3 petiscos de praia harmonizados com vinhos, por Bru Calderon

Com as altas temperaturas chegando, nada melhor que aproveitar uma praia para relaxar e recarregar as energias para o ano que se inicia. Mesmo se você não conseguiu tirar uma folguinha, eu tenho a solução perfeita: 3 petiscos de praia harmonizados com vinhos que vão refrescar o seu verão na beira do mar, ou no conforto do seu lar.

Porção de lula empanada

Há quem diga que é japonesa por conta do tradicional tempurá, mas a verdade é que a origem da famosa porção de lula empanada é desconhecida. O que sabemos é que o método à doré vem da França e significa empanar o alimento em farinha de trigo, ovo, farinha de rosca e fritá-lo em óleo bem quente, criando uma casquinha crocante e irresistível. Aprenda a fazer aqui.

Harmonização: um vinho branco de corpo médio e boa acidez, como o Les Mignardises De Saint Eugene Blanc, que possui aromas de pêssego e lima da pérsia com leve toque salino.

Casquinha de Siri

Encontrada nas regiões litorâneas em quiosques, bares, restaurantes e em qualquer lugar que tenha sombra e água fresca, a casquinha de siri é servida como aperitivo ou prato principal, é feita basicamente de um creme com a carne do siri e leva este nome pelo uso da carapaça do caranguejo como recipiente para servir o prato. Confira a receita completa.

Harmonização: um vinho rosé como o M de Morandé Pinot Noir. Com aromas de framboesa, morango e toque floral, este vinho é fresco e cítrico, perfeito para acompanhar pratos leves.

Dadinhos de Tapioca

Como inúmeras receitas famosas, os Dadinhos de Tapioca surgiram como um acidente na cozinha. Rodrigo Oliveira, Chef do Mocotó, estava experimentando algumas versões diferentes de bolinhos e quando estava quase jogando uma das massas fora por ter endurecido, pensou em cortar em cubinhos e pronto, acabou criando um dos aperitivos mais apreciados e famosos no país. Veja como preparar.

Harmonização: um vinho branco como o Leyda Single Vineyard Kadun Sauvignon Gris. Encontramos neste vinho uma complexidade aromática envolvente: notas de gengibre, anis, pimenta branca, tomilho fresco e melão maduro. Em boca é sedoso, cremoso e muito fresco.

 

Advogada por formação, Bruna Calderon sempre gostou de cozinhar – e hoje se dedica a experimentar novas receitas, recriar pratos tradicionais e experimentar novos restaurantes em seu blog Bru Calderon. Aqui, assina a coluna sobre harmonização de vinhos da Grand Cru com as suas receitas autorais.

 

Esta matéria fala sobre: Peixe e frutos do mar

Matérias relacionadas:

Que vinhos levar para uma tarde na praia ou à beira da piscina?

Continue lendo

7 praias maravilhosas para curtir o Réveillon (com vinho!), por Giovanna Ferraz Borges

Continue lendo

Sol, verão e mar: mil motivos para tomar vinho na temporada de praia!, por Vinho do Bom

Continue lendo