Minha escolha de vinho inusitada para a Black Friday, por Didú Russo
Fui convidado a provar este Don Próspero Tannat Malbec 2015 e devo dizer que gostei demais. O casamento dessas castas é uma pedida certa para as pessoas que acham que a Tannat é uma uva muito selvagem, muito áspera, e também para as pessoas que gostam de Malbec, que podem conhecer um assemblage novo.
A primeira uva dá estrutura e firmeza, a segunda, maciez e doçura. Um resultado extraordinário. Agora, com essa promoção da Grand Cru, em sua Grand Week, você não pode perder a oportunidade de conhecer um pouco do Uruguai e um dos melhores produtores daquele país.
As pessoas que me conhecem ou que acompanham meus textos sabem da paixão que tenho pelo Uruguai. Esse país que é uma mistura de Bascos com Italianos é demais. Teimosos, amigos e talentosos. No Uruguai, a quase totalidade das bodegas são de famílias, você bebe um vinho ótimo em uma delas, atravessa a estrada e entra em outra casa, para beber outra maravilha de vinho, diferente do anterior e muito bom também. Isso é Uruguai. Os Pizzorno não poderiam ser diferentes. Uma família linda e que trabalha unida: sua esposa desenvolve um trabalho lindo de pesquisa sobre vinho e saúde, seu filho é seu braço direito e hoje viaja pelo mundo divulgando os vinhos da família. A bodega do Carlos Pizzorno é linda e dá vontade de você se tornar um produtor de vinho também.
Me lembro bem que anos atrás, o Sauvignon Blanc Don Próspero, foi um dos vinhos que me chamaram a atenção para o Uruguai por sua grande qualidade e preço bastante baixo. Ele fez história lá com esse vinho. Uma relação de qualidade e preço quase que incomparável.
Didú Russo é Editor do site www.didu.com.br. Depois de ter passado por diversos veículos de comunicação como Revista Manchete, Editora Globo e TV Record, Eduardo Russo – mais conhecido pelo apelido Didú – escreve sobre vinhos desde 1992 e já lançou dois livros sobre o tema: “Nem leigo, nem expert” e “Vinho para o sucesso profissional”.