Receita: Bacalhau à Lagareiro da Pier Trattoria

A tradição de comer o bacalhau na Páscoa se mantém forte até hoje nos países de língua portuguesa. Ele era considerado uma comida “fria” e seu consumo era incentivado nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo europeu e há muitos anos também faz parte da nossa tradição pascal.

Entre os mais diversos modos de preparo, o bacalhau à lagareiro é um dos pratos mais venerados em Portugal. Mas por que à lagareiro? Antigamente o bacalhau era salgado e preparado nos fornos de lagares (local onde se produz o azeite), consumido apenas com alho cru ou assado. Com a chegada dos navios portugueses chegaram as batatas, o que resultou numa união perfeita.

Ana Luiza Schiabel, da Pier Trattoria, tem em seu cardápio o Bacalhau à Lagareiro, um dos pratos mais pedidos no restaurante nesta época do ano, e explica: “para ser considerado um bacalhau à lagareiro, o prato deve ter como ingrediente predominante as batatas assadas, cozidas, coradas e depois amassadas com a cebola, o alho, e claro, tudo a “nadar” no azeite”.

Tempo de preparo: 40 minutos | Serve: 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 quilo de bacalhau dessalgado em postas (cada posta com média de 250 gramas)
  • 12 batatas médias
  • 2 cebolas
  • 2 tomates
  • 20 gramas de alho laminado
  • 80 gramas de pimentão vermelho frito
  • 40 gramas de azeitonas pretas
  • Azeite extra virgem
  • Salsa a gosto

Modo de preparo

Coloque as postas de bacalhau em uma chapa ou frigideira, deixando cada lado grelhar por dois ou três minutos antes de virar. Reserve. Cozinhe as batatas com casca por no máximo 10 minutos, escorra e leve ao forno para assar. Frite o alho laminado no azeite extra virgem com salsa a gosto. Frite o pimentão vermelho. Asse as cebolas e asse o tomate. Coloque as postas de bacalhau em uma travessa e regue com o alho laminado frito no azeite e salsa. Acrescente as batatas ao murro (dar um “murro” em cada uma delas para amassar levemente) e decore com o pimentão, o tomate, a cebola e a azeitona.

Harmonização: o Vinho Verde Adega Guimarães. Leve e refrescante, indicamos pratos como saladas e peixes para harmonizar.

Pier Trattoria
Endereço: Rua Caconde, 177, Jardins
Atendimento: Segunda a domingo, das 12h às 16h, de 19h até o último cliente.
Telefone: 11.3887-8788

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

"Vinho branco com peixes e frutos do mar: essa regra vale sempre?", por Daniel Perches

Continue lendo

Bacalhau e vinho português: aprenda 5 harmonizações tradicionais de Páscoa

Continue lendo

3 petiscos de praia harmonizados com vinhos, por Bru Calderon

Continue lendo