Vinhos para o outono: como escolher o rótulo perfeito para a meia estação?

Enquanto o verão pede vinhos mais frutados, ácidos e refrescantes, o inverno pede vinhos tintos mais intensos para acompanhar um pratos mais pesados e encorpados. E o outono? Como encontrar os vinhos prefeitos para harmonizar com a meia estação? Confira as indicações dos nossos Sommeliers e prepare a adega com os melhores rótulos para o outono!

Com o equinócio de outono, os dias vão ficando mais curtos e as noites mais longas. Nos vinhedos do hemisfério sul, é época de finalizar a colheita que iniciou-se na primavera.  As parreiras começam a perder as folhas e se preparam para hibernar no inverno, para depois começar novamente o ciclo de nascimento das uvas.

Durante o dia, as temperaturas ainda podem ser se manter razoavelmente altas, mas depois do pôr-do-sol, um friozinho típico da estação toma a maior parte das cidades brasileiras. Perfeito para uma taça de vinho, não é mesmo? Mas como escolher o rótulo perfeito para a meia estação?

1ª dica: procure por vinhos com um pouco mais de corpo

A primeira dica é procurar vinhos um pouco mais encorpados, como os tintos de médio corpo. As uvas Cabernet Sauvignon, Carménère, Merlot, a Garnacha, a Syrah e os vinhos do Rhône são a pedida certa, pois além de mais corpo, também são suaves e geram vinhos macios, com taninos equilibrados para os pratos da estação.

Os brancos não ficam de fora, basta optar pelos rótulo com  um caráter mais maduro e passagem por madeira. Os vinhos com mais corpo são mais quentes, possuem mais calor, ideais para o friozinho que se aproxima.

Vinho Tinto Leyda Merlot Reserva 2015 750 mL

Vinho Branco Escorihuela Familia Gascón Chardonnay 2015 750 mL

Vinho Branco Escorihuela Familia Gascón Chardonnay 2015 750 mL

2ª dica: fique de olho do cardápio de pratos de outono

O segundo ponto que demanda a nossa atenção são os pratos que serão acompanhados do vinho. Com as temperaturas caindo, o nosso corpo naturalmente pede por alimentos mais pesados e nutritivos, dando adeus aos pratos leves e às saladas de verão.

Os ingredientes típicos dessa época do ano são a abóbora, a abobrinha, a mandioca, a batata-doce, a berinjela, o quiabo e, claro, o pinhão!

A abóbora fresca da estação é perfeita para preparar o famoso camarão na moranga. Para acompanhar esse prato, escolha um rosé mais encorpado, como os rosés portugueses, ou um riesling.

Vinho Branco Fritz Haag Riesling Trocken 2014 750 mL

Abobrinha recheada com carne moída é outra excelente opção para o outono. Uma prato assado, leve, que pode ser feito para entrada ou como entrada. Para harmonizar, um Carménère chileno com notas herbáceas.

A mandioca pode ser usada para preparar um nhoque diferente, substituindo a batata, e acompanhado de um maravilhoso molho de tomate caseiro e um vinho da região italiana da Toscana, como o Tinto Talenti Zirlo Toscana, ou pode ser cozida junto com uma carne de panela.

Vinho Tinto Talenti Zirlo Toscana IGT 2014 750 mL

As noites de queijos e vinhos voltam a ser perfeitas para reunir os amigos em casa. A dica de ouro é escolher vinhos que tenham corpo e sabor intenso compatíveis com a intensidade do sabor do queijo, e taninos que equilibrem a gordura dos tipos escolhidos.

Se você quiser saber mais sobre harmonização de queijos e vinhos, não deixe de conferir o nosso guia completo.

E a pizza? Não esquecemos dela!

3ª dica: procure vinhos com intensidade de sabor e aroma

Vinhos macios e fáceis de beber são a escolha certa. Ainda mais para quem quer bebê-lo aperitivo, ou seja, sem necessariamente estarem acompanhados de comida. Procure especialmente por vinhos aromáticos, como os com aromas de frutas maduras e especiarias. Notas de madeira e chocolate também trazem uma experiência sensorial incrível!

Os vinhos do sul do Rhône são perfeitos para harmonizar com uma noite de outono. Eles preenchem todos os requisitos para a meia estação: têm aromas de frutas e especiarias, corpo médio, acidez e álcool bem integrados. Este é extremamente agradável e combina muito bem com uma tábua de queijos e embutidos ou com um steak au poivre.

Vinho Tinto Delas Frères Côtes du Ventoux 2014 750 mL

E você, quais são os pratos que mais gosta de degustar durante o outono? Compartilhe nos comentários o seu menu que ajudaremos com a pensar a harmonização!


Por Marina Leal

Esta matéria fala sobre:

Matérias relacionadas:

Organizando um piquenique com vinho perfeito para a sua tarde de verão!

Continue lendo

Guia de harmonização para uma noite de queijos e vinhos

Continue lendo

5 vinhos a partir de R$48 para quem quer conhecer o Velho Mundo, por Moisés Lacerda

Continue lendo