Receita: Queijo Brie empanado

Publicado em 14/01/2016

Queijos e vinhos formam incríveis combinações e oferecem diversas possibilidades de harmonização, e são escolhas ideais para um descontraído encontro entre amigos. Confira esta receita para inovar a tão tradicional harmonização.

Rendimento: 4 pessoas | Tempo de preparo: 20 minutos | Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 queijo brie (aproximadamente 140 g)
  • 1 ovo
  • 1/2 xícara de chá de farinha de rosca para empanar
  • 2 xícaras e meia de azeite de oliva
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Retire o queijo brie da embalagem, parta em 4 partes iguais e reserve (caso o queijo venha em um pedaço redondo, corte em triângulos). Coloque o azeite em uma frigideira e esquente por 5 minutos, sem deixar esfriar durante o preparo. Em uma tigela coloque o ovo, a pimenta e o sal. Bata até formar uma mistura homogênea. Coloque a farinha de rosca em um prato raso. Passe os pedaços de queijo no ovo batido e depois na farinha, empanando-os. Frite por 8 minutos as porções, ou até que os dois lados dourem. Retire do fogo, seque o queijo apoiando os pedaços sobre um papel toalha. Sirva em seguida.

Harmoniza com: nos queijos semi moles, como é o caso do brie, há um toque de dulçor no paladar, o que faz com que eles casem muito bem com vinhos brancos aromáticos, como os Riesling. Mas para quem aprecia uma dose de tanino, a escolha fica entre os tintos leves, como os Pinot Noir ou Dolcetto.

Queijo brie empanado e frito.

Esta matéria fala sobre: Queijos

Matérias relacionadas:

Guia de harmonização para uma noite de queijos e vinhos

Continue lendo

9 tendências do mundo do vinho para 2017

Continue lendo

Receita: Queijo Brie assado com cebolas caramelizadas e bacon

Continue lendo