Receita: Bolinho de Bacalhau, por Bru Calderon

O mais tradicional aperitivo português ganhou o cardápio de bares e restaurantes de todo o Brasil. Nunca encontrou uma receita fácil de fazer? Confira aqui a receita elaborada por Bru Calderon para o blog da Grand Cru!

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau
  • 700 g de batata
  • 2 ovos
  • salsinha picada
  • óleo para fritar

Modo de preparo

Se você comprou bacalhau salgado, precisamos dessalgar – o que é simples de fazer, mas leva tempo. Coloque o bacalhau em um recipiente grande e cubra com água e cubos de gelo. Deixe na geladeira por 2 dias trocando a água e o gelo 2 vezes ao dia. Depois de dessalgá-lo, vamos para a receita.

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias. Esprema ou amasse com um garfo como se fosse fazer um purê. Reserve.

Coloque as postas de bacalhau em uma panela, cubra com água e deixe cozinhar em fogo brando até que esteja cozido. Não deve levar muito tempo, algo em torno de 20 minutos. Espere esfriar, coloque o bacalhau em um pano limpo e pressione bem com as mãos até que ele fique totalmente desfiado.

Em um recipiente, coloque o bacalhau, a batata, os ovos e a salsinha e misture tudo até virar uma massa homogênea. Faça bolinhos e leve para fritar. O ideal é controlar a temperatura, ela não deve estar muito baixa para não encharcar o bolinho de óleo e nem muito alta para fritar por fora e deixar cru por dentro. O ideal é que esteja a 160ºC. Se você não tiver termômetro, use o fogo médio de seu fogão.

Escorra os bolinhos em papel toalha e sirva com limão, azeite e um bom vinho!

Harmonização: o Adega Guimarães é um delicioso vinho verde que possui aromas de frutas brancas e frutas cítricas, sendo possível sentir tons de maça, pera, abacaxi e limão que preenchem por completo o paladar e acentuam a acidez na boca. É feito na região fria de Vinho Verde, no norte de Portugal e por isso recebe a influência direta do Atlântico. Refrescante e levemente frisante, o vinho é extremamente agradável, inebriante e perfeito para refeições leves como saladas, aperitivos e entradas, em especial que levam peixes, como o bolinho de bacalhau.

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

3 receitas maravilhosas de Happy Hour para harmonizar com vinho, por Bru Calderon

Continue lendo

10 receitas portuguesas tradicionais que você precisa conhecer

Continue lendo

Você sabia que o Vinho Verde pode ser branco, tinto ou rosé?

Continue lendo