As 7 adegas mais inspiradoras do mundo, por Giovanna Ferraz Borges

Publicado em 21/08/2017

Apreciar um bom vinho já é um prazer imenso, não é mesmo? No entanto, quando a atmosfera inspira e transborda originalidade, o prazer vira arte. Apresentar uma adega bonita em um espaço muda tudo – as pessoas se sentem mais confiantes, além de trazer elegância e estilo ao ambiente.

Na matéria de hoje, nós selecionamos 7 adegas que são verdadeiras inspirações. No fim da leitura, vai ser difícil decidir qual delas escolher visitar – e por que não todas?

Por Giovanna Ferraz Borges

1. The Ellerman House, Cape Town, África do Sul 

Já imaginou se hospedar em um hotel conhecido como “hotel de vinhos”?  Esse é o caso do The Ellerman House, na cidade de Cape Town. A adega do hotel possui nada mais, nada menos do que 7500 rótulos sul-africanos. E não é só isso que chama atenção: a disposição de parte das garrafas fica em uma escultura de carbono em forma de saca-rolhas no meio do hotel. A originalidade aproxima os exclusivos hóspedes, já que o hotel possui apenas 17 quartos bem reservados e de frente para o mar.

Conheça: www.ellerman.co.za

2. Bern’s Steakhouse, Tampa, Flórida

O restaurante é a prova de que o estado da Flórida, no sul dos Estados Unidos, é muito mais do que compras e parques de diversões. É na cidade de Tampa onde você encontrará a segunda maior coleção de vinhos do mundo. A churrascaria foi fundada em 1956 e possui mais de 500 mil rótulos de vinho! Recentemente, a equipe encontrou em sua coleção um Chateau Latour, de 1947, avaliado em 30 mil dólares. O estabelecimento recebe amantes de boas carnes e vinhos e muitas personalidades, como o ex-presidente George Bush.

Conheça: www.bernssteakhouse.com

‪Ahhh. Now that's a #WineWednesday. 🍷 #bernsway #wehaveafewbottles 📸: @gayotguide ‬

A post shared by Bern's Steak House (@bernssteakhouse) on

3. Angel’s Wine Tower Bar, Londres, Inglaterra 

Pertinho do aeroporto de Stansted, em Londres, o hotel Radisson Blu traz o Angel’s Wine Tower Bar, uma experiência que mistura arte e vinho. A adega é uma torre com quase 14 metros de altura que possui cerca de 4 mil rótulos dispostos em sua estrutura. O que mais chama atenção é a maneira com que o vinho é retirado: acrobatas fantasiadas, seguradas em cordas, fazem uma apresentação nova a cada garrafa pedida.

Conheça: www.radissonblu.com

4. Restaurant Tour d’Argent, Paris, França 

O Tour d’Argent é o restaurante com a maior carta de vinhos da França. Localizado em Paris, o estabelecimento convida os clientes a chegarem horas antes da reserva para terem uma boa leitura da carta de vinhos e, assim, fazer uma boa escolha na hora do jantar. Vale dizer que o cardápio pesa 9 quilos!!! O restaurante é especialista em vinhos antigos, sendo o mais novo da lista de 2003. Como funciona o estoque? O sommelier compra os vinhos jovens e os armazena até, para ele, serem considerados perfeitos para beber.

Conheça: www.tourdargent.com

5. Jade on 36, Xangai, China

Localizado no 36º andar do hotel Pudong Shangri-la, o restaurante conquista pela sua vista panorâmica da cidade e a sua adega. A arquitetura da adega nos remete aos antigos containers que armazenam arroz com um toque de modernidade e classicismo. O seu interior é todo revestido em cobre e as luzes vermelhas destacam a cor do vinho. Ao total, são mais de 2 mil garrafas disponíveis para combinar com a culinária francesa com toques da gastronomia chinesa.

Conheça: www.shangri-la.com

Wine Gallery #jadeon36

A post shared by Tihany Design (@tihanydesign) on

6. Château Neercanne, Maastricht, Holanda 

O restaurante Château Neercanne, no vale Jekerdal, na fronteira entre a Bélgica e a Holanda parece um castelo. Os seus jardins são perfeitamente desenhados e fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. O local não é apenas famoso pela sua arquitetura, mas também por sua adega, erguida há três séculos. As garrafas ficam expostas em buracos nas paredes de pedra do restaurante e a iluminação feita à moda antiga com candelabros e velas. Curiosidade: membros da família real holandesa assinaram seus nomes nas paredes do salão em locais estratégicos.

Conheça: www.oostwegelcollection.nl

7. Aureole, La Vegas, Estados Unidos

Claro que Las Vegas estaria em nossa lista. O restaurante Aureole, dentro do hotel Mandalay Bay Resort & Casino, possui a adega mais alta do mundo! Ao entrar no restaurante, os clientes passam por uma passarela e uma escada ao redor da torre, podendo observar cada detalhe da estrutura de 64 metros quadrados. A diversão fica por conta dos “anjos do vinho” que transformam o jantar em um espetáculo ao escalarem o interior da adega para procurar um rótulo. O total de garrafas? Cerca de 16 mil!

Conheça: www.mandalaybay.com

 

Apaixonada por viajar, a jornalista Giovanna Ferraz Borges é uma verdadeira colecionadora de carimbos em seu passaporte. Depois de viver em São Paulo, Londres e em Lyon, escolheu Montreal como a sua segunda cidade – mas faz questão de dizer que o mundo é o seu lar. Aqui, na Revista Digital da Grand Cru, assina a coluna Aperte os Cintos, com as melhores dicas de turismo!

Esta matéria fala sobre: Aperte os cintos

Matérias relacionadas:

5 hotéis com lareira para aproveitar o inverno no Brasil, por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

Guia prático de como se virar em um restaurante na Itália sem falar italiano - Parte I, por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

O que é, afinal, carne de caça?, por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

7 motivos para você amar o inverno (com vinho!), por Vinho do Bom

Continue lendo

5 bares de hotel para tomar um drinque (ou dois!), por Paola Perroti

Continue lendo

O primeiro vinho com 100 pontos do Chile, por Didú Russo

Continue lendo