Ceia Natalina: como combinar vinhos com os pratos de final de ano

Escolhemos diversas opções de vinhos para acompanhar todos os estilos de pratos da ceia de Natal e Ano Novo.

Entradas: frutas da estação, castanhas e nuts

para começar a esquentar a véspera de Natal e, de quebra, ainda harmonizar perfeitamente bem com as entradinhas que preparamos para a grande ceia, nossa indicação é um espumante.

Os vinhos com borbulhas são sempre os primeiros a serem lembrados para as celebrações. Este espumante brasileiro mantém o frescor das notas cítricas ao lado dos aromas de mel, damascos e amêndoas.

Encontre o Victoria Geisse aqui.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Reserva 750 mL

Peru Assado / Chester®

Ave com rosé? Isso mesmo! Tanto o peru de Natal quanto o Chester® possuem uma carne sutil e delicada. Por conta da acidez do rosé e do vinho não ter taninos, se tornam a combinação perfeita para esses pratos. Aromas de framboesa e amora podem tornar a harmonização interessante também para a farofa, que acompanha as aves ou recheia o peru, já que costuma trazer ingredientes tropicais aqui no Brasil, como frutas e uvas passa.

Vinho Rosé San Marzano Tramari Primitivo Salento IGP

Os tons de salmão fazem com que este rosé se destaque na prateleira – embora tenha se originado na Puglia, sua cor tem a mesma delicadeza de muitos rosés da Provença, principal região do mundo para os vinhos rosé. Mas se no aspecto visual parece enganar os sentidos, no nariz e na boca mostra a personalidade da região no sul da Itália e de sua principal uva, a Primitivo. Basta aproximar o vinho do nariz para sentir frutas silvestres maduras saltarem da taça – com destaque para os morangos, cerejas e framboesas -, aromas estes que são coroados pelas notas de mamão com creme de cassis, que se abrem depois de um tempo de aeração.

Encontre o Tramari aqui.

Vinho Rosé San Marzano Tramari Primitivo Salento IGP 2017 750 mL

Outra opção de vinho para harmonizar com as aves é um vinho branco! Os vinhos da uva Soave (não confundir com vinhos suaves) têm acidez de média para alta, mas corpo médio, ótimas características para carnes mais leve como as do frango assado.

Vinho Branco Corte Giara Soave DOC

É comum confundir os vinhos da Denominação de Origem italiana Soave com os vinhos “suaves”. Mas os vinhos de Soave em nada se relacionam com o estilo de vinhos adocicados que normalmente utilizam uvas de mesa para a sua produção. Eles são feitos a partir da variedade vinífera chamada Garganega – neste caso, com 20% de Chardonnay para compor o corte -, uma uva branca conhecida por seus vinhos perfumados com aromas de flores, pêssegos e toques vegetais.

Encontre o Corte Giara Soave aqui.

Vinho Branco Corte Giara Soave DOC 2017 750 mL

Leitão / Tender ou Pernil de Natal

Para os pratos à base de carne suína, como o Tender ou o pernil de Natal, a equipe Grand Cru escolheu um espumante, o Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva. Por conta da alta acidez que o Victoria Geisse tem, o espumante é capaz de equilibrar a gordura do leitão, limpando a boca entre uma garfada e outra e preparando o paladar para o próximo prato.

Inclusive, uma sugestão que nosso time de sommeliers indica de carne suína para a ceia que fuja um pouco do tradicional é a porchetta alla romana.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva 36 meses

No Victoria Geisse Gran Reserva podemos notar mais intensamente as notas aromáticas da segunda fermentação em garrafa, o chamado método tradicional, mesmo utilizado em Champagne, como manteiga, brioche e amêndoas. Ainda assim, o espumante não perdeu as notas de frutas brancas e cítricas, como maçã verde, pera e limão, além dos aromas de flores.

Encontre o Victoria Gran Reserva aqui.

Espumante Victoria Geisse Extra Brut Vintage Gran Reserva 750 mL

Já para quem prefere os vinhos tintos, nossa indicação é o Vinho Tinto Marqués de Cáceres Reserva.

Vinho Tinto  Marqués de Cáceres Reserva

Esse vinho espanhol da região de Rioja exala aromas de frutas negras com notas tostadas, madeira nobre e especiarias doces. Em boca é gostoso e envolvente, com uma textura densa e de ótima complexidade.

Conheça o Marqués de Cáceres Reserva aqui.

Vinho Tinto Marqués de Cáceres Reserva 2014

Vinho Tinto Marqués de Cáceres Reserva 2014

Arroz de Bacalhau

Para as famílias com tradições mais portuguesas e que não abrem mão de pelo menos um prato na ceia de Natal ou Ano Novo com o tradicional bacalhau, nossa sugestão é preparar um arroz festivo. Isso porque as outras preparações do bacalhau costumam levar ovos, pimentões azeitonas, muito azeite e até creme de leite, um desafio para as combinações com vinhos tintos e espumantes.

