Receita: Orecchiette con cime di rapa, um prato típico da Puglia

Publicado em 05/04/2017

Um prato típico da região da Puglia, o orecchiette con cime di rapa (ou orecchiette com folhas de nabo) é de tradição camponesa local. E a dica do nosso Sommelier Massimo Leocini para tornar o prato ainda mais típico são as anchovas refogadas!

Ingredientes

  • 200g de macarrão tipo “orecchiette”
  • 1 maço de folhas de nabo
  • 4 anchovas em conserva (sem espinhas)
  • 1 dente de alho
  • azeite de oliva extra-virgem
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • queijos de cabra ralado à gosto

Modo de preparo

Em uma panela média, ferva cerca de 1,5l de água. Descarte as folhas de nabo duras, deixando somente as mais tenras. Lave-as, mergulhe-as na água fervente e adicione um pouco de sal. Cozinhe as folhas por 5 minutos e então adicione as orecchiette. Deixe cozinhar até que a massa fique al dente.

Enquanto isso, em uma frigideira grande, refogue as anchovas com o alho (amassado ou picado) por dois minutos ou até que elas derretam. Reserve.

Conserve uma concha da água de cozimento e escorra a massa com as folhas de nabo. Junte-as às anchovas refogadas, adicione a água de cozimento e cozinhe por mais um minuto. Regue com um pouco mais de azeite de oliva e finalize com a pimenta do reino. Para finalizar, queijo pecorino ralado por cima!

Se você for substituir as folhas de nabo por brócolis ou espinafre, o mocho béchamel é um ótima sugestão para acompanhar o prato!

Harmonização: um vinho feito com a tradicional uva da região da italiana da Puglia, a Primitivo, como o vinho tinto San Marzano Naca Primitivo IGP Puglia, um rótulo orgânico mais delicado e fino do que costumam ser os rústicos vinhos da região.

 

Esta matéria fala sobre: Massas Prato principal

Matérias relacionadas:

Sicília: descubra porque os vinhos da ilha italiana estão na moda

Continue lendo

Receita: Bracciola à la pugliese, o bife à role da Puglia

Continue lendo