Receita: Cassoulet por Olivier Anquier
Prato típico da região do Languedoc, na França, consiste em uma mistura de feijão e diferentes carnes. Aprenda a fazer essa deliciosa receita em casa e, de quebra, a harmonizar com vinhos da região.
Tempo de preparo: 3 horas| Nível de dificuldade: Médio | Rendimento: 4 pessoas
Ingredientes
- 500 g de feijão branco
- 150 g de toucinho defumado picado
- 1 kg de lombo de porco
- 800 g de linguiça fresca
- 2 cenouras inteiras
- 2 cenouras picadas
- 1 cebola grande, com alguns cravos espetados
- 1 cebola picada
- 6 dentes de alho descascados, inteiros
- 5 tomates sem pele e sem sementes
- 150 mL de vinho branco
- 1 talo de salsão picado
- 1 talo de alho poró picado
- 1 bouquet garni (maço de salsa, tomilho, alho poró, salsão e louro)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200 g de caldo de frango pronto
- Farinha de rosca ou migalhas de pão
Modo de preparo
Deixe o feijão de molho por 12 horas. Cozinhe-o com as cenouras inteiras, a cebola com cravo, 3 dentes de alho e o bouquet garni, por 1 hora. Em uma panela grande, frite o toucinho, em fogo baixo, até que fique crocante e solte bastante gordura. Retire da panela e reserve. Na gordura que sobrou na panela, frite a linguiça, retire e reserve. Tempere o lombo com sal e pimenta e frite ainda na mesma gordura da panela (se necessário, acrescente um pouco de óleo). Retire e reserve. Acrescente a cenoura e a cebola picadas, o salsão, o alho poró e os 3 dentes de alho restantes à panela, e deixe dourar um pouco. Acrescente o vinho branco e o caldo, e deixe reduzir um pouco. Acrescente os tomates e as carnes reservadas e cozinhe por 1 hora e meia (ou até que as carnes fiquem macias). Em uma panela que possa ir ao forno, alterne camadas de feijão, o caldo do cozimento das carnes e as carnes. Salpique a farinha de rosca e leve ao forno por 1 hora. Sirva bem quente.
Harmoniza com: vinho tinto Château Saint Eutrope Rouge. Um tinto sensual, fácil de beber e em conta da mesma região da receita, Languedoc-Roussillon.