3 petiscos de praia harmonizados com vinhos, por Bru Calderon

Publicado em 15/01/2018

Com as altas temperaturas chegando, nada melhor que aproveitar uma praia para relaxar e recarregar as energias para o ano que se inicia. Mesmo se você não conseguiu tirar uma folguinha, eu tenho a solução perfeita: 3 petiscos de praia harmonizados com vinhos que vão refrescar o seu verão na beira do mar, ou no conforto do seu lar.

Porção de lula empanada

Há quem diga que é japonesa por conta do tradicional tempurá, mas a verdade é que a origem da famosa porção de lula empanada é desconhecida. O que sabemos é que o método à doré vem da França e significa empanar o alimento em farinha de trigo, ovo, farinha de rosca e fritá-lo em óleo bem quente, criando uma casquinha crocante e irresistível. Aprenda a fazer aqui.

Harmonização: um espumante como o Cava Reyes D’Aragon Brut Nature. Feito através do método tradicional, com uma segunda fermentação dentro da garrafa, este vinho é bem mais fino e complexo que os demais Cavas. Possui aromas de abacaxi, manga e frutas tropicais e também a surpreendente nota de amêndoas. É bastante equilibrado, possui uma coloração amarela pálida, bolhas pequenas e perlage persistente e acidez acentuada, combinando muito bem com pratos como mariscos à provençal e a nossa porção de lula empanada.

Casquinha de Siri

Encontrada nas regiões litorâneas em quiosques, bares, restaurantes e em qualquer lugar que tenha sombra e água fresca, a casquinha de siri é servida como aperitivo ou prato principal, é feita basicamente de um creme com a carne do siri e leva este nome pelo uso da carapaça do caranguejo como recipiente para servir o prato. Confira a receita completa.

Harmonização: um vinho rosé como o Château de berne Hommage Riviera. Com uma coloração salmão claro, esse rose possui aromas de frutas vermelhas como framboesa, morango e amora. É bastante fresco e tem um toque de notas minerais que dá um charme especial ao vinho. Com acidez acentuada, harmoniza muito bem com pratos de frutos do mar.

Dadinhos de Tapioca

Como inúmeras receitas famosas, os Dadinhos de Tapioca surgiram como um acidente na cozinha. Rodrigo Oliveira, Chef do Mocotó, estava experimentando algumas versões diferentes de bolinhos e quando estava quase jogando uma das massas fora por ter endurecido, pensou em cortar em cubinhos e pronto, acabou criando um dos aperitivos mais apreciados e famosos no país. Veja como preparar.

Harmonização: um vinho branco como o Leyda Sauvignon Blanc Reserva. Esse vinho é muito fresco e jovial, com toques de frutas cítricas, maças verdes e um caráter mineral. É intenso e tem um final persistente de grapefruit. Coloração amarelo esverdeada, notas de hortelã, maracujá, abacaxi e damasco no sabor e limão, tangerina e toranja no olfato, que trazem frescor para harmonizar com os dadinhos.

 

Advogada por formação, Bruna Calderon sempre gostou de cozinhar – e hoje se dedica a experimentar novas receitas, recriar pratos tradicionais e experimentar novos restaurantes em seu blog Bru Calderon. Aqui, assina a coluna sobre harmonização de vinhos da Grand Cru com as suas receitas autorais.

 

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Continue lendo

7 praias maravilhosas para curtir o Réveillon (com vinho!), por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

Sol, verão e mar: mil motivos para tomar vinho na temporada de praia!, por Vinho do Bom

Continue lendo