Ainda sim prefere os preparos do bacalhau à lagareiro, à portuguesa, à Bras ou com natas para a ceia? Ficam perfeito acompanhado de um vinho branco da inusitada da uva Chardonnay.

Vinho Branco Zuccardi Q Chardonnay

O que “Q” que dá nome ao rótulo vem de qualidade. Não à toa: foi a primeira linha de alta gama lançada pela vinícola Zuccardi Wines. O Chardonnay foi originado de vinhedos da Zuccardi de solo vulcânico e ricos em calcário. Um Chardonnay de cor clara, com perfume floral e de frutas brancas, com boa acidez e cremosidade.

Conheça aqui o Zuccardi Q Chardonnay.

Vinho Branco Zuccardi Q Chardonnay 2018

Mas, se você é amante da boa e velha tradição do vinho tinto, podemos seguirmos a máxima “vinho local com comida local” e indicar um vinho português.

Vinho Tinto Churchill’s Meio Queijo Douro Tinto

Este vinho tinto do Douro tem aroma de frutas negras confitadas, baunilha e um toque de especiarias. Seus taninos são equilibrados por uma acidez deliciosa, que limpa a boca e a faz pedir por mais um gole.

Encontre aqui o Meio Queijo.

Vinho Tinto Churchills Meio Queijo Douro Tinto 2013 750 mL

Acompanhamentos da ceia

Os vinhos citados acima para acompanhar as carnes também harmonizam muito bem com os acompanhamentos da ceia, como farofa, maionese e salpicão.

Outras sugestões de acompanhamentos que fogem um pouco da ceia brasileira tradicional são as saladas leves, vegetais ao forno ou grelhados e entradas como as bruschettas, além do arroz de jasmim.

Sobremesas: Gingerbread

O famoso biscoito de especiarias, tradicional tanto na Europa como nos Estados Unidos, harmoniza perfeitamente bem com um vinho do Porto branco com notas de especiarias.

Vinho do Porto Branco Churchill’s Dry White 10 anos

Depois ser vinificado, este Porto Branco passou 10 anos repousando na vinícola – se preparando para chegar à nossa mesa. A idade é algo que logo se nota pela cor dourada vibrante que assume a taça. É para ser apreciado a qualquer hora, em qualquer época do ano. Tem notas de noz moscada ralada, eucalipto e um leve toque de especiarias como pimenta branca. Um delicioso aperitivo, para ser servido por si só antes ou depois da refeição. Acompanha muito bem também, azeitonas, peixes defumados ou biscoitos com queijo.

Encontre o Vinho do Porto Branco aqui.

Vinho do Porto Branco Churchill’s Dry White 10 anos 500 mL

Rabanada

A rabanada é um pão embebido em vinho e frito, finalizado com açúcar e canela, uma receita típica portuguesa. Ingredientes como ovo, açúcar, canela e óleo nos pedem para harmonizar o doce com um vinho de sobremesa, como os de colheita tardia.

Vinho Branco de Sobremesa Vistamar Late Harvest

Mesmo quem não gosta de bebida doce não resiste a um vinho como este e sabe porquê? Ele tem aromas de flores brancas, pêssegos, damascos e marmelo. Em boca é suculento e cremoso. Os sabores de frutas secas, como figos e damascos, prevalecem e se integram a uma acidez natural perfeitamente balanceada. Deu para imaginar o quão delicioso é este vinho? Ele é perfeito para ser servido como sobremesa e para acompanhá-las também.

Encontre o vinho de sobremesa da Vistamar aqui.

Vinho Branco de Sobremesa Vistamar Late Harvest 2013 375 mL

Panetone com frutas cristalizadas

Espumante Acquesi Asti DOCG

Vinho espumante de sobremesa Icônico da Itália, o Asti costuma ser consumido nas festas de Natal com Panettone ou Pandoro.

Encontre o Asti aqui.

Espumante Acquesi Asti DOCG

Mil folhas de frutas vermelhas

Espumante Acquesi Brachetto Piemonte DOC

Vinho espumante de sobremesa o Brachetto costuma ser consumido seja nas festas de Natal como para refrescar durante os dias de calor do verão Italiano. Perfeito com Millefoglie, ou mil folhas de frutas vermelhas nacional.

Encontre o espumante Brachetto aqui.

Espumante Acquesi Brachetto Piemonte DOC

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Vinhos para presentear: uma seleção de 5 rótulos que impressionam

Continue lendo

Borbulhas para o final do ano: 5 espumantes feitos para celebrar!

Continue lendo

Receita: Porchetta alla romana para as ceias de final de ano

Continue lendo