de semana dá vontade de tomar uma tacinha de vinho, né? O que acontece, na maioria dos casos, é que só tenho uma garrafa grande na minha adega e tenho medo de acabar desperdiçando uma garrafa inteira ou até mesmo de exagerar na dose sendo que é dia de semana… Enxergo a solução, o ponto de equilíbrio entre o prazer e o dever, na meia garrafa, que me permite tomar uma boa taça de vinho e não exagerar com a bebida.

Por Massimo Leoncini

Por questões comerciais, o mercado oferece muitas meias garrafas de vinhos de entrada. Não é o caso do que sugiro nessa Grand Week, a Black Friday prolongada da Grand Cru. Não é o nosso caso – aqui, sugiro vinhos de meia garrafa em três faixas de preço distintas, um para cada momento da semana.

Quem coleciona vinhos para envelhecer compra garrafa normal, de 750 mL, ou garrafa Magnum, de 1,5 L. A meia garrafa, ela surge para satisfazer em um momento imediato – e teoricamente o nível de maturação, o estado de evolução, deveria acompanhar. Qual é a vantagem de comprar essas meias garrafas? Esses vinhos, atualmente, estão vivendo o seu auge do ponto de maturação.

Confira:

Escorihuela Gascón Malbec 2014 375 mL

Vinho Tinto Escorihuela Gascón Malbec 2014 375 mL

Não poderia faltar uma opção da América Latina de importante qualidade. O Escorihuela Gascón não faz parte da linha de entrada da vinícola, ele já faz parte de uma linha mais complexa de vinhos. Um Malbec maduro, macio, perfeito para um jantar leve e rápido durante a semana. Para não fazer a harmonização com uma tábua de queijos e embutidos, podemos pensar em um hambúrguer caseiro (por que não?!).

Garofoli Piancarda Rosso Conero DOC 2013 375 mL

Vinho Tinto Garofoli Piancarda Rosso Conero DOC 2013 375 mL

Uma bela expressão de Montepulciano (a uva, não a região). Por ser um Montepulciano cultivado mais a norte da Itália, feito na região de Le Marche, por questões de solo, o Piancarda se torna um vinho extremamente fino e elegante. Normalmente se poderia esperar frutas maduras, quase tendendo a couro. No caso do Piancarda, o vinho tem notas mais florais e muito frescor. Acidez equilibrada e taninos macios. É muito difícil achar uma meia garrafa de um vinho pronto do jeito que ele é e com as qualidades que têm neste preço. Tão delicado e elegante que pode se tomar também de segunda-feira à noite (mesmo depois de um fim de semana agitado!).

Talenti Brunello di Montalcino DOCG 2009 375 mL

Vinho Tinto Talenti Brunello di Montalcino DOCG 2009 375 mL

Prazer imediato. Além de ter menor quantidade, também está pronto para ser tomado. Um grande vinho, com um ponto forte: não preciso esperar o prazo normal de envelhecimento de uma garrafa de 750 mL. O vinho está pronto para beber e mostra ótimo equilíbrio. Perfeito para quem está com vontade de tomar uma belíssima taça de vinho importante no meio da semana! Uma harmonização perfeita com Brunello di Montalcino é bisteca ala fiorentina. Já que estamos falando de uma harmonização para o meio da semana, vamos de uma bela carne grelhada – picanha ou filé mignon seriam ótimas opções aqui.

 

Massimo Leoncini é Sommelier Executivo da Grand Cru, e vai escrever quinzenalmente aqui no blog. Italiano da cidade medieval de San Gimignano, na Toscana, chegou ao Brasil a convite do Grupo Fasano, onde trabalhou como Wine Manager por nove anos, antes de assumir a curadoria do portfólio da Grand Cru.

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

3 sugestões de vinho da Black Friday, por Amandine Castillon

Continue lendo

7 vinhos por menos de R$60 para comprar na Black Friday (indicados por sommeliers!)

Continue lendo

Minha escolha de vinho inusitada para a Black Friday, por Didú Russo

Continue lendo

5 dicas de como escolher vinhos de guarda para a sua adega, por Massimo Leoncini

Continue lendo

Descubra o vinho branco perfeito para o verão!, por Daniella Romano

Continue lendo

7 dicas para não cometer gafes com o sommelier do restaurante, por Massimo Leoncini

Continue lendo