3 restaurantes orgânicos para conhecer em São Paulo, por Paola Perroti

Publicado em 21/07/2017

Descubra três endereços em São Paulo que utilizam ingredientes orgânicos em seu prato – e são deliciosos!

Por Paola Perroti

Existem muitas definições para a expressão “comer bem”, alguns entendem por comer até ficar satisfeito, outros por comer algo da altíssima gastronomia em um restaurante com três estrelas Michelin. Há também quem acredite que comer bem está associado a uma alimentação saudável.

Já deu para perceber que esse é um conceito abstrato e que cada um pode ter sua definição particular do que é “comer bem”. A minha está relacionada a comer aquilo que faz com que você se sinta bem, sem paranoias, sem dietas malucas e sem culpa! Não sou fanática por este ou aquele estilo de alimentação, mas não podemos negar que é importante prestar atenção nos sinais que seu corpo dá quando você come algo – por mais delicioso que seja -, talvez você e seu prato não se entendam bem depois.

Enquanto muitos falam que alimentos orgânicos “voltaram à moda”, gosto de dizer que eles nunca saíram de moda, só estão expandindo seus domínios. Percebi no primeiro semestre desse ano surgiu uma gama de novos restaurantes que prezam por utilizar este tipo de produto, também abriram novas lojas e feiras especializadas e mais marcas orgânicas apareceram nas prateleiras do mercado.

Acredito que esse movimento é um sinal de que mais pessoas se sentem bem incluindo alimentos orgânicos em seus pratos, já que estes não possuem a mesma quantidade de agrotóxicos e outros tipos de químicos em comparação aos alimentos que estamos mais acostumados a consumir. Sendo assim, na coluna desta semana, faço o convite para que você conheça três restaurantes orgânicos em São Paulo. Depois me diga se sentiu diferença!

Le Manjue

Já consagrado na cidade, foi um dos primeiros restaurantes orgânicos a abrir em um bairro nobre de São Paulo. Com o chef Renato Caleffi à frente da cozinha, pode-se esperar não só uma cozinha orgânica, mas também funcional no Le Manjue. Boa parte dos vegetais utilizados vem de uma horta própria e o ponto alto da casa está nos almoço durante a semana, quando é servido um generoso bufê de saladas, vegetais, grãos e massas.

Serviço:
Endereço: Rua Domingos Fernandes, 608, Vila Nova Conceição – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3034 0631
Preço: $$$ | Taxa de rolha: R$ 60,00

Arturito

A chef Paola Carosella não deixou o sucesso mudar sua filosofia, na vida e na cozinha, ela prega a necessidade de voltar-se para um estilo de vida mais saudável e sustentável. Um grande forno a lenha é o palco de uma cozinha que preza por insumo orgânicos e sazonais. No ambiente amplo, com iluminação natural durante o dia, você pode provar o cardápio despretensioso da chef.

Serviço
Rua Arthur de Azevedo, 542, Pinheiros – São Paulo, SP.
Tel.: (11) 3063-4951.
Preço: $$$$ | Taxa de rolha: grátis

Enoteca Saint Vinsaint

O pequeno restaurante na Vila Nova Conceição é uma verdadeira viagem de sentidos. A começar pela decoração almodovariana, que parece um pequeno bistrot escondido em uma viela europeia. No cardápio, alimentos sazonais, orgânicos, sem hormônios nem sofrimentos animal, escolhidos a dedo pela chef Lis Cereja. Não saia sem passear pela carta de vinhos, com rótulos orgânicos, naturais e biodinâmicos.

Serviço
Rua Professor Atílio Innocenti, 811, Vila Nova Conceição – São Paulo, SP.
Tel.: (11) 3846-0384
Preço: $$$ | Taxa de rolha: grátis

 

A jornalista Paola Perroti, Redatora-Chefe da Revista Gosto, se apaixonou pelo universo do vinho e da gastronomia e decidiu mergulhar a fundo na boa mesa. Com certificado da Wine & Spirits Education Trust (WSET) nível II, assina a coluna Onde Tomar uma Taça no blog da Grand Cru, onde indica os seus restaurantes favoritos.

Esta matéria fala sobre: Onde tomar uma taça

Matérias relacionadas:

Vinhos orgânicos, naturais e biodinâmicos: o que são, quais as diferenças entre eles e como encontrá-los

Continue lendo

5 lugares que servem brunch em SP e no RJ, por Paola Perroti

Continue lendo

3 lugares para comer (e se aquecer) no inverno em São Paulo, por Paola Perroti

Continue lendo

5 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin para visitar, por Paola Perroti

Continue lendo

5 pratos brasileiros para se aquecer neste inverno - e onde desfrutá-los, por Paola Perroti

Continue lendo

5 restaurantes para se aventurar na gastronomia do Sudeste Asiático em São Paulo, por Paola Perroti

Continue lendo