Receita: Doce de abóbora de corte, por Delicious by Mari

Publicado em 13/06/2017

Aprenda a fazer o típico doce de abóbora de corte das festas juninas brasileiras. Por Delicious by Mari.

Ingredientes

1 kg de abóbora
1 kg de açúcar
3 canelas em pau
cravos da índia a gosto
1 xícara de água
suco de 1 limão

Modo de preparo

Vamos a parte mais fácil primeiro. Coloque a abóbora cortada em cubos em uma panela junto com a canela, o cravo e a água. Leve ao fogo médio para cozinhar (se precisar pode colocar mais água, mas ela deverá secar na panela). Quando estiver macia, retire os cravos e a canela e amasse a abóbora com um garfo ou no processador. Retorne a abóbora para panela e junte o açúcar e o suco de limão. Nessa etapa, é normal que a abóbora solte muita água. Deixe que a água seque, mexendo de vez em quando apenas para não grudar.

Assim que o doce começar a ficar encorpado, comece a mexer com a colher de pau sem parar, para não grudar. É normal que a mistura borbulhe e respingue por causa do açúcar. O ponto correto é um pouco acima do brigadeiro de enrolar, quando o doce estiver firme e as borbulhas começarem a caramelizar. Em seguida, vire a panela em um tabuleiro untado com manteiga. Se o doce de abóbora estiver no ponto certo, ele vai se soltar inteiramente do fundo da panela. Assim que ele assentar no tabuleiro, uma casquinha caramelizada vai se formar na parte de cima do doce.

Deixe que o doce esfrie completamente e corte com um cortador de médio para grande.  Deixe virado o lado que estava para baixo para cristalizar.

Dica para cortar o doce: quando o cortador começar a ficar grudado com o açúcar, lave e molhe as pontas dos dedos para facilitar o manuseio.  Essa receita rende uma média de 50 porções do doce de abóbora.

O doce de abóbora cortado em formato de coração é típico das festas juninas brasileiras. Crédito: Marianne Mallemont.

Esta matéria fala sobre: Sobremesa

Matérias relacionadas:

Vinhos de Sobremesa: a porta de entrada para o Mundo dos Vinhos

Continue lendo

Receita: Creme de abóbora com carne seca

Continue lendo

6 receitas para o inverno - com dicas incríveis de harmonização com vinho!

Continue lendo