Minha escolha de vinho inusitada para a Black Friday, por Didú Russo

 

Fui convidado a provar este Don Próspero Tannat Malbec 2015 e devo dizer que gostei demais. O casamento dessas castas é uma pedida certa para as pessoas que acham que a Tannat é uma uva muito selvagem, muito áspera, e também para as pessoas que gostam de Malbec, que podem conhecer um assemblage novo. 

A primeira uva dá estrutura e firmeza, a segunda, maciez e doçura. Um resultado extraordinário. Agora, com essa promoção da Grand Cru, em sua Grand Week, você não pode perder a oportunidade de conhecer um pouco do Uruguai e um dos melhores produtores daquele país.

Vinho Tinto Pizzorno Don Prospero Tannat Malbec 2015

As pessoas que me conhecem ou que acompanham meus textos sabem da paixão que tenho pelo Uruguai. Esse país que é uma mistura de Bascos com Italianos é demais. Teimosos, amigos e talentosos. No Uruguai, a quase totalidade das bodegas são de famílias, você bebe um vinho ótimo em uma delas, atravessa a estrada e entra em outra casa, para beber outra maravilha de vinho, diferente do anterior e muito bom também. Isso é Uruguai. Os Pizzorno não poderiam ser diferentes. Uma família linda e que trabalha unida: sua esposa desenvolve um trabalho lindo de pesquisa sobre vinho e saúde, seu filho é seu braço direito e hoje viaja pelo mundo divulgando os vinhos da família. A bodega do Carlos Pizzorno é linda e dá vontade de você se tornar um produtor de vinho também.

Me lembro bem que anos atrás, o Sauvignon Blanc Don Próspero, foi um dos vinhos que me chamaram a atenção para o Uruguai por sua grande qualidade e preço bastante baixo. Ele fez história lá com esse vinho. Uma relação de qualidade e preço quase que incomparável.

Didú Russo é Editor do site www.didu.com.br. Depois de ter passado por diversos veículos de comunicação como Revista Manchete, Editora Globo e TV Record, Eduardo Russo – mais conhecido pelo apelido Didú – escreve sobre vinhos desde 1992 e já lançou dois livros sobre o tema: “Nem leigo, nem expert” e “Vinho para o sucesso profissional”.

Esta matéria fala sobre: O vinho em questão...

Matérias relacionadas:

Merlot: uma das castas mais elegantes, por Didú Russo

Continue lendo

Não confunda essa uva com a cidade toscana, por Didú Russo

Continue lendo

O caminho entre o Novo e o Velho Mundo, por Didú Russo

Continue lendo