Receita: Bife Wellington
Uma boa opção para surpreender – talvez em um jantar especial – o Bife Wellington é uma das receitas mais antigas do mundo. De origem inglesa, o prato consiste em uma massa folhada que envolve carne e cogumelos. Além de harmonizar com vinho, a receita vai bem com batatas gratinadas ou legumes ao vapor.
Rendimento: 4 pessoas | Tempo de Preparo: 2 h e 30 min | Nível de Dificuldade: Difícil
Ingredientes
- 300 g de presunto parma fatiado
- 300 g de cogumelo Paris
- 500 g de filé mignon
- 1 gema
- Mostarda dijon a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Cebola a gosto
- Alho a gosto
- Sal a gosto
- Massa folhada
Modo de preparo
Tempere a carne com o sal e a pimenta. Em seguida, aqueça uma frigideira (deixe aquecer por 4-5 minutos, ela deve estar bem quente) untada com um fio de óleo e sele a peça de carne aproximadamente 1-2 minutos de cada lado, de forma que ela fique suculenta por dentro. Cubra com a mostarda dijon e reserve.
Processe os cogumelos junto com a cebola e o alho, depois refogue até o cogumelo secar. Em uma bancada, abra um filme plástico e cubra com o presunto. Coloque o creme de cogumelos em cima do presunto e depois adicione também a carne. Enrole bem e reserve. A dica para esta etapa é que o presunto deve segurar o creme e a carne com a sua consistência. Para otimizar o tempo, pré- aqueça o forno a 200º C antes de iniciar o próximo passo.
Abra um filme plástico novamente na bancada, cubra o filme com a massa folhada e enrole o bolo feito com a carne na massa. Misture a gema com um pouco de água e pincele a massa, para deixar bem douradinha. Asse durante 30 minutos, mas lembre de girar a forma em 15 minutos para que o cozimento seja por igual no prato inteiro. Assim que a massa estiver crocante e dourada, o bife estará pronto.
Harmonização: o vinho Marquis de Bordeaux Rouge é perfeito para acompanhar assados e carnes grelhadas, assim como, queijos gordos e maduros.

O tradicional prato inglês Bife Wellington.